Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Semina. Ciências Agrárias (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726 |
Resumo: | Can intuitively chosen criteria, if satisfied by a developing nation, predict the existence of liberary school in that nation? The main objective of this study is to determine the discrimination power and effectiveness of each criterion from a set of ten criteria as predictor of library school. Twenty-one developing countries were randomly sampled from a universe of sixty-three. Through use of statistic techniques including the point-biserial correlation (Rpbis) the efectiveness of each criterion as good predictor of library school was tested. The results show that most criteria have good predictive value, but interaction between economic, educational and informational criteria is a sine qua non for the existence of library schools in developing nations. |
id |
UEL-11_764758004decbb8abb0e881cca2f7677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5726 |
network_acronym_str |
UEL-11 |
network_name_str |
Semina. Ciências Agrárias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimentoFatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento Can intuitively chosen criteria, if satisfied by a developing nation, predict the existence of liberary school in that nation? The main objective of this study is to determine the discrimination power and effectiveness of each criterion from a set of ten criteria as predictor of library school. Twenty-one developing countries were randomly sampled from a universe of sixty-three. Through use of statistic techniques including the point-biserial correlation (Rpbis) the efectiveness of each criterion as good predictor of library school was tested. The results show that most criteria have good predictive value, but interaction between economic, educational and informational criteria is a sine qua non for the existence of library schools in developing nations. Podem critérios, escolhidos empiricamente, se satisfeitos por um país em desenvolvimento, predizer a existência de curso de Biblioteconomia nesse pais? O principal objetivo deste estudo é apresentar um método para determinar o poder discriminatório e eficácia de cada critério, num conjunto de dez critérios, como preditor de faculdade de Biblioteconomia. Vinte e um países em desenvolvimento foram amostrados aleatoriamente de um universo de sessenta e três, segundo classificação das Nações Unidas. Através de técnicas estatísticas, incluindo a correlação ponto-bisserial, testou-se a eficácia de critérios como preditores da existência de faculdade de Biblioteconomia nesses países. Os resultados mostram que a maioria dos critérios tem valor preditivo. Todavia, a interação de critérios econômicos, educacionais, e informacionais é condição sine qua non para que surjam cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento. UEL1981-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/572610.5433/1679-0359.1981v2n8p189Semina: Ciências Agrárias; Vol. 2 No. 8 (1981); 189-198Semina: Ciências Agrárias; v. 2 n. 8 (1981); 189-1981679-03591676-546Xreponame:Semina. Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726/5211Espírito Santo, Alexandre doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-19T17:09:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5726Revistahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrariasPUBhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/oaisemina.agrarias@uel.br1679-03591676-546Xopendoar:2010-08-19T17:09:31Semina. Ciências Agrárias (Online) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
title |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
spellingShingle |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento Espírito Santo, Alexandre do |
title_short |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
title_full |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
title_fullStr |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
title_sort |
Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento |
author |
Espírito Santo, Alexandre do |
author_facet |
Espírito Santo, Alexandre do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espírito Santo, Alexandre do |
description |
Can intuitively chosen criteria, if satisfied by a developing nation, predict the existence of liberary school in that nation? The main objective of this study is to determine the discrimination power and effectiveness of each criterion from a set of ten criteria as predictor of library school. Twenty-one developing countries were randomly sampled from a universe of sixty-three. Through use of statistic techniques including the point-biserial correlation (Rpbis) the efectiveness of each criterion as good predictor of library school was tested. The results show that most criteria have good predictive value, but interaction between economic, educational and informational criteria is a sine qua non for the existence of library schools in developing nations. |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726 10.5433/1679-0359.1981v2n8p189 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726 |
identifier_str_mv |
10.5433/1679-0359.1981v2n8p189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/5726/5211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Semina: Ciências Agrárias; Vol. 2 No. 8 (1981); 189-198 Semina: Ciências Agrárias; v. 2 n. 8 (1981); 189-198 1679-0359 1676-546X reponame:Semina. Ciências Agrárias (Online) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Semina. Ciências Agrárias (Online) |
collection |
Semina. Ciências Agrárias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Semina. Ciências Agrárias (Online) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
semina.agrarias@uel.br |
_version_ |
1799306062870872064 |