Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria do Socorro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705
Resumo: Este estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica.
id UEL-3_007e30f6cc538ffbaff55a196d4e63cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41705
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aulaLetramento acadêmicoGêneros textuaisPlano de aulaEtnografia da escrita8.00.00.00-2 LingüísticaLetras e ArtesEste estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica.UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4170510.5433/2237-4876.2021v24n1p115Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-129Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-1292237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30330https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30331Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria do Socorro2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41705Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
title Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
spellingShingle Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
Oliveira, Maria do Socorro
Letramento acadêmico
Gêneros textuais
Plano de aula
Etnografia da escrita
8.00.00.00-2 Lingüística
Letras e Artes
title_short Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
title_full Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
title_fullStr Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
title_full_unstemmed Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
title_sort Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
author Oliveira, Maria do Socorro
author_facet Oliveira, Maria do Socorro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico
Gêneros textuais
Plano de aula
Etnografia da escrita
8.00.00.00-2 Lingüística
Letras e Artes
topic Letramento acadêmico
Gêneros textuais
Plano de aula
Etnografia da escrita
8.00.00.00-2 Lingüística
Letras e Artes
description Este estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705
10.5433/2237-4876.2021v24n1p115
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n1p115
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30330
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-129
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-129
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964335136768