Entre linhas e palavras : homofobia e (re)existência em “A palavra que resta”, de Stênio Gardel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1396 |
Resumo: | Esta dissertação consiste em uma análise de narrativa ficcional que reconhece a literatura como ferramenta de resistência e problematização de contextos sociais e enfatiza a reflexão sobre a “violência”, elemento contundente que permeia a vida em sociedade. Como referência de abordagem, partiu-se da obra A palavra que resta, de Stênio Gardel, protagonizada por Raimundo Gaudêncio, homem nordestino, analfabeto, pobre e gay, cuja existência é marcada pela opressão, repressão e pelo medo. A personagem é vítima de uma dinâmica social de exclusão, solidão e preconceito, reflexo de um machismo estrutural feroz que fere e tenta silenciar vozes não aceitas socialmente. O trabalho traz para a discussão, a partir disso, as vertentes da violência como elemento literário, dando ênfase à violência que decorre da homofobia e das questões de corpo, identidade, sexualidade e de gênero na realidade atual, apresentando novas possibilidades de se pensar tais temáticas no romance em estudo. A análise da construção dos personagens dissidentes apontou para a ruptura de estereótipos sobre os corpos socialmente abjetos, assim como indicou um processo de humanização, enfrentamento, legitimação e outras demandas relacionadas às configurações de personagens que fogem da heteronormatividade no cenário literário brasileiro. Nesse sentido, pretendeu-se desenvolver um prisma amplo de discussões, tendo à frente teorias que relacionam literatura, gênero e sociedade. A pesquisa aponta concepções de vários estudiosos no que se refere à temática em estudo, relaciona textos teóricocríticos sobre o tema e desenvolve uma leitura analítico-interpretativa da obra em pauta. Para tais discussões, lançamos mão dos estudos de Dalcastagnè (2012), Sedgwick (2007), Pellegrini (2008), Butler (2000, 2003), Foucault (2010, 2011), Louro (2001, 2018), Miskolci (2007, 2012), Trevisan (2018), Salih (2018), Schulman (2009, 2010), Kulick (2008) e outros autores que dialogam com a temática em debate. Além disso, esta dissertação discute outras análises referentes às possibilidades teóricas para entendimento da realidade e contribuição para sua transformação, consolidando a literatura como um dos instrumentos principais nesse cenário. |
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Entre linhas e palavras : homofobia e (re)existência em “A palavra que resta”, de Stênio GardelBetween lines and words : homophobia and (re)existence in "The word that remains", by Stênio GardelViolênciaLiteraturaResistênciaHomofobiaQueerViolenceLiteratureResistanceHomophobiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLETRAS::LITERATURA COMPARADAEsta dissertação consiste em uma análise de narrativa ficcional que reconhece a literatura como ferramenta de resistência e problematização de contextos sociais e enfatiza a reflexão sobre a “violência”, elemento contundente que permeia a vida em sociedade. Como referência de abordagem, partiu-se da obra A palavra que resta, de Stênio Gardel, protagonizada por Raimundo Gaudêncio, homem nordestino, analfabeto, pobre e gay, cuja existência é marcada pela opressão, repressão e pelo medo. A personagem é vítima de uma dinâmica social de exclusão, solidão e preconceito, reflexo de um machismo estrutural feroz que fere e tenta silenciar vozes não aceitas socialmente. O trabalho traz para a discussão, a partir disso, as vertentes da violência como elemento literário, dando ênfase à violência que decorre da homofobia e das questões de corpo, identidade, sexualidade e de gênero na realidade atual, apresentando novas possibilidades de se pensar tais temáticas no romance em estudo. A análise da construção dos personagens dissidentes apontou para a ruptura de estereótipos sobre os corpos socialmente abjetos, assim como indicou um processo de humanização, enfrentamento, legitimação e outras demandas relacionadas às configurações de personagens que fogem da heteronormatividade no cenário literário brasileiro. Nesse sentido, pretendeu-se desenvolver um prisma amplo de discussões, tendo à frente teorias que relacionam literatura, gênero e sociedade. A pesquisa aponta concepções de vários estudiosos no que se refere à temática em estudo, relaciona textos teóricocríticos sobre o tema e desenvolve uma leitura analítico-interpretativa da obra em pauta. Para tais discussões, lançamos mão dos estudos de Dalcastagnè (2012), Sedgwick (2007), Pellegrini (2008), Butler (2000, 2003), Foucault (2010, 2011), Louro (2001, 2018), Miskolci (2007, 2012), Trevisan (2018), Salih (2018), Schulman (2009, 2010), Kulick (2008) e outros autores que dialogam com a temática em debate. Além disso, esta dissertação discute outras análises referentes às possibilidades teóricas para entendimento da realidade e contribuição para sua transformação, consolidando a literatura como um dos instrumentos principais nesse cenário.This dissertation consists of an analysis of a fictional narrative that recognizes