A pós-graduação Stricto Sensu como um espaço de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Itair Regina Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1080
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma análise das contribuições da pós-graduação Stricto Sensu como espaço de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores e tem como finalidade responder à seguinte problemática: em quais aspectos a pós-graduação Stricto Sensu, como uma via de formação continuada, contribui com o desenvolvimento profissional de professores? A partir do problema levantado, aponta-se como objetivo geral da pesquisa: analisar em quais aspectos a formação continuada na pós-graduação Stricto Sensu contribui para o desenvolvimento profissional de professores que atuam na educação básica (Ensino Fundamental) da Rede Municipal de Ensino de Anápolis-GO. Nesse sentido, tornou-se relevante conhecer a percepção dos professores com pós-graduação em mestrado/doutorado, com relação às contribuições dessa formação para sua atuação profissional, bem como, para o seu desenvolvimento e valorização profissional. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar o surgimento, as atribuições e a consolidação da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil; identificar os principais motivos que levaram estes professores a buscar a pós- graduação Stricto Sensu; identificar a partir da percepção dos professores as relações estabelecidas entre as aprendizagens elaboradas no mestrado/doutorado e a prática pedagógica; evidenciar a percepção dos professores sobre as contribuições da formação na pós-graduação Stricto Sensu para o seu desenvolvimento profissional; apreender dos professores o alcance do processo de valorização profissional a partir da realização da formação na pós-graduação Stricto Sensu. A base dos conceitos como fundamentação teórica para o estudo foi pautada nas contribuições de Charlot (2000), Garcia (1999; 2002) e Nóvoa (1988; 1992; 1995; 1997; 2007; 2009). A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa tendo como referência os estudos de Flick (2013), Gatti (2007), Gil (2002; 2008), Ludke e André (1986). A pesquisa de campo foi realizada com 23 professores da rede municipal de ensino de Anápolis-GO com formação na pós-graduação Stricto Sensu, enquadrados nos níveis de progressão da carreira: professor PV (mestres) e professor PVI (doutores). Os instrumentos utilizados na coleta de dados se deram por meio de questionário e entrevista semiestruturada, aplicados de forma on-line em decorrência da pandemia da Covid-19, apresentando a análise de dados a partir das contribuições de Minayo (2008). Os resultados da pesquisa indicam comprometimento dos professores com a formação continuada, considerando a pós-graduação (mestrado e doutorado) como via de desenvolvimento e valorização profissional, além de enxergarem como uma oportunidade nova de conhecimento, dando base para avançar de forma significativa nos seus níveis de qualificação e desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Assim, a partir da percepção dos participantes da pesquisa, fica evidente a contribuição de forma significativa da formação na pós-graduação Stricto Sensu para o seu desenvolvimento e valorização profissional, o que consequentemente contribui com a melhoria da qualidade da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Anápolis.
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A partir do problema levantado, aponta-se como objetivo geral da pesquisa: analisar em quais aspectos a formação continuada na pós-graduação Stricto Sensu contribui para o desenvolvimento profissional de professores que atuam na educação básica (Ensino Fundamental) da Rede Municipal de Ensino de Anápolis-GO. Nesse sentido, tornou-se relevante conhecer a percepção dos professores com pós-graduação em mestrado/doutorado, com relação às contribuições dessa formação para sua atuação profissional, bem como, para o seu desenvolvimento e valorização profissional. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar o surgimento, as atribuições e a consolidação da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil; identificar os principais motivos que levaram estes professores a buscar a pós- graduação Stricto Sensu; identificar a partir da percepção dos professores as relações estabelecidas entre as aprendizagens elaboradas no mestrado/doutorado e a prática pedagógica; evidenciar a percepção dos professores sobre as contribuições da formação na pós-graduação Stricto Sensu para o seu desenvolvimento profissional; apreender dos professores o alcance do processo de valorização profissional a partir da realização da formação na pós-graduação Stricto Sensu. A base dos conceitos como fundamentação teórica para o estudo foi pautada nas contribuições de Charlot (2000), Garcia (1999; 2002) e Nóvoa (1988; 1992; 1995; 1997; 2007; 2009). A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa tendo como referência os estudos de Flick (2013), Gatti (2007), Gil (2002; 2008), Ludke e André (1986). A pesquisa de campo foi