Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Camila Pereira Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/907
Resumo: As Trilhas ecológicas vêm servindo há muito tempo para o ecoturismo e ações de Educação ambiental em todo país. A virtualização dessas trilhas vem ao auxílio do professor para o ensino de Ciências. O objetivo geral do trabalho é verificar como as Trilhas Ecológicas virtuais podem ser usadas como metodologia interativa para sanar algumas das dificuldades encontradas no ensino do Bioma Cerrado, para alunos do Ensino Fundamental II; uma vez que se torna clara a necessidade de preservação do Bioma. O estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa e pesquisa ação, analisando questionários aplicados aos estudantes e professores em duas etapas, na escola conveniada no município de Goianésia-GO. Para obtenção dos dados, optou-se pela aplicação do questionário eletrônico. Os discentes relataram os conhecimentos básicos sobre o Cerrado, 4% responderam que não sabiam que o Cerrado era o Bioma predominante no estado de Goiás na primeira etapa, variando para 100% na segunda etapa, após a aplicação da Trilha virtual. Os docentes relataram como ministravam suas aulas sobre o Bioma, que materiais utilizavam quais métodos e quantidade de apresentações. Os dados obtidos mostram que as aulas de Ciências são ministradas de forma tradicional, utilizando basicamente o livro didático, sem aprofundamento dos conteúdos trabalhados; além disso, os alunos mostraram a superficialidade das informações sobre o Cerrado na primeira etapa, demonstrando que a aplicação da Trilha virtual auxiliou no processo de aprendizado aprofundando esse conhecimento imediato mostrado no primeiro questionário.
id UEG-2_ea516a1e0cae548ad4493518d406581b
oai_identifier_str oai:tede2:tede/907
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do CerradoVirtual ecological trails : a methodology for teaching the CerradoTrilhas ecológicas virtuaisEducação ambientalBioma CerradoVirtual ecological trailsEnvironmental educationCerrado BiomeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOUTROS::CIENCIASAs Trilhas ecológicas vêm servindo há muito tempo para o ecoturismo e ações de Educação ambiental em todo país. A virtualização dessas trilhas vem ao auxílio do professor para o ensino de Ciências. O objetivo geral do trabalho é verificar como as Trilhas Ecológicas virtuais podem ser usadas como metodologia interativa para sanar algumas das dificuldades encontradas no ensino do Bioma Cerrado, para alunos do Ensino Fundamental II; uma vez que se torna clara a necessidade de preservação do Bioma. O estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa e pesquisa ação, analisando questionários aplicados aos estudantes e professores em duas etapas, na escola conveniada no município de Goianésia-GO. Para obtenção dos dados, optou-se pela aplicação do questionário eletrônico. Os discentes relataram os conhecimentos básicos sobre o Cerrado, 4% responderam que não sabiam que o Cerrado era o Bioma predominante no estado de Goiás na primeira etapa, variando para 100% na segunda etapa, após a aplicação da Trilha virtual. Os docentes relataram como ministravam suas aulas sobre o Bioma, que materiais utilizavam quais métodos e quantidade de apresentações. Os dados obtidos mostram que as aulas de Ciências são ministradas de forma tradicional, utilizando basicamente o livro didático, sem aprofundamento dos conteúdos trabalhados; além disso, os alunos mostraram a superficialidade das informações sobre o Cerrado na primeira etapa, demonstrando que a aplicação da Trilha virtual auxiliou no processo de aprendizado aprofundando esse conhecimento imediato mostrado no primeiro questionário.The Ecological Trails have been serving for a long time for ecotourism and Environmental Education actions through the country; the virtualization of these trails comes to the teacher's Aid for Science teaching. The general objective of the work is to verify how virtual Ecological Trails can be used as an interactive methodology to solve some of the difficulties encountered in teaching about the Cerrado biome to Elementary School II students, once the need for preserving the biome. The study was carried out through qualitative research and action research, analyzing questionnaires applied to students and teachers in two stages, at a partner school in the municipality of Goianésia-GO. To obtain the data, the application of electronic questionnaire was chosen. Students reported basic knowledge about the Cerrado, 4% pointed that they did not know that the Cerrado was the predominant biome in the state of Goiás in the first stage, varying to 100% in the second stage after applying the virtual trail. The professors reported how they taught their classes about the biome, what materials they used, what methods and quantity of presentations. The data obtained suggests that the Science classes are taught in a traditional way, using basically the textbook, without exploring all contents the worked, in addition, the students showed the superficiality of the information about the Cerrado in the first stage, demonstrating that the application of the virtual trail helped in the learning process by deepening this immediate knowledge shown in the first questionnaire.