O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxisedu.v15i36.5864 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar. |
id |
UESB-7_2c5f06c44bbf5885563f860275de96d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5864 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLARO DIAGNÓSTICO DE TDAH DESDE LA PERSPECTIVA DE ESTUDIANTES CON QUEJA ESCOLARO ADHD DIAGNOSIS FROM THE PERSPECTIVE OF STUDENTS WITH SCHOOL COMPLAINTSAbordagem histórico-culturalMedicalizaçãoTDAHTDAHMedicalizaciónEnfoque historico-culturalADHDMedicalizationHistorical-cultural approach O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar. This article discusses the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) from the perspective of children and adolescents with school complaints. Initially, it outlines the description of ADHD in The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, a classification that is criticized for its medicalizing characteristic from a Historical-Cultural approach. Next, the methods adopted in the fieldwork are described, and, lastly, the statements of six children and adolescents about the main criterion for the diagnosis of ADHD are presented, along with an analysis of these statements in the light of a historical-critical approach. The goal of the discussion is to contribute to a critical interpretation of behavior problems in the school context. Este artículo tiene como objetivo discutir el diagnóstico del transtorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH) desde la perspectiva de niños y adolescentes con quejas escolares. Inicialmente, describe cómo aparece el TDAH en el Manual de Diagnóstico y Estadísticas de Trastornos Mentales, una definición criticada por su carácter medicalizante, revelada bajo un enfoque histórico- cultural. Luego, presenta el método adoptado en el trabajo de campo, para a continuación presentar y analizar, basado en el marco histórico-crítico, las declaraciones de seis niños y adolescentes sobre el criterio principal para el diagnóstico de TDAH. Se espera, con la discusión propuesta, contribuir a la lectura crítica de los problemas de conducta en el contexto escolar. Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/586410.22481/praxisedu.v15i36.5864Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 178-201Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 178-201Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 178-2012178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864/4384Ribeiro, Maria Izabel SouzaViégas, Lygia de Sousade Oliveira, Elaine Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5864Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR O DIAGNÓSTICO DE TDAH DESDE LA PERSPECTIVA DE ESTUDIANTES CON QUEJA ESCOLAR O ADHD DIAGNOSIS FROM THE PERSPECTIVE OF STUDENTS WITH SCHOOL COMPLAINTS |
title |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR |
spellingShingle |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR Ribeiro, Maria Izabel Souza Abordagem histórico-cultural Medicalização TDAH TDAH Medicalización Enfoque historico-cultural ADHD Medicalization Historical-cultural approach Ribeiro, Maria Izabel Souza Abordagem histórico-cultural Medicalização TDAH TDAH Medicalización Enfoque historico-cultural ADHD Medicalization Historical-cultural approach |
title_short |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR |
title_full |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR |
title_fullStr |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR |
title_sort |
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR |
author |
Ribeiro, Maria Izabel Souza |
author_facet |
Ribeiro, Maria Izabel Souza Ribeiro, Maria Izabel Souza Viégas, Lygia de Sousa de Oliveira, Elaine Cristina Viégas, Lygia de Sousa de Oliveira, Elaine Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Viégas, Lygia de Sousa de Oliveira, Elaine Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Izabel Souza Viégas, Lygia de Sousa de Oliveira, Elaine Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem histórico-cultural Medicalização TDAH TDAH Medicalización Enfoque historico-cultural ADHD Medicalization Historical-cultural approach |
topic |
Abordagem histórico-cultural Medicalização TDAH TDAH Medicalización Enfoque historico-cultural ADHD Medicalization Historical-cultural approach |
description |
O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864 10.22481/praxisedu.v15i36.5864 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i36.5864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864/4384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 178-201 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 178-201 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 178-201 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180385376698368 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i36.5864 |