As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kozow, Lúcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silveira, Maria Inez Matoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21662
Resumo: A prática da escrita significativa no ensino-aprendizagem de língua estrangeira é sempre postergada e praticamente inexistente na educação básica. Neste trabalho, analisamos as estratégias narrativas utilizadas por uma aluna do ensino médio profissionalizante de uma escola pública, considerando a escrita e a reescrita de um texto produzido em espanhol. Este trabalho fez parte de uma experiência didática mais ampla posta em prática na última série do ensino médio, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no campus Marechal Deodoro, no primeiro semestre de 2013, e teve por objetivo desenvolver a habilidade escrita dos alunos em Espanhol como língua estrangeira, numa visão de processo e na perspectiva de produção de um gênero textual. Para isso, utilizamos as narrativas pessoais, que são um gênero textual muito frequente nas nossas interações orais do dia-a-dia. Segundo Labov e Waletsky (1967), na estrutura interna dessas narrativas orais existem certos elementos que são geralmente incorporados pelas narrativas escritas. A análise mostrou que a aprendizagem da escrita aconteceu por meio de um processo, e que o uso do gênero narrativa pessoal como estratégia de ensino foi eficiente, na medida em que, supostamente, contribuiu para mostrar e ajudar a conscientizar a aluna colaboradora sobre como esse processo se realizou, a partir do ensino explícito que envolveu o planejamento, a escrita e a reescrita do texto produzido.
id UEL-3_07454fb9c2de0e0bc3c2f1bac395be77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21662
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em EspanholNarrativas pessoaisEnsino da escrita em espanholEnsino médio.Linguística AplicadaA prática da escrita significativa no ensino-aprendizagem de língua estrangeira é sempre postergada e praticamente inexistente na educação básica. Neste trabalho, analisamos as estratégias narrativas utilizadas por uma aluna do ensino médio profissionalizante de uma escola pública, considerando a escrita e a reescrita de um texto produzido em espanhol. Este trabalho fez parte de uma experiência didática mais ampla posta em prática na última série do ensino médio, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no campus Marechal Deodoro, no primeiro semestre de 2013, e teve por objetivo desenvolver a habilidade escrita dos alunos em Espanhol como língua estrangeira, numa visão de processo e na perspectiva de produção de um gênero textual. Para isso, utilizamos as narrativas pessoais, que são um gênero textual muito frequente nas nossas interações orais do dia-a-dia. Segundo Labov e Waletsky (1967), na estrutura interna dessas narrativas orais existem certos elementos que são geralmente incorporados pelas narrativas escritas. A análise mostrou que a aprendizagem da escrita aconteceu por meio de um processo, e que o uso do gênero narrativa pessoal como estratégia de ensino foi eficiente, na medida em que, supostamente, contribuiu para mostrar e ajudar a conscientizar a aluna colaboradora sobre como esse processo se realizou, a partir do ensino explícito que envolveu o planejamento, a escrita e a reescrita do texto produzido.UEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2166210.5433/2237-4876.2015v18n2p276Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 276-302Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 276-3022237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21662/17767Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessKozow, LúciaSilveira, Maria Inez Matoso2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21662Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
title As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
spellingShingle As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
Kozow, Lúcia
Narrativas pessoais
Ensino da escrita em espanhol
Ensino médio.
Linguística Aplicada
title_short As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
title_full As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
title_fullStr As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
title_full_unstemmed As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
title_sort As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol
author Kozow, Lúcia
author_facet Kozow, Lúcia
Silveira, Maria Inez Matoso
author_role author
author2 Silveira, Maria Inez Matoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kozow, Lúcia
Silveira, Maria Inez Matoso
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas pessoais
Ensino da escrita em espanhol
Ensino médio.
Linguística Aplicada
topic Narrativas pessoais
Ensino da escrita em espanhol
Ensino médio.
Linguística Aplicada
description A prática da escrita significativa no ensino-aprendizagem de língua estrangeira é sempre postergada e praticamente inexistente na educação básica. Neste trabalho, analisamos as estratégias narrativas utilizadas por uma aluna do ensino médio profissionalizante de uma escola pública, considerando a escrita e a reescrita de um texto produzido em espanhol. Este trabalho fez parte de uma experiência didática mais ampla posta em prática na última série do ensino médio, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no campus Marechal Deodoro, no primeiro semestre de 2013, e teve por objetivo desenvolver a habilidade escrita dos alunos em Espanhol como língua estrangeira, numa visão de processo e na perspectiva de produção de um gênero textual. Para isso, utilizamos as narrativas pessoais, que são um gênero textual muito frequente nas nossas interações orais do dia-a-dia. Segundo Labov e Waletsky (1967), na estrutura interna dessas narrativas orais existem certos elementos que são geralmente incorporados pelas narrativas escritas. A análise mostrou que a aprendizagem da escrita aconteceu por meio de um processo, e que o uso do gênero narrativa pessoal como estratégia de ensino foi eficiente, na medida em que, supostamente, contribuiu para mostrar e ajudar a conscientizar a aluna colaboradora sobre como esse processo se realizou, a partir do ensino explícito que envolveu o planejamento, a escrita e a reescrita do texto produzido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21662
10.5433/2237-4876.2015v18n2p276
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21662
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2015v18n2p276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21662/17767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 276-302
Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 276-302
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963415535616