realizada com 23 professores da rede municipal de ensino de Anápolis-GO com formação na pós-graduação Stricto Sensu, enquadrados nos níveis de progressão da carreira: professor PV (mestres) e professor PVI (doutores). Os instrumentos utilizados na coleta de dados se deram por meio de questionário e entrevista semiestruturada, aplicados de forma on-line em decorrência da pandemia da Covid-19, apresentando a análise de dados a partir das contribuições de Minayo (2008). Os resultados da pesquisa indicam comprometimento dos professores com a formação continuada, considerando a pós-graduação (mestrado e doutorado) como via de desenvolvimento e valorização profissional, além de enxergarem como uma oportunidade nova de conhecimento, dando base para avançar de forma significativa nos seus níveis de qualificação e desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Assim, a partir da percepção dos participantes da pesquisa, fica evidente a contribuição de forma significativa da formação na pós-graduação Stricto Sensu para o seu desenvolvimento e valorização profissional, o que consequentemente contribui com a melhoria da qualidade da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Anápolis.This research presents an analysis regarding the contributions of the Stricto Sensu post- graduation programme as a learning space in continuing education and professional development of teachers and aims to answer the following question: in what aspects does the Sensu post-graduation programme, as a way of continuing education, contribute to the professional development for teachers? When the problem raised, it is pointed out as a general research objective: to analyze in which aspects the continuing education in the Stricto Sensu post-graduation programme contributes to the professional development of teachers who work in basic education (Primary Education) in the Municipal Education Network of Anápolis-GO. In this sense, it became relevant to know the perception of teachers with Master's/PhD post- graduation, regarding the contributions of this training for their professional performance, as well as for their professional development and enhancement. As for the specific objectives, the research aimed to identify the emergence, the assignments and the consolidation of Stricto Sensu post-graduation courses in Brazil; to identify the main reasons that led these teachers to seek Stricto Sensu post-graduation courses; to identify, based on the teachers' perception, the relationships established between the learning processes developed in the master's/doctorate course and the pedagogical practice; to highlight the teachers' perception on the contributions of the Stricto Sensu post-graduation training for their professional development; to apprehend from the teachers the extent of the professional enhancement process from the Stricto Sensu post-graduation training. The concepts’ basis as theoretical foundation for the study was based on the contributions of Charlot (2000), Garcia (1999; 2002) e Nóvoa (1988; 1992; 1995; 1997; 2007; 2009). The methodology favoured the qualitative approach having as reference the studies of Flick (2013), Gatti (2007), Gil (2002; 2008), Ludke e André (1986). The field research was conducted with 23 teachers of the municipal education network of Anápolis-GO with Stricto Sensu post-graduation training, based on a career growth: teacher PV (masters) and teacher PVI (doctors). The instruments used in data collection were through a questionnaire and semi-structured interview, applied online as a result of the Covid-19 pandemic, presenting the data analysis from the contributions of Minayo (2008). The research results indicated teachers' commitment to continuing education, considering the post-graduation (master's and doctorate programs) as a way of professional development and enhancement, in addition to seeing it as a new opportunity for knowledge, providing a basis for significant progress in their levels of qualification and development of their teaching practices. Thus, from the perception of the research participants, it is evident the significant contribution of training in Stricto Sensu post-graduation for their development and professional enhancement, which consequently contributes to improving the quality of Basic Education in the Municipal Education Network of Anápolis.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de Freitashttp://lattes.cnpq.br/9396555981788500Reis, Marlene Barbosa de FreitasSilva, Yara Fonseca de Oliveira eMesquita, Maria Cristina DutraSuanno, João HenriqueDiogo, Itair Regina Carvalho2022-08-03T14:30:22Z2022-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIOGO, Itair Regina Carvalho. A pós-graduação Stricto Sensu como um espaço de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores. 2022. 123 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-08-05T02:45:13Zoai:tede2:tede/1080Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-08-05T02:45:13Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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