Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meniconi, Flávia Colen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silveira, Maria Inez Matoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21608
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla sobre o processo de ensino da escrita argumentativa para alunos iniciantes no aprendizado da língua espanhola. Nosso objetivo foi analisar se o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino explícito de estratégias retóricas contribuiria para a produção de artigos de opinião em espanhol. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter interventivo. O aporte teórico do trabalho teve como referência as teorias argumentativas de cunho retórico (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007) e sociorretóricas (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). Neste artigo, apresentamos a análise discursiva e retórica de artigos de opinião elaborados pelos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que os alunos são capazes de produzir textos argumentativos em espanhol ainda nas fases iniciais de sua aprendizagem. Tal fato evidencia a importância da sistematização de sequências didáticas de ensino da escrita argumentativa, desde o início da aprendizagem do idioma. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative writing in Spanish language: a discursive and rhetorical analysis of opinion articles written by students in the beginning of Spanish language learning Abstract: This article resulted from a broader research about the teaching of argumentative writing process designed for beginners of Spanish language. Our objective was to analyse if the development of a didactic sequence with explicit teaching of rhetorical strategies would contribute for the production of opinion articles in Spanish. It deals with an action-research, with an interventional character. The theoretical rationale of the work is based on rhetorical argumentative theories (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007). In this article, we present a discursive and rhetorical analysis of opinion articles produced by the informant students who participated in the research. The results revealed that the students were able to produce argumentative texts in Spanish even in the beginning of their learning process. This fact emphasizes the importance of systematization of didactic sequences for teaching of argumentative writing since the beginning of the language learning. Keywords: writing process; argumentative writing; Spanish language teaching.
id PUC_RS-19_11cd657d12a268552841da7a41423799
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21608
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanholprodução de textoescrita argumentativaensino de espanhol.LinguísticaEste artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla sobre o processo de ensino da escrita argumentativa para alunos iniciantes no aprendizado da língua espanhola. Nosso objetivo foi analisar se o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino explícito de estratégias retóricas contribuiria para a produção de artigos de opinião em espanhol. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter interventivo. O aporte teórico do trabalho teve como referência as teorias argumentativas de cunho retórico (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007) e sociorretóricas (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). Neste artigo, apresentamos a análise discursiva e retórica de artigos de opinião elaborados pelos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que os alunos são capazes de produzir textos argumentativos em espanhol ainda nas fases iniciais de sua aprendizagem. Tal fato evidencia a importância da sistematização de sequências didáticas de ensino da escrita argumentativa, desde o início da aprendizagem do idioma. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative writing in Spanish language: a discursive and rhetorical analysis of opinion articles written by students in the beginning of Spanish language learning Abstract: This article resulted from a broader research about the teaching of argumentative writing process designed for beginners of Spanish language. Our objective was to analyse if the development of a didactic sequence with explicit teaching of rhetorical strategies would contribute for the production of opinion articles in Spanish. It deals with an action-research, with an interventional character. The theoretical rationale of the work is based on rhetorical argumentative theories (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007). In this article, we present a discursive and rhetorical analysis of opinion articles produced by the informant students who participated in the research. The results revealed that the students were able to produce argumentative texts in Spanish even in the beginning of their learning process. This fact emphasizes the importance of systematization of didactic sequences for teaching of argumentative writing since the beginning of the language learning. Keywords: writing process; argumentative writing; Spanish language teaching.Editora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguísticaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2160810.15448/1984-7726.2016.1.21608Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 166-175Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 166-175Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 166-1751984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21608/14350Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeniconi, Flávia ColenSilveira, Maria Inez Matoso2021-04-28T20:26:11Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21608Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:26:11Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
title Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
spellingShingle Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
Meniconi, Flávia Colen
produção de texto
escrita argumentativa
ensino de espanhol.
Linguística
title_short Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
title_full Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
title_fullStr Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
title_full_unstemmed Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
title_sort Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol
author Meniconi, Flávia Colen
author_facet Meniconi, Flávia Colen
Silveira, Maria Inez Matoso
author_role author
author2 Silveira, Maria Inez Matoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meniconi, Flávia Colen
Silveira, Maria Inez Matoso
dc.subject.por.fl_str_mv produção de texto
escrita argumentativa
ensino de espanhol.
Linguística
topic produção de texto
escrita argumentativa
ensino de espanhol.
Linguística
description Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla sobre o processo de ensino da escrita argumentativa para alunos iniciantes no aprendizado da língua espanhola. Nosso objetivo foi analisar se o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino explícito de estratégias retóricas contribuiria para a produção de artigos de opinião em espanhol. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter interventivo. O aporte teórico do trabalho teve como referência as teorias argumentativas de cunho retórico (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007) e sociorretóricas (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). Neste artigo, apresentamos a análise discursiva e retórica de artigos de opinião elaborados pelos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que os alunos são capazes de produzir textos argumentativos em espanhol ainda nas fases iniciais de sua aprendizagem. Tal fato evidencia a importância da sistematização de sequências didáticas de ensino da escrita argumentativa, desde o início da aprendizagem do idioma. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative writing in Spanish language: a discursive and rhetorical analysis of opinion articles written by students in the beginning of Spanish language learning Abstract: This article resulted from a broader research about the teaching of argumentative writing process designed for beginners of Spanish language. Our objective was to analyse if the development of a didactic sequence with explicit teaching of rhetorical strategies would contribute for the production of opinion articles in Spanish. It deals with an action-research, with an interventional character. The theoretical rationale of the work is based on rhetorical argumentative theories (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007). In this article, we present a discursive and rhetorical analysis of opinion articles produced by the informant students who participated in the research. The results revealed that the students were able to produce argumentative texts in Spanish even in the beginning of their learning process. This fact emphasizes the importance of systematization of didactic sequences for teaching of argumentative writing since the beginning of the language learning. Keywords: writing process; argumentative writing; Spanish language teaching.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21608
10.15448/1984-7726.2016.1.21608
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21608
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2016.1.21608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21608/14350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 166-175
Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 166-175
Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 166-175
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2016.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128780916129792