O Letramento digital na formação inicial do professor : a concepção dos professores formadores do curso de pedagogia UEG/Campus Inhumas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Gislene de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/925
Resumo: Esta pesquisa analisou a concepção dos professores formadores do curso de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas acerca do letramento digital e sua especificidade na formação inicial do pedagogo. Nessa perspectiva, a investigação procurou evidenciar se as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são usadas no curso de Pedagogia com vistas ao letramento digital. No contexto atual de nossa sociedade, torna-se quase impossível pensar em uma educação sem a presença das tecnologias, uma vez que as mudanças sociais submetem a educação a novas demandas. Com o acesso à internet e ao computador foi possível relacionar-se com um mundo de novas possibilidades. A comunicação mediada pela tecnologia digital passou a explorar essas possibilidades abertas pela internet. As tecnologias digitais introduziram novos modos de comunicação, como a criação e o uso de imagens, de sons, de animação e a combinação dessas modalidades. Essas novas formas de comunicação propiciaram o aparecimento de novos gêneros textuais, ou seja, gêneros digitais que emergem dos ambientes virtuais. Vivemos em meio a novas modalidades de práticas sociais de leitura e escrita que revelam ser imprescindível um novo letramento para além do impresso. É essencial, portanto, analisar a formação de professores no campo do letramento digital, visto serem eles importantes agentes nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo apresenta conceitos de letramento digital ressaltando sua interface com a inclusão digital, que, se abordada no contexto escolar, pode contribuir para o desenvolvimento de uma educação inclusiva. Enfatiza as concepções de letramento digital apresentadas pelos professores formadores enquanto docentes responsáveis por formar novos professores e a necessidade de estes suprirem as demandas socioculturais de seus discentes, futuros professores. A investigação está ancorada nos princípios da abordagem qualitativa e se desenvolveu em duas etapas. A primeira caracteriza-se pela construção do aporte teórico a partir da análise dos documentos legais do curso de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas e da revisão bibliográfica e a segunda consiste na pesquisa empírica. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com os docentes do curso como sujeitos informantes da pesquisa. Os resultados apontam que é necessário avançar muito quanto à inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos processos formativos do professor com vistas ao letramento digital. Na instituição investigada, o uso das TDIC ainda acontece de forma tímida, o que pode comprometer o letramento digital dos acadêmicos que necessitam de atenção maior quanto ao uso e à aplicação social de tais conhecimentos. Destaca-se que a maioria dos professores mantém certa relação com as tecnologias digitais da informação e comunicação, mas não consegue integrá-las às práticas pedagógicas para além do viés instrumental.
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Com o acesso à internet e ao computador foi possível relacionar-se com um mundo de novas possibilidades. A comunicação mediada pela tecnologia digital passou a explorar essas possibilidades abertas pela internet. As tecnologias digitais introduziram novos modos de comunicação, como a criação e o uso de imagens, de sons, de animação e a combinação dessas modalidades. Essas novas formas de comunicação propiciaram o aparecimento de novos gêneros textuais, ou seja, gêneros digitais que emergem dos ambientes virtuais. Vivemos em meio a novas modalidades de práticas sociais de leitura e escrita que revelam ser imprescindível um novo letramento para além do impresso. É essencial, portanto, analisar a formação de professores no campo do letramento digital, visto serem eles importantes agentes nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo apresenta conceitos de letramento digital ressaltando sua interface com a inclusão digital, que, se abordada no contexto escolar, pode contribuir para o desenvolvimento de uma educação inclusiva. Enfatiza as concepções de letramento digital apresentadas pelos professores formadores enquanto docentes responsáveis por formar novos professores e a necessidade de estes suprirem as demandas socioculturais de seus discentes, futuros professores. A investigação está ancorada nos princípios da abordagem qualitativa e se desenvolveu em duas etapas. A primeira caracteriza-se pela construção do aporte teórico a partir da análise dos documentos legais do curso de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas e da revisão bibliográfica e a segunda consiste na pesquisa empírica. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com os docentes do curso como sujeitos informantes da pesquisa. Os resultados apontam que é necessário avançar muito quanto à inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos processos formativos do professor com vistas ao letramento digital. Na instituição investigada, o uso das TDIC ainda acontece de forma tímida, o que pode comprometer o letramento digital dos acadêmicos que necessitam de atenção maior quanto ao uso e à aplicação social de tais conhecimentos. Destaca-se que a maioria dos professores mantém certa relação com as tecnologias digitais da informação e comunicação, mas não consegue integrá-las às práticas pedagógicas para além do viés instrumental.This research analyzed the conception of the teachers of the Pedagogy course of UEG / Câmpus Inhumas about digital literacy and its specificity in the professional education of the pedagogue. From this perspective, the research sought to highlight whether Digital Information and Communication Technologies (ICT) are used in the course of Pedagogy with a view to digital literacy. In the current context of our society, it becomes almost impossible to think of an education without the presence of technologies, since social changes subject education to new demands. With access to the internet and the computer it was possible to relate to a world of new possibilities. Communication mediated by digital technology began to explore these possibilities opened by the internet. Digital technologies have introduced new modes of communication, such as the creation and use of images, sounds, animation and the combination of these modalities. These new forms of communication have led to the emergence of new textual genres, that is, digital genres that emerge from virtual environments. We live amongst new modalities of social practices of reading and writing that reveal that a new literacy is indispensable beyond print. It is essential, therefore, to analyze the training of teachers in the field of digital literacy, since they are important agents in the teaching and learning processes. The study presents concepts of digital literacy emphasizing its interface with digital inclusion, which, if approached in the school context, can contribute to the development of an inclusive education. It emphasizes the conceptions of digital literacy presented by teacher educators as teachers responsible for training new teachers and the need for them to meet the sociocultural demands of their students, future teachers. Research is anchored in the principles of the qualitative approach and developed in two stages. The first one is characterized by the construction of the theoretical contribution based on the analysis of the legal documents of the UEG / Câmpus Inhumas Pedagogy course and the bibliographic review, and the second is the empirical research. As data collection instruments, interviews were carried out and questionnaires were applied with the course teachers as research subjects. The results point out that it is necessary to make much progress in the insertion of digital information and communication technologies in the teacher training processes with a view to digital literacy. In the investigated institution, the use of the ICT still happens in a timid way, which can compromise the digital literacy of the academics who need greater attention regarding the use and the social application of such knowledge. It is noteworthy that most teachers maintain a certain relationship with digital information and communication technologies, but they can not integrate them into pedagogical practices beyond the instrumental bias.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de FreitasReis, Marlene Barbosa de FreitasSilva, Barbra do Rosário SabotaPeixoto, JoanaSuanno, João HenriqueFreitas, Gislene de2022-02-08T20:21:09Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordFREITAS, Gislene de. O Letramento digital na formação inicial do professor : a concepção dos professores formadores do curso de pedagogia UEG/Campus Inhumas. 2019. 131 f. 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