A Esparta antiga entre ingleses, franceses e alemães: lugar social, discursos e representações na historiografia contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antíteses |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39955 |
Resumo: | A História, enquanto ciência e disciplina, é um produto do lugar social de seus artífices — os historiadores. Nesse sentido, o conhecimento historiográfico deve ser concebido como um produto do trabalho acadêmico e profissional, o qual promove representações específicas dos mais variados objetos que servem de referencial para pensarmos o tempo pretérito, por meio de seu discurso. Dito isso, o presente artigo aborda a representação de Esparta no discurso de uma parcela de intelectuais franceses, ingleses e germânicos na contemporaneidade. Para tanto, discutimos a maneira como as práticas político-culturais espartanas foram apropriadas, em função do lugar social dos referidos intelectuais, com o intuito de legitimar a conduta política e o ideal de nação europeu, entre os séculos XIX e XX, sobretudo, pela apropriação das representações provenientes da Vida de Licurgo, do grego Plutarco. |
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A Esparta antiga entre ingleses, franceses e alemães: lugar social, discursos e representações na historiografia contemporâneaEspartaRepresentaçãoDiscursoApropriaçãoContemporaneidadeApropriação do Mundo ClássicoA História, enquanto ciência e disciplina, é um produto do lugar social de seus artífices — os historiadores. Nesse sentido, o conhecimento historiográfico deve ser concebido como um produto do trabalho acadêmico e profissional, o qual promove representações específicas dos mais variados objetos que servem de referencial para pensarmos o tempo pretérito, por meio de seu discurso. Dito isso, o presente artigo aborda a representação de Esparta no discurso de uma parcela de intelectuais franceses, ingleses e germânicos na contemporaneidade. Para tanto, discutimos a maneira como as práticas político-culturais espartanas foram apropriadas, em função do lugar social dos referidos intelectuais, com o intuito de legitimar a conduta política e o ideal de nação europeu, entre os séculos XIX e XX, sobretudo, pela apropriação das representações provenientes da Vida de Licurgo, do grego Plutarco.Universidade Estadual de Londrina2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Revisão Historiográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/3995510.5433/1984-3356.2020v13n26p446Antíteses; Vol. 13 No. 26 (2020): Dossiê "Medievalismo(s), neomedievalismo e recepção da Idade Média em períodos pós-medievais"; 446-469Antíteses; v. 13 n. 26 (2020): Dossiê "Medievalismo(s), neomedievalismo e recepção da Idade Média em períodos pós-medievais"; 446-4691984-3356reponame:Antítesesinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39955/28969https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39955/28970Copyright (c) 2021 Antítesesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Luis Filipe Bantim2021-02-25T12:49:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39955Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antitesesPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/oaiantiteses@uel.br||1984-33561984-3356opendoar:2021-02-25T12:49:53Antíteses - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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