O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755 |
Resumo: | No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE. |
id |
UEL-3_07c840a21b3d472479cf98feec9a4076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40755 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileiraPortuguês Língua Estrangeira (PLE)Diplomacia CulturalCultura brasileira.LinguísticaLinguística Aplicada.No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE.UEL2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4075510.5433/2237-4876.2020v23n1p134Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-150Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-1502237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28905https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28904Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Davi2022-11-16T18:20:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40755Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:08Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
title |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
spellingShingle |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira Albuquerque, Davi Português Língua Estrangeira (PLE) Diplomacia Cultural Cultura brasileira. Linguística Linguística Aplicada. |
title_short |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
title_full |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
title_fullStr |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
title_sort |
O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira |
author |
Albuquerque, Davi |
author_facet |
Albuquerque, Davi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Davi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Língua Estrangeira (PLE) Diplomacia Cultural Cultura brasileira. Linguística Linguística Aplicada. |
topic |
Português Língua Estrangeira (PLE) Diplomacia Cultural Cultura brasileira. Linguística Linguística Aplicada. |
description |
No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755 10.5433/2237-4876.2020v23n1p134 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n1p134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28905 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-150 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-150 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964314165248 |