Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade investigar a utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Química como mobilizadores da atenção voluntária de alunos com diagnósticos de TDAH no Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral João XXIII, Ceres Go. A presente pesquisa faz uma reflexão crítica sobre o diagnóstico de TDAH como sendo de origem genética capaz de provocar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muitos especialistas observam nesse diagnóstico como um processo de medicalização para o fracasso escolar. A teoria histórico-cultural de Vigotski apresenta que os problemas de atenção e aprendizagem ocorrem em consequência dos problemas sociais, políticos e educacionais. Tem como objetivos específicos identificar as concepções dos professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre o diagnóstico de TDAH, bem como verificar com os alunos diagnosticados com TDAH suas concepções sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática. Também propõe um jogo didático para o ensino de Química na mobilização da atenção dos alunos para o conhecimento científico. A partir daí, verificou-se com os alunos as contribuições do jogo didático na mobilização da atenção voluntária. O jogo no ensino de Química é uma possibilidade mediadora na mobilização da atenção voluntária que ainda não foi desenvolvida. O lúdico pode desenvolver no educando com diagnóstico de TDAH e nos outros alunos o conhecimento científico de forma prazerosa, interativa e cultural no processo de ensino e aprendizagem. A amostra da pesquisa é constituída de professores e alunos do Centro de Ensino em Período Integral da cidade de Ceres Goiás, através de entrevista semiestruturada. Os objetivos da pesquisa foram alcançados através da metodologia de pesquisa qualitativa. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que atividades lúdicas, como o jogo didático, mobilizam a atenção de todos os alunos para o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos, de forma divertida e prazerosa e que favorece o desenvolvimento intelectual, a interação social e a linguagem. Essa pesquisa contribuiu para reflexão na utilização dos jogos didáticos como mediadora na mobilização da atenção do aluno com diagnóstico de TDAH fundamentada na teoria histórico-cultural de Vigotski.
id UEG-2_f40c9de2b0000cb96b288f3b42c08a91
oai_identifier_str oai:tede2:tede/154
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médioEnsino de Ciências - MatemáticaTeoria histórico-cultural de VigotskiTDAHEnsino de Química - Jogos didáticosTeaching Science and MathematicsHistorical-cultural theory of VygotskyADHDDidactic games in teaching ChemistryCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta dissertação tem por finalidade investigar a utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Química como mobilizadores da atenção voluntária de alunos com diagnósticos de TDAH no Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral João XXIII, Ceres Go. A presente pesquisa faz uma reflexão crítica sobre o diagnóstico de TDAH como sendo de origem genética capaz de provocar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muitos especialistas observam nesse diagnóstico como um processo de medicalização para o fracasso escolar. A teoria histórico-cultural de Vigotski apresenta que os problemas de atenção e aprendizagem ocorrem em consequência dos problemas sociais, políticos e educacionais. Tem como objetivos específicos identificar as concepções dos professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre o diagnóstico de TDAH, bem como verificar com os alunos diagnosticados com TDAH suas concepções sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática. Também propõe um jogo didático para o ensino de Química na mobilização da atenção dos alunos para o conhecimento científico. A partir daí, verificou-se com os alunos as contribuições do jogo didático na mobilização da atenção voluntária. O jogo no ensino de Química é uma possibilidade mediadora na mobilização da atenção voluntária que ainda não foi desenvolvida. O lúdico pode desenvolver no educando com diagnóstico de TDAH e nos outros alunos o conhecimento científico de forma prazerosa, interativa e cultural no processo de ensino e aprendizagem. A amostra da pesquisa é constituída de professores e alunos do Centro de Ensino em Período Integral da cidade de Ceres Goiás, através de entrevista semiestruturada. Os objetivos da pesquisa foram alcançados através da metodologia de pesquisa qualitativa. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que atividades lúdicas, como o jogo didático, mobilizam a atenção de todos os alunos para o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos, de forma divertida e prazerosa e que favorece o desenvolvimento intelectual, a interação social e a linguagem. Essa pesquisa contribuiu para reflexão na utilização dos jogos didáticos como mediadora na mobilização da atenção do aluno com diagnóstico de TDAH fundamentada na teoria histórico-cultural de Vigotski.The purpose of this essay is to investigate the use of Didactic Games on Chemistry Classes, mobilizing voluntarily the attention of students diagnosed with ADHD of the Center for Comprehensive Education John XXIII High School in Ceres Go. The current research makes a critical reflection about the diagnosis of ADHD as being from a genetic origin and capable of causing symptoms like inattention, hyperactivity and impulsivity. Many experts had noted in this diagnosis a medicalization process for school failure.Vygotsky´s historical-cultural theory shows that attention and learning problems occur as a result of social, political and educational problems. The theory has as specific targets identify the conceptions of the teachers of Natural Sciences and Mathematics on the diagnosis of ADHD, as well as to verify with the students diagnosed with ADHD their understanding about the teaching and learning of Natural Sciences and Mathematics. It also proposes a didactic game on Chemistry teaching to get students attention to scientific knowledge. Thenceforth, it was possible to verify the voluntary mobilization of student‟s attention on didactic