FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Delmonico de Araujo , Marli, Vicentin Filipini, Eliete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de instalação da Escola Normal Colegial Estadual André de Barros, em Floraí, no Paraná, no ano de 1961, sua história até seu encerramento em 1979. A pesquisa foi realizada com a análise de documentos da escola, tais como: livro ata e outros documentos encontrados no Departamento de Educação local, tais como fotos, e alguns depoimentos orais. Esta foi a primeira e única escola destinada à formação de professores da cidade. Como parte do trabalho mostramos como se deram as circunstâncias que permearam a instalação dessa escola no contexto do projeto de (re)ocupação planejada da região em meados do século XX conduzido pela iniciativa privada em parceria com os governos Federal e Estadual. A instituição foi um divisor social, uma referência na região, uma oportunidade de profissionalização, formando para o mercado de trabalho imediato.
id UEM-11_6a52a78d950dcc04da028ccca3378fd2
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/63937
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁEducação. História da Educação. Instituições Escolares.Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de instalação da Escola Normal Colegial Estadual André de Barros, em Floraí, no Paraná, no ano de 1961, sua história até seu encerramento em 1979. A pesquisa foi realizada com a análise de documentos da escola, tais como: livro ata e outros documentos encontrados no Departamento de Educação local, tais como fotos, e alguns depoimentos orais. Esta foi a primeira e única escola destinada à formação de professores da cidade. Como parte do trabalho mostramos como se deram as circunstâncias que permearam a instalação dessa escola no contexto do projeto de (re)ocupação planejada da região em meados do século XX conduzido pela iniciativa privada em parceria com os governos Federal e Estadual. A instituição foi um divisor social, uma referência na região, uma oportunidade de profissionalização, formando para o mercado de trabalho imediato.Universidade Estadual de Maringá2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/6393710.4025/tpe.v25i3.63937Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 42-562237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937/751375155226Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Alencar Arnaut de Toledo, CezarDelmonico de Araujo , MarliVicentin Filipini, Eliete2022-12-29T13:22:09Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/63937Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:45.129945Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar
Educação. História da Educação. Instituições Escolares.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NOROESTE DO PARANÁ
author de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar
author_facet de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar
Delmonico de Araujo , Marli
Vicentin Filipini, Eliete
author_role author
author2 Delmonico de Araujo , Marli
Vicentin Filipini, Eliete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Alencar Arnaut de Toledo, Cezar
Delmonico de Araujo , Marli
Vicentin Filipini, Eliete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. História da Educação. Instituições Escolares.
topic Educação. História da Educação. Instituições Escolares.
description Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de instalação da Escola Normal Colegial Estadual André de Barros, em Floraí, no Paraná, no ano de 1961, sua história até seu encerramento em 1979. A pesquisa foi realizada com a análise de documentos da escola, tais como: livro ata e outros documentos encontrados no Departamento de Educação local, tais como fotos, e alguns depoimentos orais. Esta foi a primeira e única escola destinada à formação de professores da cidade. Como parte do trabalho mostramos como se deram as circunstâncias que permearam a instalação dessa escola no contexto do projeto de (re)ocupação planejada da região em meados do século XX conduzido pela iniciativa privada em parceria com os governos Federal e Estadual. A instituição foi um divisor social, uma referência na região, uma oportunidade de profissionalização, formando para o mercado de trabalho imediato.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937
10.4025/tpe.v25i3.63937
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v25i3.63937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63937/751375155226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 42-56
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158414147584