O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Izabel Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Viégas, Lygia de Sousa, de Oliveira, Elaine Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5864
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864
Resumo: O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar.
id UESB-7_2c5f06c44bbf5885563f860275de96d6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5864
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLARO DIAGNÓSTICO DE TDAH DESDE LA PERSPECTIVA DE ESTUDIANTES CON QUEJA ESCOLARO ADHD DIAGNOSIS FROM THE PERSPECTIVE OF STUDENTS WITH SCHOOL COMPLAINTSAbordagem histórico-culturalMedicalizaçãoTDAHTDAHMedicalizaciónEnfoque historico-culturalADHDMedicalizationHistorical-cultural approach O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar. This article discusses the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) from the perspective of children and adolescents with school complaints. Initially, it outlines the description of ADHD in The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, a classification that is criticized for its medicalizing characteristic from a Historical-Cultural approach. Next, the methods adopted in the fieldwork are described, and, lastly, the statements of six children and adolescents about the main criterion for the diagnosis of ADHD are presented, along with an analysis of these statements in the light of a historical-critical approach. The goal of the discussion is to contribute to a critical interpretation of behavior problems in the school context. Este artículo tiene como objetivo discutir el diagnóstico del transtorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH) desde la perspectiva de niños y adolescentes con quejas escolares. Inicialmente, describe cómo aparece el TDAH en el Manual de Diagnóstico y Estadísticas de Trastornos Mentales, una definición criticada por su carácter medicalizante, revelada bajo un enfoque histórico- cultural. Luego, presenta el método adoptado en el trabajo de campo, para a continuación presentar y analizar, basado en el marco histórico-crítico, las declaraciones de seis niños y adolescentes sobre el criterio principal para el diagnóstico de TDAH. Se espera, con la discusión propuesta, contribuir a la lectura crítica de los problemas de conducta en el contexto escolar. Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/586410.22481/praxisedu.v15i36.5864Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 178-201Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 178-201Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 178-2012178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864/4384Ribeiro, Maria Izabel SouzaViégas, Lygia de Sousade Oliveira, Elaine Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5864Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
O DIAGNÓSTICO DE TDAH DESDE LA PERSPECTIVA DE ESTUDIANTES CON QUEJA ESCOLAR
O ADHD DIAGNOSIS FROM THE PERSPECTIVE OF STUDENTS WITH SCHOOL COMPLAINTS
title O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
spellingShingle O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
Ribeiro, Maria Izabel Souza
Abordagem histórico-cultural
Medicalização
TDAH
TDAH
Medicalización
Enfoque historico-cultural
ADHD
Medicalization
Historical-cultural approach
Ribeiro, Maria Izabel Souza
Abordagem histórico-cultural
Medicalização
TDAH
TDAH
Medicalización
Enfoque historico-cultural
ADHD
Medicalization
Historical-cultural approach
title_short O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
title_full O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
title_fullStr O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
title_full_unstemmed O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
title_sort O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR
author Ribeiro, Maria Izabel Souza
author_facet Ribeiro, Maria Izabel Souza
Ribeiro, Maria Izabel Souza
Viégas, Lygia de Sousa
de Oliveira, Elaine Cristina
Viégas, Lygia de Sousa
de Oliveira, Elaine Cristina
author_role author
author2 Viégas, Lygia de Sousa
de Oliveira, Elaine Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Izabel Souza
Viégas, Lygia de Sousa
de Oliveira, Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem histórico-cultural
Medicalização
TDAH
TDAH
Medicalización
Enfoque historico-cultural
ADHD
Medicalization
Historical-cultural approach
topic Abordagem histórico-cultural
Medicalização
TDAH
TDAH
Medicalización
Enfoque historico-cultural
ADHD
Medicalization
Historical-cultural approach
description O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864
10.22481/praxisedu.v15i36.5864
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i36.5864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864/4384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 178-201
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 178-201
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 178-201
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385376698368
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i36.5864