Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Projética Revista Científica de Design |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866 |
Resumo: | This paper, through an exploratory research and literature review seeks to demonstrate product design anthropometric parameters strategic importance. The paper seeks also to reveal the various anthropometric data available and its product development validity focusing on differentiation. It concludes that anthropometry incorporation in product development allows market differential, assuming strategic value within the design process. |
id |
UEL-10_859b0e52c8aec1a083090a0683ef3604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8866 |
network_acronym_str |
UEL-10 |
network_name_str |
Projética Revista Científica de Design |
repository_id_str |
|
spelling |
Design and Antropometrics: Strategic DiferentiationDesign e Antropometria: Diferenciação EstratégicaDesignGestão de DesignAntropometriaProdutosDiferenciaçãoThis paper, through an exploratory research and literature review seeks to demonstrate product design anthropometric parameters strategic importance. The paper seeks also to reveal the various anthropometric data available and its product development validity focusing on differentiation. It concludes that anthropometry incorporation in product development allows market differential, assuming strategic value within the design process.A gestão de design, dentre suas diferentes atribuições, procura e promove informações estratégicas para o processo de design. Tais informações podem, por exemplo, focar na diferenciação dos produtos. Neste contexto, a efetiva incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos, a partir de dados estrategicamente selecionados, pode possibilitar um diferencial, do ponto de vista de forma, mercadológico e funcional, assumindo assim valor estratégico. O presente trabalho busca demonstrar, por meio de uma pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica, a importância de parâmetros antropométricos para o design de produto identificando aspectos que podem ser considerados fragilidades, dentro do processo de desenvolvimento de produtos. Para tanto, parte-se de conceituações da Ergonomia e da gestão de design. Também busca evidenciar os diversos dados antropométricos disponíveis e sua validade para utilização no desenvolvimento de produtos sob enfoque da diferenciação. Conclui-se que a incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos permite um diferencial mercadológico, assumindo valor estratégico dentro do processo de design.Universidade Estadual de Londrina2011-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/886610.5433/2236-2207.2011v2n2p31Projetica; v. 2 n. 2 (2011); 31-422236-2207reponame:Projética Revista Científica de Designinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866/9261Copyright (c) 2011 Projeticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchoenardie, Rodrigo PetryTeixeira, Clarissa StefaniMerino, Eugenio Andrés Díaz2021-10-21T12:22:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8866Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/PUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/oai||projetica@uel.br2236-22072236-2207opendoar:2021-10-21T12:22:40Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation Design e Antropometria: Diferenciação Estratégica |
title |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation |
spellingShingle |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation Schoenardie, Rodrigo Petry Design Gestão de Design Antropometria Produtos Diferenciação |
title_short |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation |
title_full |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation |
title_fullStr |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation |
title_full_unstemmed |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation |
title_sort |
Design and Antropometrics: Strategic Diferentiation |
author |
Schoenardie, Rodrigo Petry |
author_facet |
Schoenardie, Rodrigo Petry Teixeira, Clarissa Stefani Merino, Eugenio Andrés Díaz |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Clarissa Stefani Merino, Eugenio Andrés Díaz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schoenardie, Rodrigo Petry Teixeira, Clarissa Stefani Merino, Eugenio Andrés Díaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Gestão de Design Antropometria Produtos Diferenciação |
topic |
Design Gestão de Design Antropometria Produtos Diferenciação |
description |
This paper, through an exploratory research and literature review seeks to demonstrate product design anthropometric parameters strategic importance. The paper seeks also to reveal the various anthropometric data available and its product development validity focusing on differentiation. It concludes that anthropometry incorporation in product development allows market differential, assuming strategic value within the design process. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866 10.5433/2236-2207.2011v2n2p31 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866 |
identifier_str_mv |
10.5433/2236-2207.2011v2n2p31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/8866/9261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Projetica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Projetica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Projetica; v. 2 n. 2 (2011); 31-42 2236-2207 reponame:Projética Revista Científica de Design instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Projética Revista Científica de Design |
collection |
Projética Revista Científica de Design |
repository.name.fl_str_mv |
Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||projetica@uel.br |
_version_ |
1799315450437304320 |