Letramento político pela extensão universitária: perspectivas e limites na formação de professores em História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andrey Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1147
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto “letramento político”, delimitado à formação de professores de História, da Universidade Estadual Goiás (UEG), pelos projetos de extensão universitária, efetivados entre 2017 e 2021. Justifica-se a escolha da temática e sua delimitação por motivações de ordem pessoal, acadêmico, profissional e social. Dessa forma assume o problema “Quais os limites e perspectivas do letramento político na formação de professores de História da Universidade Estadual de Goiás pelos projetos de extensão universitária?”. Neste contexto, o objetivo geral foi analisar os limites e perspectivas do letramento político na formação de professores de História da Universidade Estadual de Goiás pelos projetos de extensão universitária. Para alcançar tal objetivo elegeu-se como específicos 1. discutir letramentos e letramento político; 2. historicizar a formação de professores de História no Brasil pela perspectiva da práxis; 3. contextualizar e conceituar a extensão universitária no Brasil; 4.Analisar os projetos de extensão universitária a construção do letramento político na formação de professores de História da UEG. A pesquisa foi de natureza qualitativa, aplicada de caráter teórico-empírica, bibliográfica, documental e estudo de caso múltiplos, aproximando-se da perspectiva materialista histórico-dialética em Marx (1979, 1997) por compreender o movimento dialético da relação sujeito objeto como síntese de múltiplas determinações, fatores políticos, sociais, econômicos, culturais e ideológicos que constroem e constituem os indivíduos, as instituições e as relações. O arcabouço teórico lançou mão de autores como Freire (2000, 2011), Soares (2003, 2009, 2011), Cosson (2010, 2011, 2015) e outros que discutem Letramento e Letramento Político; Fonseca (1993, 2003), Nóvoa (1991, 1995), Saviani (1984, 2009, 2003), Vázquez (1997, 2011), Curado Silva (2011) e outros que discutem formação de professores de História, formação de professores e epistemologia da práxis; Reis (1995, 1996), Gurgel (1996, 2001), Kochhann (2019, 2021) entre outros que discutem a extensão universitária, bem como autores que discutem a formação de professores de História. Os documentos oficiais analisados foram o Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Resolução CNE/CES no 07/2018, a Lei no 14.038/2020 e outros. O estudo de caso múltiplos foi com 54 projetos de extensão vinculados ao curso de História, da UEG, efetivados entre 2017 e 2021, bem como com aplicação questionário misto a 02 acadêmicos e 02 coordenadores dos projetos de extensão selecionados seguindo critérios. Percebe-se um desconhecimento sobre letramento político expresso nos projetos de extensão e uma pseudoconcreticidade quando a concepção de prestação de serviços, indicando ser preciso uma ruptura com o tradicionalismo visando uma perspectiva processual, orgânica e acadêmica pela práxis crítico-emancipadora. As contradições entre limites e possibilidades suscitam discussões em torno do letramento político e da práxis necessária e possível nas atividades de extensão para a formação de professores críticos, autônomos, emancipados humanamente e letrados politicamente. Eis, pontos para os gestores da UEG analisarem quanto a formação pela extensão universitária.
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spelling Letramento político pela extensão universitária: perspectivas e limites na formação de professores em HistóriaPolitical literacy through the university extension: perspectives and limits in the training of teachers in HistoryLetramento PolíticoHistória - Formação de professoresExtensão UniversitáriaPolitical LiteracyHistory - Teacher trainingUniversity ExtensionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objeto “letramento político”, delimitado à formação de professores de História, da Universidade Estadual Goiás (UEG), pelos projetos de extensão universitária, efetivados entre 2017 e 2021. Justifica-se a escolha da temática e sua delimitação por motivações de ordem pessoal, acadêmico, profissional e social. Dessa forma assume o problema “Quais os limites e perspectivas do letramento político na formação de professores de História da Universidade Estadual de Goiás pelos projetos de extensão universitária?”. Neste contexto, o objetivo geral foi analisar os limites e perspectivas do letramento político na formação de professores de História da Universidade Estadual de Goiás pelos projetos de extensão universitária. Para alcançar tal objetivo elegeu-se como específicos 1. discutir letramentos e letramento político; 2. historicizar a formação de professores de História no Brasil pela perspectiva da práxis; 3. contextualizar e conceituar a extensão universitária no Brasil; 4.Analisar os projetos de extensão universitária a construção do letramento político na formação de professores de História da UEG. A pesquisa foi de natureza qualitativa, aplicada de caráter teórico-empírica, bibliográfica, documental e estudo de caso múltiplos, aproximando-se da perspectiva materialista histórico-dialética em Marx (1979, 1997) por compreender o movimento dialético da relação sujeito objeto como síntese de múltiplas determinações, fatores políticos, sociais, econômicos, culturais e ideológicos que constroem e constituem os indivíduos, as instituições e as relações. O arcabouço teórico lançou mão de autores como Freire (2000, 2011), Soares (2003, 2009, 2011), Cosson (2010, 2011, 2015) e outros que discutem Letramento e Letramento Político; Fonseca (1993, 2003), Nóvoa (1991, 1995), Saviani (1984, 2009, 2003), Vázquez (1997, 2011), Curado Silva (2011) e outros que discutem formação de professores de História, formação de professores e epistemologia da práxis; Reis (1995, 1996), Gurgel (1996, 2001), Kochhann (2019, 2021) entre outros que discutem a extensão universitária, bem como autores que discutem a formação de professores de História. Os documentos oficiais analisados foram o Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Resolução CNE/CES no 07/2018, a Lei no 14.038/2020 e outros. O estudo de caso múltiplos foi com 54 projetos de extensão vinculados ao curso de História, da UEG, efetivados entre 2017 e 2021, bem como com aplicação questionário misto a 02 acadêmicos e 02 coordenadores dos projetos de extensão selecionados seguindo critérios. Percebe-se um desconhecimento sobre letramento político expresso nos projetos de extensão e uma pseudoconcreticidade quando a concepção de prestação de serviços, indicando ser preciso uma ruptura com o tradicionalismo visando uma perspectiva processual, orgânica e acadêmica pela práxis crítico-emancipadora. As contradições entre limites e possibilidades suscitam discussões em torno do letramento político e da práxis necessária e possível nas atividades de extensão para a formação de professores críticos, autônomos, emancipados humanamente e letrados politicamente. Eis, pontos para os gestores da UEG analisarem quanto a formação pela extensão universitária.This research had as its object “political literacy”, delimited to the training of History teachers, at the Goiás State University (UEG), through university extension projects, carried out between 2017 and 2021. The choice of theme and its delimitation are justified by motivations personal, academic, professional and social. In this way, it assumes the problem “What are the limits and perspectives of political literacy in the training of History teachers at the State University of Goiás through university extension projects?”. In this ráxis l, the general objective was to analyze the limits and perspectives of political literacy in the formation of History teachers at the State University of Goiás through university extension projects. In order to achieve this objective, the following were chosen as specific: 1. To discuss literacies and political literacy; 2. Historicize the training of History teachers in Brazil from the perspective of ráxis; 3. Contextualize and conceptualize university extension in Brazil; 4. To analyze university extension projects in the construction of political literacy in the formation of History teachers at UEG. The research was of a qualitative nature, ráxis with a theoretical-empirical, bibliographical, documental and multiple case study nature, approaching the historical-dialectical ráxis lista perspective in Marx (1979, 1997) by understanding the dialectical movement of the subject-object relationship as a synthesis of multiple determinations, political, social, economic, cultural and ideological factors that build and constitute individuals, institutions and relationships. The theoretical framework made use of authors such as Freire (2000, 2011), Soares (2003, 2009, 2011), Cosson (2010, 2011, 2015) and others who discuss Literacy and Political Literacy; Fonseca (1993, 2003), Nóvoa (1991, 1995), Saviani (1984, 2009, 2003), Vázquez (1997, 2011), Curado Silva (2011) and others who discuss the training of History teachers, teacher training and epistemology of ráxis; Reis (1995, 1996), Gurgel (1996, 2001), Kochhann (2019, 2021) among others who discuss university extension, as well as authors who discuss the training of History teachers. The official documents analyzed were the National Education Plan (2014-2024), Resolution CNE/CES no 07/2018, Law no 14.038/2020 and others. The multiple case study was with 54 extension projects linked to the History course, at UEG, carried out between 2017 and 2021, as well as with the application of a mixed questionnaire to 02 academics and 02 coordinators of the extension projects selected following criteria. There is a lack of knowledge about political literacy in extension projects and a pseudoconcreticity of these that are consolidated by the conception of service provision, requiring a break with traditionalism to achieve a procedural, organic and academic perspective through emancipatory praxis. Thus, the contradictions and mediations impel us to epistemologically deepen the discussions around political literacy and the necessary and possible praxis in the curricularization of extension for the formation of critical, autonomous, humanly emancipated and politically literate teachers. Thus, the contradictions between limits and possibilities impel us to deepen epistemologically the discussions around political literacy and the necessary and possible praxis in extension activities for the formation of critical, autonomous, humanly emancipated and politically literate teachers. Here is something for UEG managers to analyze regarding university extension.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasMachado, Andréa Kochhannhttps://orcid.org/0000-0001-6852-073Xhttp://lattes.cnpq.br/9974100649588217Pires, Roseli VieiraSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daCastro, Andrey Pereira de2023-03-20T19:20:47Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Andrey Pereira de. Letramento político pela extensão universitária: perspectivas e limites na formação de professores em História. 2022. 156 f. 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