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, José Divino doshttp://lattes.cnpq.br/2279900314020119Paulo, Pedro OliveiraCarneiro, Wandervilson AlvesSousa, Camila Pereira Batista2022-01-21T16:13:59Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Camila. Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-21T16:13:59Zoai:tede2:tede/907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-21T16:13:59Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
Virtual ecological trails : a methodology for teaching the Cerrado
title Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
spellingShingle Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
Sousa, Camila Pereira Batista
Trilhas ecológicas virtuais
Educação ambiental
Bioma Cerrado
Virtual ecological trails
Environmental education
Cerrado Biome
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OUTROS::CIENCIAS
title_short Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
title_full Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
title_fullStr Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
title_full_unstemmed Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
title_sort Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado
author Sousa, Camila Pereira Batista
author_facet Sousa, Camila Pereira Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Divino dos
http://lattes.cnpq.br/2279900314020119
Paulo, Pedro Oliveira
Carneiro, Wandervilson Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Camila Pereira Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Trilhas ecológicas virtuais
Educação ambiental
Bioma Cerrado
Virtual ecological trails
Environmental education
Cerrado Biome
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OUTROS::CIENCIAS
topic Trilhas ecológicas virtuais
Educação ambiental
Bioma Cerrado
Virtual ecological trails
Environmental education
Cerrado Biome
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OUTROS::CIENCIAS
description As Trilhas ecológicas vêm servindo há muito tempo para o ecoturismo e ações de Educação ambiental em todo país. A virtualização dessas trilhas vem ao auxílio do professor para o ensino de Ciências. O objetivo geral do trabalho é verificar como as Trilhas Ecológicas virtuais podem ser usadas como metodologia interativa para sanar algumas das dificuldades encontradas no ensino do Bioma Cerrado, para alunos do Ensino Fundamental II; uma vez que se torna clara a necessidade de preservação do Bioma. O estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa e pesquisa ação, analisando questionários aplicados aos estudantes e professores em duas etapas, na escola conveniada no município de Goianésia-GO. Para obtenção dos dados, optou-se pela aplicação do questionário eletrônico. Os discentes relataram os conhecimentos básicos sobre o Cerrado, 4% responderam que não sabiam que o Cerrado era o Bioma predominante no estado de Goiás na primeira etapa, variando para 100% na segunda etapa, após a aplicação da Trilha virtual. Os docentes relataram como ministravam suas aulas sobre o Bioma, que materiais utilizavam quais métodos e quantidade de apresentações. Os dados obtidos mostram que as aulas de Ciências são ministradas de forma tradicional, utilizando basicamente o livro didático, sem aprofundamento dos conteúdos trabalhados; além disso, os alunos mostraram a superficialidade das informações sobre o Cerrado na primeira etapa, demonstrando que a aplicação da Trilha virtual auxiliou no processo de aprendizado aprofundando esse conhecimento imediato mostrado no primeiro questionário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
2022-01-21T16:13:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Camila. Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/907
identifier_str_mv PEREIRA, Camila. Trilhas ecológicas virtuais : uma metodologia para o ensino do Cerrado. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093991747026944