Educação para a liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1141 |
Resumo: | Este trabalho pensa a educação como formação da vida humana para que esta seja realizada nas suas dimensões ética-política-estética-espiritual. Parte do princípio de que a educação tem como propósito primeiro formar uma vida que tenha sentido, isto é, uma vida capaz de formular valores significativos e suficientes para que o homem consiga responder para si as questões fundamentais sobre a razão ou as razões de viver. O objeto desta dissertação será a educação compreendida como processo de formação humana e existencial que permite ao homem realizar suas potencialidades naturais como indivíduo no âmbito de suas relações sociais. Portanto, diz respeito ao ser do homem no mundo e também à sua autocompreensão, que, sendo favorecida pela educação, se desenvolve e cresce de forma virtuosa. O objetivo será analisar a educação para a liberdade na obra Emílio ou da Educação que o filósofo moderno Jean-Jacques Rousseau publicou em 1762. Para alcançar este objetivo, irá refletir os elementos que expressam no Emílio o percurso de formação do homem para que este tenha uma vida realizada e plena de sentido e que por isso seja capaz de se dizer, em verdade, livre e feliz. No Emílio, Rousseau consignou os passos dessa educação ao dividir a obra em cinco livros, sendo que cada um deles corresponde a uma etapa fundamental da educação do homem. Portanto, este trabalho perguntará pelo sentido de uma educação voltada para a liberdade. No fundo, trata-se de perguntar pela formação do homem, tal como pensou Rousseau no Emílio, destacando, ao mesmo tempo, a pergunta pelos fins da liberdade humana. Tais análises serão realizadas considerando a perspectiva humanística, existencial e teísta, próprias do filósofo moderno. |
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Educação para a liberdade no Emílio de Jean-Jacques RousseauEducation for freedom in the Emilio of Jean-Jacques RousseauEducação - LiberdadeEducação - SentidoEducação - FelicidadeEducation - FreedomEducation - SenseEducation - HappinessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEste trabalho pensa a educação como formação da vida humana para que esta seja realizada nas suas dimensões ética-política-estética-espiritual. Parte do princípio de que a educação tem como propósito primeiro formar uma vida que tenha sentido, isto é, uma vida capaz de formular valores significativos e suficientes para que o homem consiga responder para si as questões fundamentais sobre a razão ou as razões de viver. O objeto desta dissertação será a educação compreendida como processo de formação humana e existencial que permite ao homem realizar suas potencialidades naturais como indivíduo no âmbito de suas relações sociais. Portanto, diz respeito ao ser do homem no mundo e também à sua autocompreensão, que, sendo favorecida pela educação, se desenvolve e cresce de forma virtuosa. O objetivo será analisar a educação para a liberdade na obra Emílio ou da Educação que o filósofo moderno Jean-Jacques Rousseau publicou em 1762. Para alcançar este objetivo, irá refletir os elementos que expressam no Emílio o percurso de formação do homem para que este tenha uma vida realizada e plena de sentido e que por isso seja capaz de se dizer, em verdade, livre e feliz. No Emílio, Rousseau consignou os passos dessa educação ao dividir a obra em cinco livros, sendo que cada um deles corresponde a uma etapa fundamental da educação do homem. Portanto, este trabalho perguntará pelo sentido de uma educação voltada para a liberdade. No fundo, trata-se de perguntar pela formação do homem, tal como pensou Rousseau no Emílio, destacando, ao mesmo tempo, a pergunta pelos fins da liberdade humana. Tais análises serão realizadas considerando a perspectiva humanística, existencial e teísta, próprias do filósofo moderno.This work considers education as the formation of human life so that it can be carried out in its ethical-political-aesthetic-spiritual dimensions. It starts from the principle that education has the purpose of forming a life that has meaning, that is, a life capable of formulating values and equations so that man can answer fundamental questions about reason or reasons for living. The object of this dissertation will be an integrated education as the human and natural formation that allows the man to understand in the scope of his social relations. Therefore, it concerns man's being in the world and also his self-understanding, which, being favored by education, develops and grows in a virtuous way. The objective will be to study education for freedom in the work Emile or on Education published by the modern philosopher Jean-Jacques Rousseau in 1762. In Emile, Rousseau consigned the steps of this education by dividing the work into five, each of which corresponds to a fundamental stage in the education of man. Therefore, this work will ask about the meaning of an education for freedom. Basically, it is about asking about the formation of man, as Rousseau thought in Emile, highlighting, at the same time, the question about human freedom. Such will be carried out considering the humanistic, existential and theistic perspective, typical of the modern philosopher.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Guimarães, Gedhttp://lattes.cnpq.br/0095963058716874Guimarães, Gedhttp://lattes.cnpq.br/0095963058716874Paiva, Wilson Alves dePinheiro, VeralúciaReis, João Paulo Alves dos2023-02-23T14:19:53Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS. Educação para a liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau. 2022. 96f. Dissertação(Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-02-23T14:19:53Zoai:tede2:tede/1141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-02-23T14:19:53Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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Este trabalho pensa a educação como formação da vida humana para que esta seja realizada nas suas dimensões ética-política-estética-espiritual. Parte do princípio de que a educação tem como propósito primeiro formar uma vida que tenha sentido, isto é, uma vida capaz de formular valores significativos e suficientes para que o homem consiga responder para si as questões fundamentais sobre a razão ou as razões de viver. O objeto desta dissertação será a educação compreendida como processo de formação humana e existencial que permite ao homem realizar suas potencialidades naturais como indivíduo no âmbito de suas relações sociais. Portanto, diz respeito ao ser do homem no mundo e também à sua autocompreensão, que, sendo favorecida pela educação, se desenvolve e cresce de forma virtuosa. O objetivo será analisar a educação para a liberdade na obra Emílio ou da Educação que o filósofo moderno Jean-Jacques Rousseau publicou em 1762. Para alcançar este objetivo, irá refletir os elementos que expressam no Emílio o percurso de formação do homem para que este tenha uma vida realizada e plena de sentido e que por isso seja capaz de se dizer, em verdade, livre e feliz. No Emílio, Rousseau consignou os passos dessa educação ao dividir a obra em cinco livros, sendo que cada um deles corresponde a uma etapa fundamental da educação do homem. Portanto, este trabalho perguntará pelo sentido de uma educação voltada para a liberdade. No fundo, trata-se de perguntar pela formação do homem, tal como pensou Rousseau no Emílio, destacando, ao mesmo tempo, a pergunta pelos fins da liberdade humana. Tais análises serão realizadas considerando a perspectiva humanística, existencial e teísta, próprias do filósofo moderno. |
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