A constituição das escolas públicas e subvencionadas na Província do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antíteses |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39775 |
Resumo: | O texto apresenta uma análise sobre a constituição das escolas públicas e particulares no Paraná a partir de novos parâmetros impostos pelo setor produtivo e o processo de imigração europeia. A periodização definida para o estudo abrange o ano de 1853, onde ocorreu a emancipação Paraná, até a proclamação da república em 1889. A educação na Província do Paraná encontrava-se em estado precário e como não priorizou o ensino público passou a apoiar as iniciativas particulares para a manutenção da instrução por meio de subvenções concedidas aos colégios confessionais ou particulares e sociedades filantrópicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, com utilização da pesquisa documental e, concomitantemente, do uso combinado das fontes primárias. A utilização das fontes documentais oficiais, como relatórios, pareceres, código de ensino e regulamentos, confirmam a centralidade do Estado. Por isso, pode-se afirmar que, ao longo da história da educação brasileira, o Estado tem sido o grande organizador da esfera educacional, o que justifica essa centralidade assim como o dualismo e o elitismo educacional. |
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A constituição das escolas públicas e subvencionadas na Província do ParanáHistória da EducaçãoHistória RegionalHistória das Instituições EscolaresO texto apresenta uma análise sobre a constituição das escolas públicas e particulares no Paraná a partir de novos parâmetros impostos pelo setor produtivo e o processo de imigração europeia. A periodização definida para o estudo abrange o ano de 1853, onde ocorreu a emancipação Paraná, até a proclamação da república em 1889. A educação na Província do Paraná encontrava-se em estado precário e como não priorizou o ensino público passou a apoiar as iniciativas particulares para a manutenção da instrução por meio de subvenções concedidas aos colégios confessionais ou particulares e sociedades filantrópicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, com utilização da pesquisa documental e, concomitantemente, do uso combinado das fontes primárias. A utilização das fontes documentais oficiais, como relatórios, pareceres, código de ensino e regulamentos, confirmam a centralidade do Estado. Por isso, pode-se afirmar que, ao longo da história da educação brasileira, o Estado tem sido o grande organizador da esfera educacional, o que justifica essa centralidade assim como o dualismo e o elitismo educacional.Universidade Estadual de Londrina2021-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/3977510.5433/1984-3356.2021v14n27p151Antíteses; Vol. 14 No. 27 (2021): Revista Antíteses, vol. 14, n. 27, jan-jun, 2021; 151-179Antíteses; v. 14 n. 27 (2021): Revista Antíteses, vol. 14, n. 27, jan-jun, 2021; 151-1791984-3356reponame:Antítesesinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39775/30087Copyright (c) 2021 Antítesesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartiniak, Vera Lucia2021-08-13T20:28:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39775Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antitesesPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/oaiantiteses@uel.br||1984-33561984-3356opendoar:2021-08-13T20:28:39Antíteses - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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