Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Article |
Language: | por eng |
Source: | Signum: Estudos da Linguagem |
DOI: | 10.5433/2237-4876.2021v24n1p115 |
Download full: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705 |
Summary: | Este estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica. |
id |
UEL-3_007e30f6cc538ffbaff55a196d4e63cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41705 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
spelling |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aulaLetramento acadêmicoGêneros textuaisPlano de aulaEtnografia da escrita8.00.00.00-2 LingüísticaLetras e ArtesEste estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica.UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4170510.5433/2237-4876.2021v24n1p115Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-129Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-1292237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30330https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30331Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria do Socorro2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41705Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
title |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
spellingShingle |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula Oliveira, Maria do Socorro Letramento acadêmico Gêneros textuais Plano de aula Etnografia da escrita 8.00.00.00-2 Lingüística Letras e Artes Oliveira, Maria do Socorro Letramento acadêmico Gêneros textuais Plano de aula Etnografia da escrita 8.00.00.00-2 Lingüística Letras e Artes |
title_short |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
title_full |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
title_fullStr |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
title_full_unstemmed |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
title_sort |
Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula |
author |
Oliveira, Maria do Socorro |
author_facet |
Oliveira, Maria do Socorro Oliveira, Maria do Socorro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Socorro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento acadêmico Gêneros textuais Plano de aula Etnografia da escrita 8.00.00.00-2 Lingüística Letras e Artes |
topic |
Letramento acadêmico Gêneros textuais Plano de aula Etnografia da escrita 8.00.00.00-2 Lingüística Letras e Artes |
description |
Este estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705 10.5433/2237-4876.2021v24n1p115 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n1p115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30330 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705/30331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-129 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 115-129 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1822182690903818241 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n1p115 |