Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schoenardie, Rodrigo Petry
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Teixeira, Clarissa Stefani, Merino, Eugenio Andrés Díaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Projética Revista Científica de Design
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866
Resumo: This paper, through an exploratory research and literature review seeks to demonstrate product design anthropometric parameters strategic importance. The paper seeks also to reveal the various anthropometric data available and its product development validity focusing on differentiation. It concludes that anthropometry incorporation in product development allows market differential, assuming strategic value within the design process.
id UEL-10_859b0e52c8aec1a083090a0683ef3604
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8866
network_acronym_str UEL-10
network_name_str Projética Revista Científica de Design
repository_id_str
spelling Design and Antropometrics: Strategic DiferentiationDesign e Antropometria: Diferenciação EstratégicaDesignGestão de DesignAntropometriaProdutosDiferenciaçãoThis paper, through an exploratory research and literature review seeks to demonstrate product design anthropometric parameters strategic importance. The paper seeks also to reveal the various anthropometric data available and its product development validity focusing on differentiation. It concludes that anthropometry incorporation in product development allows market differential, assuming strategic value within the design process.A gestão de design, dentre suas diferentes atribuições, procura e promove informações estratégicas para o processo de design. Tais informações podem, por exemplo, focar na diferenciação dos produtos. Neste contexto, a efetiva incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos, a partir de dados estrategicamente selecionados, pode possibilitar um diferencial, do ponto de vista de forma, mercadológico e funcional, assumindo assim valor estratégico. O presente trabalho busca demonstrar, por meio de uma pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica, a importância de parâmetros antropométricos para o design de produto identificando aspectos que podem ser considerados fragilidades, dentro do processo de desenvolvimento de produtos. Para tanto, parte-se de conceituações da Ergonomia e da gestão de design. Também busca evidenciar os diversos dados antropométricos disponíveis e sua validade para utilização no desenvolvimento de produtos sob enfoque da diferenciação. Conclui-se que a incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos permite um diferencial mercadológico, assumindo valor estratégico dentro do processo de design.Universidade Estadual de Londrina2011-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/886610.5433/2236-2207.2011v2n2p31Projetica; v. 2 n. 2 (2011); 31-422236-2207reponame:Projética Revista Científica de Designinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866/9261Copyright (c) 2011 Projeticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchoenardie, Rodrigo PetryTeixeira, Clarissa StefaniMerino, Eugenio Andrés Díaz2021-10-21T12:22:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8866Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/PUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/oai||projetica@uel.br2236-22072236-2207opendoar:2021-10-21T12:22:40Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
Design e Antropometria: Diferenciação Estratégica
title Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
spellingShingle Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
Schoenardie, Rodrigo Petry
Design
Gestão de Design
Antropometria
Produtos
Diferenciação
title_short Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
title_full Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
title_fullStr Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
title_full_unstemmed Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
title_sort Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
author Schoenardie, Rodrigo Petry
author_facet Schoenardie, Rodrigo Petry
Teixeira, Clarissa Stefani
Merino, Eugenio Andrés Díaz
author_role author
author2 Teixeira, Clarissa Stefani
Merino, Eugenio Andrés Díaz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schoenardie, Rodrigo Petry
Teixeira, Clarissa Stefani
Merino, Eugenio Andrés Díaz
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão de Design
Antropometria
Produtos
Diferenciação
topic Design
Gestão de Design
Antropometria
Produtos
Diferenciação
description This paper, through an exploratory research and literature review seeks to demonstrate product design anthropometric parameters strategic importance. The paper seeks also to reveal the various anthropometric data available and its product development validity focusing on differentiation. It concludes that anthropometry incorporation in product development allows market differential, assuming strategic value within the design process.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866
10.5433/2236-2207.2011v2n2p31
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866
identifier_str_mv 10.5433/2236-2207.2011v2n2p31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866/9261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Projetica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Projetica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Projetica; v. 2 n. 2 (2011); 31-42
2236-2207
reponame:Projética Revista Científica de Design
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Projética Revista Científica de Design
collection Projética Revista Científica de Design
repository.name.fl_str_mv Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||projetica@uel.br
_version_ 1799315450437304320