Educação para a liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, João Paulo Alves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1141
Resumo: Este trabalho pensa a educação como formação da vida humana para que esta seja realizada nas suas dimensões ética-política-estética-espiritual. Parte do princípio de que a educação tem como propósito primeiro formar uma vida que tenha sentido, isto é, uma vida capaz de formular valores significativos e suficientes para que o homem consiga responder para si as questões fundamentais sobre a razão ou as razões de viver. O objeto desta dissertação será a educação compreendida como processo de formação humana e existencial que permite ao homem realizar suas potencialidades naturais como indivíduo no âmbito de suas relações sociais. Portanto, diz respeito ao ser do homem no mundo e também à sua autocompreensão, que, sendo favorecida pela educação, se desenvolve e cresce de forma virtuosa. O objetivo será analisar a educação para a liberdade na obra Emílio ou da Educação que o filósofo moderno Jean-Jacques Rousseau publicou em 1762. Para alcançar este objetivo, irá refletir os elementos que expressam no Emílio o percurso de formação do homem para que este tenha uma vida realizada e plena de sentido e que por isso seja capaz de se dizer, em verdade, livre e feliz. No Emílio, Rousseau consignou os passos dessa educação ao dividir a obra em cinco livros, sendo que cada um deles corresponde a uma etapa fundamental da educação do homem. Portanto, este trabalho perguntará pelo sentido de uma educação voltada para a liberdade. No fundo, trata-se de perguntar pela formação do homem, tal como pensou Rousseau no Emílio, destacando, ao mesmo tempo, a pergunta pelos fins da liberdade humana. Tais análises serão realizadas considerando a perspectiva humanística, existencial e teísta, próprias do filósofo moderno.
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