game. The game on Chemistry teaching is a mediating possibility for voluntary attention mobilization that has not been developed yet. The ludic can develop in the students diagnoses with ADHD and also in the other students the scientific knowledge in a pleasant, interactive and cultural way in the process of teaching and learning. The research sample consists of full time teachers and students of the Center of Education in Ceres, Goiás, though a semistructured interview. The objectives of the research were achieved through qualitative research methodology. For data analysis it was used the Lawrence Bardin content analysis. Based on data collected, it was possible to see that playful activities, such as the didactic games, could mobilize the attention of all students on the scientific knowledge of teaching and learning. Based on the data collected, it can be seen that playful activities, like didactic game, mobilize the student‟s attention to the teaching and learning of scientific knowledge in a fun and enjoyable way. It favors the intellectual development, the social interaction and language. This research contributed to the reflection of the use of didactic games as a mediator in the mobilization of the attention in students diagnosed with ADHD based on the historical-cultural theory of Vygotsky.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Porto, Marcelo Duartehttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917Messeder Neto, Hélio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5284620682449345Porto , Marcelo DuarteSoares, Márlon Herbet Flora BarbosaCarvalho, Plauto Simão deNascimento, Edinalva Fernandes Alves do2019-10-21T18:57:05Z2018-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Edinalva Fernandes Alves do. Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-04-30T17:34:39Zoai:tede2:tede/154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-04-30T17:34:39Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
title Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
spellingShingle Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do
Ensino de Ciências - Matemática
Teoria histórico-cultural de Vigotski
TDAH
Ensino de Química - Jogos didáticos
Teaching Science and Mathematics
Historical-cultural theory of Vygotsky
ADHD
Didactic games in teaching Chemistry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
title_full Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
title_fullStr Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
title_full_unstemmed Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
title_sort Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
author Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do
author_facet Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Marcelo Duarte
http://lattes.cnpq.br/0952917016124917
Messeder Neto, Hélio da Silva
http://lattes.cnpq.br/5284620682449345
Porto , Marcelo Duarte
Soares, Márlon Herbet Flora Barbosa
Carvalho, Plauto Simão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências - Matemática
Teoria histórico-cultural de Vigotski
TDAH
Ensino de Química - Jogos didáticos
Teaching Science and Mathematics
Historical-cultural theory of Vygotsky
ADHD
Didactic games in teaching Chemistry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Ciências - Matemática
Teoria histórico-cultural de Vigotski
TDAH
Ensino de Química - Jogos didáticos
Teaching Science and Mathematics
Historical-cultural theory of Vygotsky
ADHD
Didactic games in teaching Chemistry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta dissertação tem por finalidade investigar a utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Química como mobilizadores da atenção voluntária de alunos com diagnósticos de TDAH no Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral João XXIII, Ceres Go. A presente pesquisa faz uma reflexão crítica sobre o diagnóstico de TDAH como sendo de origem genética capaz de provocar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muitos especialistas observam nesse diagnóstico como um processo de medicalização para o fracasso escolar. A teoria histórico-cultural de Vigotski apresenta que os problemas de atenção e aprendizagem ocorrem em consequência dos problemas sociais, políticos e educacionais. Tem como objetivos específicos identificar as concepções dos professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre o diagnóstico de TDAH, bem como verificar com os alunos diagnosticados com TDAH suas concepções sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática. Também propõe um jogo didático para o ensino de Química na mobilização da atenção dos alunos para o conhecimento científico. A partir daí, verificou-se com os alunos as contribuições do jogo didático na mobilização da atenção voluntária. O jogo no ensino de Química é uma possibilidade mediadora na mobilização da atenção voluntária que ainda não foi desenvolvida. O lúdico pode desenvolver no educando com diagnóstico de TDAH e nos outros alunos o conhecimento científico de forma prazerosa, interativa e cultural no processo de ensino e aprendizagem. A amostra da pesquisa é constituída de professores e alunos do Centro de Ensino em Período Integral da cidade de Ceres Goiás, através de entrevista semiestruturada. Os objetivos da pesquisa foram alcançados através da metodologia de pesquisa qualitativa. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que atividades lúdicas, como o jogo didático, mobilizam a atenção de todos os alunos para o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos, de forma divertida e prazerosa e que favorece o desenvolvimento intelectual, a interação social e a linguagem. Essa pesquisa contribuiu para reflexão na utilização dos jogos didáticos como mediadora na mobilização da atenção do aluno com diagnóstico de TDAH fundamentada na teoria histórico-cultural de Vigotski.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
2019-10-21T18:57:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Edinalva Fernandes Alves do. Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154
identifier_str_mv NASCIMENTO, Edinalva Fernandes Alves do. Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093982538432512