Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adelson Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1299
Resumo: A presente dissertação de mestrado possui como temática “Docência na educação superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard”. Como problema de pesquisa possui a seguinte questão: quais as contribuições e desafios da epistemologia bachelardiana para a docência na educação superior mediada por tecnologias contemporâneas? Como objetivo geral investigar, em nível teórico e metodológico, as contribuições da epistemologia bachelardiana para o campo da educação mediada por tecnologias contemporâneas; destacando-se a presença da pedagogia científica bachelardiana na docência na educação superior. E, os objetivos específicos são os seguintes: (a) contextualizar, desde o aspecto histórico, conceitos e entendimentos da trajetória da docência na educação superior; (b) fazer uma abordagem das tecnologias como mediação e mediação pedagógica; (c) explicitar as características e fundamentos da epistemologia (histórica) bachelardiana, com ênfase na pedagogia científica; (d) refletir sobre as características e desafios da epistemologia bachelardiana na docência na educação superior, desde seu lócus e tarefa na academia e na ciência. Utilizamos a abordagem da investigação teórica para que alcançamos nosso objetivo e responder à questão provadora desta dissertação. Esta investigação, sem síntese, desde a epistemologia e pedagogia científica bachelardianas, nos lembra e nos desafia a implementação de uma docência na educação superior atenta as demandas contemporâneas de nossa sociedade. Ou seja, uma docência mediada tecnológica e pedagogicamente, que interconecta os recursos, dispositivos e tudo o mais que estão disponíveis na sociedade em prol do processo de ensino e aprendizagem e do conhecimento acadêmico-científico.
id UEG-2_f8fe7ac2b6fb5283058ccc8f6b6ba5d8
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1299
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston BachelardTeaching in higher education an contemporary technologies: approach from Gaston Bachelard's EpistemologyEducação SuperiorDocênciaTecnologias ContemporâneasEpistemologia BachelardianaCollege EducationTeachingContemporary TechnologiesBachelardian EpistemologyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOA presente dissertação de mestrado possui como temática “Docência na educação superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard”. Como problema de pesquisa possui a seguinte questão: quais as contribuições e desafios da epistemologia bachelardiana para a docência na educação superior mediada por tecnologias contemporâneas? Como objetivo geral investigar, em nível teórico e metodológico, as contribuições da epistemologia bachelardiana para o campo da educação mediada por tecnologias contemporâneas; destacando-se a presença da pedagogia científica bachelardiana na docência na educação superior. E, os objetivos específicos são os seguintes: (a) contextualizar, desde o aspecto histórico, conceitos e entendimentos da trajetória da docência na educação superior; (b) fazer uma abordagem das tecnologias como mediação e mediação pedagógica; (c) explicitar as características e fundamentos da epistemologia (histórica) bachelardiana, com ênfase na pedagogia científica; (d) refletir sobre as características e desafios da epistemologia bachelardiana na docência na educação superior, desde seu lócus e tarefa na academia e na ciência. Utilizamos a abordagem da investigação teórica para que alcançamos nosso objetivo e responder à questão provadora desta dissertação. Esta investigação, sem síntese, desde a epistemologia e pedagogia científica bachelardianas, nos lembra e nos desafia a implementação de uma docência na educação superior atenta as demandas contemporâneas de nossa sociedade. Ou seja, uma docência mediada tecnológica e pedagogicamente, que interconecta os recursos, dispositivos e tudo o mais que estão disponíveis na sociedade em prol do processo de ensino e aprendizagem e do conhecimento acadêmico-científico.This master's thesis has as its theme “Teaching in higher education and contemporary technologies: an approach based on the epistemology of Gaston Bachelard”. As a research problem, it has the following question: what are the contributions and challenges of Bachelardian epistemology for teaching in higher education mediated by contemporary technologies? As a general objective to investigate, at a theoretical and methodological level, the contributions of Bachelardian epistemology to the field of education mediated by contemporary technologies; highlighting the presence of Bachelardian scientific pedagogy in teaching in higher education. And, the specific objectives are the following: (a) contextualize, from the historical aspect, concepts and understandings of the trajectory of teaching in higher education; (b) approach technologies as mediation and pedagogical mediation; (c) explain the characteristics and foundations of Bachelard's (historical) epistemology, with emphasis on scientific pedagogy; (d) reflect on the characteristics and challenges of Bachelard's epistemology in higher education teaching, from its locus and task in academia and science. We use the approach of theoretical investigation so that we reach our objective and answer the probing question of this dissertation. This investigation, without synthesis, from Bachelard's scientific epistemology and pedagogy, reminds us and challenges us to implement teaching in higher education that is attentive to the contemporary demands of our society. That is, a technologically and pedagogically mediated teaching that interconnects resources, devices and everything else that are available in society in favor of the teaching and learning process and academic-scientific knowledgeUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasAdão, Jorge ManoelSantos, Adelson Moreira2023-09-21T20:03:58Z2023-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Adelson Moreira. Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. 2023. 126 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2023 .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-09-21T20:03:58Zoai:tede2:tede/1299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-09-21T20:03:58Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
Teaching in higher education an contemporary technologies: approach from Gaston Bachelard's Epistemology
title Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
spellingShingle Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
Santos, Adelson Moreira
Educação Superior
Docência
Tecnologias Contemporâneas
Epistemologia Bachelardiana
College Education
Teaching
Contemporary Technologies
Bachelardian Epistemology
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
title_full Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
title_fullStr Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
title_full_unstemmed Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
title_sort Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
author Santos, Adelson Moreira
author_facet Santos, Adelson Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adão, Jorge Manoel
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adelson Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Docência
Tecnologias Contemporâneas
Epistemologia Bachelardiana
College Education
Teaching
Contemporary Technologies
Bachelardian Epistemology
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Educação Superior
Docência
Tecnologias Contemporâneas
Epistemologia Bachelardiana
College Education
Teaching
Contemporary Technologies
Bachelardian Epistemology
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description A presente dissertação de mestrado possui como temática “Docência na educação superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard”. Como problema de pesquisa possui a seguinte questão: quais as contribuições e desafios da epistemologia bachelardiana para a docência na educação superior mediada por tecnologias contemporâneas? Como objetivo geral investigar, em nível teórico e metodológico, as contribuições da epistemologia bachelardiana para o campo da educação mediada por tecnologias contemporâneas; destacando-se a presença da pedagogia científica bachelardiana na docência na educação superior. E, os objetivos específicos são os seguintes: (a) contextualizar, desde o aspecto histórico, conceitos e entendimentos da trajetória da docência na educação superior; (b) fazer uma abordagem das tecnologias como mediação e mediação pedagógica; (c) explicitar as características e fundamentos da epistemologia (histórica) bachelardiana, com ênfase na pedagogia científica; (d) refletir sobre as características e desafios da epistemologia bachelardiana na docência na educação superior, desde seu lócus e tarefa na academia e na ciência. Utilizamos a abordagem da investigação teórica para que alcançamos nosso objetivo e responder à questão provadora desta dissertação. Esta investigação, sem síntese, desde a epistemologia e pedagogia científica bachelardianas, nos lembra e nos desafia a implementação de uma docência na educação superior atenta as demandas contemporâneas de nossa sociedade. Ou seja, uma docência mediada tecnológica e pedagogicamente, que interconecta os recursos, dispositivos e tudo o mais que estão disponíveis na sociedade em prol do processo de ensino e aprendizagem e do conhecimento acadêmico-científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21T20:03:58Z
2023-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Adelson Moreira. Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. 2023. 126 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2023 .
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1299
identifier_str_mv SANTOS, Adelson Moreira. Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. 2023. 126 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2023 .
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093997040238592