Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Alexandre do
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Semina. Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726
Resumo: Can intuitively chosen criteria, if satisfied by a developing nation, predict the existence of liberary school in that nation? The main objective of this study is to determine the discrimination power and effectiveness of each criterion from a set of ten criteria as predictor of library school. Twenty-one developing countries were randomly sampled from a universe of sixty-three. Through use of statistic techniques including the point-biserial correlation (Rpbis) the efectiveness of each criterion as good predictor of library school was tested. The results show that most criteria have good predictive value, but interaction between economic, educational and informational criteria is a sine qua non for the existence of library schools in developing nations.  
id UEL-11_764758004decbb8abb0e881cca2f7677
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5726
network_acronym_str UEL-11
network_name_str Semina. Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimentoFatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento Can intuitively chosen criteria, if satisfied by a developing nation, predict the existence of liberary school in that nation? The main objective of this study is to determine the discrimination power and effectiveness of each criterion from a set of ten criteria as predictor of library school. Twenty-one developing countries were randomly sampled from a universe of sixty-three. Through use of statistic techniques including the point-biserial correlation (Rpbis) the efectiveness of each criterion as good predictor of library school was tested. The results show that most criteria have good predictive value, but interaction between economic, educational and informational criteria is a sine qua non for the existence of library schools in developing nations.     Podem critérios, escolhidos empiricamente, se satisfeitos por um país em desenvolvimento, predizer a existência de curso de Biblioteconomia nesse pais? O principal objetivo deste estudo é apresentar um método para determinar o poder discriminatório e eficácia de cada critério, num conjunto de dez critérios, como preditor de faculdade de Biblioteconomia. Vinte e um países em desenvolvimento foram amostrados aleatoriamente de um universo de sessenta e três, segundo classificação das Nações Unidas. Através de técnicas estatísticas, incluindo a correlação ponto-bisserial, testou-se a eficácia de critérios como preditores da existência de faculdade de Biblioteconomia nesses países. Os resultados mostram que a maioria dos critérios tem valor preditivo. Todavia, a interação de critérios econômicos, educacionais, e informacionais é condição sine qua non para que surjam cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento.  UEL1981-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/572610.5433/1679-0359.1981v2n8p189Semina: Ciências Agrárias; Vol. 2 No. 8 (1981); 189-198Semina: Ciências Agrárias; v. 2 n. 8 (1981); 189-1981679-03591676-546Xreponame:Semina. Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726/5211Espírito Santo, Alexandre doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-19T17:09:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5726Revistahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrariasPUBhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/oaisemina.agrarias@uel.br1679-03591676-546Xopendoar:2010-08-19T17:09:31Semina. Ciências Agrárias (Online) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
title Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
spellingShingle Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
Espírito Santo, Alexandre do
title_short Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
title_full Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
title_fullStr Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
title_full_unstemmed Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
title_sort Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
author Espírito Santo, Alexandre do
author_facet Espírito Santo, Alexandre do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Alexandre do
description Can intuitively chosen criteria, if satisfied by a developing nation, predict the existence of liberary school in that nation? The main objective of this study is to determine the discrimination power and effectiveness of each criterion from a set of ten criteria as predictor of library school. Twenty-one developing countries were randomly sampled from a universe of sixty-three. Through use of statistic techniques including the point-biserial correlation (Rpbis) the efectiveness of each criterion as good predictor of library school was tested. The results show that most criteria have good predictive value, but interaction between economic, educational and informational criteria is a sine qua non for the existence of library schools in developing nations.  
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726
10.5433/1679-0359.1981v2n8p189
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726
identifier_str_mv 10.5433/1679-0359.1981v2n8p189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726/5211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Semina: Ciências Agrárias; Vol. 2 No. 8 (1981); 189-198
Semina: Ciências Agrárias; v. 2 n. 8 (1981); 189-198
1679-0359
1676-546X
reponame:Semina. Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Semina. Ciências Agrárias (Online)
collection Semina. Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Semina. Ciências Agrárias (Online) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv semina.agrarias@uel.br
_version_ 1799306062870872064