FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de instalação da Escola Normal Colegial Estadual André de Barros, em Floraí, no Paraná, no ano de 1961, sua história até seu encerramento em 1979. A pesquisa foi realizada com a análise de documentos da escola, tais como: livro ata e outros documentos encontrados no Departamento de Educação local, tais como fotos, e alguns depoimentos orais. Esta foi a primeira e única escola destinada à formação de professores da cidade. Como parte do trabalho mostramos como se deram as circunstâncias que permearam a instalação dessa escola no contexto do projeto de (re)ocupação planejada da região em meados do século XX conduzido pela iniciativa privada em parceria com os governos Federal e Estadual. A instituição foi um divisor social, uma referência na região, uma oportunidade de profissionalização, formando para o mercado de trabalho imediato. |
id |
UEM-11_6a52a78d950dcc04da028ccca3378fd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/63937 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁEducação. História da Educação. Instituições Escolares.Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de instalação da Escola Normal Colegial Estadual André de Barros, em Floraí, no Paraná, no ano de 1961, sua história até seu encerramento em 1979. A pesquisa foi realizada com a análise de documentos da escola, tais como: livro ata e outros documentos encontrados no Departamento de Educação local, tais como fotos, e alguns depoimentos orais. Esta foi a primeira e única escola destinada à formação de professores da cidade. Como parte do trabalho mostramos como se deram as circunstâncias que permearam a instalação dessa escola no contexto do projeto de (re)ocupação planejada da região em meados do século XX conduzido pela iniciativa privada em parceria com os governos Federal e Estadual. A instituição foi um divisor social, uma referência na região, uma oportunidade de profissionalização, formando para o mercado de trabalho imediato.Universidade Estadual de Maringá2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/6393710.4025/tpe.v25i3.63937Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 42-562237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937/751375155226Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Alencar Arnaut de Toledo, CezarDelmonico de Araujo , MarliVicentin Filipini, Eliete2022-12-29T13:22:09Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/63937Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:45.129945Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar Educação. História da Educação. Instituições Escolares. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ |
author |
de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar |
author_facet |
de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar Delmonico de Araujo , Marli Vicentin Filipini, Eliete |
author_role |
author |
author2 |
Delmonico de Araujo , Marli Vicentin Filipini, Eliete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar Delmonico de Araujo , Marli Vicentin Filipini, Eliete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. História da Educação. Instituições Escolares. |
topic |
Educação. História da Educação. Instituições Escolares. |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de instalação da Escola Normal Colegial Estadual André de Barros, em Floraí, no Paraná, no ano de 1961, sua história até seu encerramento em 1979. A pesquisa foi realizada com a análise de documentos da escola, tais como: livro ata e outros documentos encontrados no Departamento de Educação local, tais como fotos, e alguns depoimentos orais. Esta foi a primeira e única escola destinada à formação de professores da cidade. Como parte do trabalho mostramos como se deram as circunstâncias que permearam a instalação dessa escola no contexto do projeto de (re)ocupação planejada da região em meados do século XX conduzido pela iniciativa privada em parceria com os governos Federal e Estadual. A instituição foi um divisor social, uma referência na região, uma oportunidade de profissionalização, formando para o mercado de trabalho imediato. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937 10.4025/tpe.v25i3.63937 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v25i3.63937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937/751375155226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 42-56 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158414147584 |