literature as a tool of resistance and problematization of social contexts and emphasizes reflection on “violence”, a forceful element that permeates life in society. As a reference of approach, we started from the work The word that remain, by Stênio Gardel, starring Raimundo Gaudêncio, a northeastern man, illiterate, poor and gay, whose existence is marked by oppression, repression and fear. The character is the victim of a social dynamic of exclusion, loneliness and prejudice, a reflection of a ferocious structural machismo that hurts and tries to silence voices that are not socially accepted. The work brings to the discussion, from this, the aspects of violence as a literary element, emphasizing the violence that stems from homophobia and issues of body, identity, sexuality and gender in the current reality, presenting new possibilities of thinking about such themes in the novel under study. The analysis of the construction of dissidents characters pointed to the rupture of stereotypes about socially abject bodies, as well as indicated a process of humanization, confrontation, legitimation and other demands related to the configurations of characters that flee from heteronormativity in the Brazilian literary scene. In this sense, it was intended to develop a broad prism of discussions, having at the forefront theories that relate literature, gender and society. The research points out conceptions of several scholars regarding the subject under study, relates theoretical-critical texts on the subject and develops an analytical-interpretative reading of the work in question. For such discussions, we used studies by Dalcastagnè (2012), Sedgwick (2007), Pellegrini (2008), Butler (2000, 2003), Foucault (2010, 2011), Louro (2001, 2018), Miskolci (2007, 2012), Trevisan (2018), Salih (2018), Schulman (2009, 2010), Kulick (2008) and other authors who dialogue with the topic under debate. Furthermore, this dissertation discusses other analyzes referring to the theoretical possibilities for understanding reality and contributing to its transformation, consolidating literature as one of the main instruments in this scenario.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Felizardo, Alexandre Bonafimhttp://lattes.cnpq.br/1959419139144723Felizardo, Alexandre BonafimLopes, Luiz Carlos GonçalvesDavid, Nismária AlvesBezerra, Thátilla Ruanna Dias2024-01-26T11:36:33Z2023-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, Thátilla Ruanna D. Entre linhas e palavras: homofobia e (re)existência em “A palavra que resta”, de Stênio Gardel. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-26T11:36:33Zoai:tede2:tede/1396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-26T11:36:33Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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Esta dissertação consiste em uma análise de narrativa ficcional que reconhece a literatura como ferramenta de resistência e problematização de contextos sociais e enfatiza a reflexão sobre a “violência”, elemento contundente que permeia a vida em sociedade. Como referência de abordagem, partiu-se da obra A palavra que resta, de Stênio Gardel, protagonizada por Raimundo Gaudêncio, homem nordestino, analfabeto, pobre e gay, cuja existência é marcada pela opressão, repressão e pelo medo. A personagem é vítima de uma dinâmica social de exclusão, solidão e preconceito, reflexo de um machismo estrutural feroz que fere e tenta silenciar vozes não aceitas socialmente. O trabalho traz para a discussão, a partir disso, as vertentes da violência como elemento literário, dando ênfase à violência que decorre da homofobia e das questões de corpo, identidade, sexualidade e de gênero na realidade atual, apresentando novas possibilidades de se pensar tais temáticas no romance em estudo. A análise da construção dos personagens dissidentes apontou para a ruptura de estereótipos sobre os corpos socialmente abjetos, assim como indicou um processo de humanização, enfrentamento, legitimação e outras demandas relacionadas às configurações de personagens que fogem da heteronormatividade no cenário literário brasileiro. Nesse sentido, pretendeu-se desenvolver um prisma amplo de discussões, tendo à frente teorias que relacionam literatura, gênero e sociedade. A pesquisa aponta concepções de vários estudiosos no que se refere à temática em estudo, relaciona textos teóricocríticos sobre o tema e desenvolve uma leitura analítico-interpretativa da obra em pauta. Para tais discussões, lançamos mão dos estudos de Dalcastagnè (2012), Sedgwick (2007), Pellegrini (2008), Butler (2000, 2003), Foucault (2010, 2011), Louro (2001, 2018), Miskolci (2007, 2012), Trevisan (2018), Salih (2018), Schulman (2009, 2010), Kulick (2008) e outros autores que dialogam com a temática em debate. Além disso, esta dissertação discute outras análises referentes às possibilidades teóricas para entendimento da realidade e contribuição para sua transformação, consolidando a literatura como um dos instrumentos principais nesse cenário. |
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