Social representations of public school students in the Federal District on Sociology in high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêses, Erlando da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediações - Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3401
Resumo: O presente artigo ressalta a instabilidade da presença da Sociologia no ensino médio brasileiro e posiciona a situação da disciplina no âmbito do Distrito Federal. Tanto os documentos oficiais quanto os professores da disciplina concordam que ela é um conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Entretanto, é ressaltada a posição do aluno acerca do ensino de Sociologia. Nesse sentido, é apresentado o resultado de uma dissertação de mestrado, que focalizou estudantes do 3º ano do ensino médio, distribuídos em grupos focais na cidadesatélite de Santa Maria e na Asa Norte de Brasília-DF. A teoria das Representações Sociais serviu como orientação ao desenvolvimento teórico-metodológico, em que Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes. Este último autor desenvolveu uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum e a existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição.
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spelling Social representations of public school students in the Federal District on Sociology in high schoolRepresentações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médioSociology of EducationSociology TeachingSocial RepresentationsSociologia da EducaçãoEnsino de SociologiaRepresentações SociaisO presente artigo ressalta a instabilidade da presença da Sociologia no ensino médio brasileiro e posiciona a situação da disciplina no âmbito do Distrito Federal. Tanto os documentos oficiais quanto os professores da disciplina concordam que ela é um conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Entretanto, é ressaltada a posição do aluno acerca do ensino de Sociologia. Nesse sentido, é apresentado o resultado de uma dissertação de mestrado, que focalizou estudantes do 3º ano do ensino médio, distribuídos em grupos focais na cidadesatélite de Santa Maria e na Asa Norte de Brasília-DF. A teoria das Representações Sociais serviu como orientação ao desenvolvimento teórico-metodológico, em que Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes. Este último autor desenvolveu uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum e a existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição.O presente artigo ressalta a instabilidade da presença da Sociologia no ensino médio brasileiro e posiciona a situação da disciplina no âmbito do Distrito Federal. Tanto os documentos oficiais quanto os professores da disciplina concordam que ela é um conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Entretanto, é ressaltada a posição do aluno acerca do ensino de Sociologia. Nesse sentido, é apresentado o resultado de uma dissertação de mestrado, que focalizou estudantes do 3º ano do ensino médio, distribuídos em grupos focais na cidade satélite de Santa Maria e na Asa Norte de Brasília-DF. A teoria das Representações Sociais serviu como orientação ao desenvolvimento teórico-metodológico, em que Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes. Este último autor desenvolveu uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum e a existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição.Universidade Estadual de Londrina2007-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/340110.5433/2176-6665.2007v12n1p177Mediações - Revista de Ciências Sociais; Vol. 12 No. 1 (2007); 177-194Mediações - Revista de Ciências Sociais; Vol. 12 Núm. 1 (2007); 177-194Mediações - Revista de Ciências Sociais; v. 12 n. 1 (2007); 177-1942176-66651414-0543reponame:Mediações - Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3401/2765Copyright (c) 2007 Erlando da Silva Rêsesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRêses, Erlando da Silva2022-05-26T14:40:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3401Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/oaimediacoes@uel.br2176-66652176-6665opendoar:2023-01-13T10:37:31.491310Mediações - Revista de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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