O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Davi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755
Resumo: No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE.
id UEL-3_07c840a21b3d472479cf98feec9a4076
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40755
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileiraPortuguês Língua Estrangeira (PLE)Diplomacia CulturalCultura brasileira.LinguísticaLinguística Aplicada.No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE.UEL2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4075510.5433/2237-4876.2020v23n1p134Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-150Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-1502237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28905https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28904Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Davi2022-11-16T18:20:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40755Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:08Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
title O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
spellingShingle O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
Albuquerque, Davi
Português Língua Estrangeira (PLE)
Diplomacia Cultural
Cultura brasileira.
Linguística
Linguística Aplicada.
title_short O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
title_full O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
title_fullStr O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
title_full_unstemmed O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
title_sort O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
author Albuquerque, Davi
author_facet Albuquerque, Davi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Davi
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Estrangeira (PLE)
Diplomacia Cultural
Cultura brasileira.
Linguística
Linguística Aplicada.
topic Português Língua Estrangeira (PLE)
Diplomacia Cultural
Cultura brasileira.
Linguística
Linguística Aplicada.
description No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755
10.5433/2237-4876.2020v23n1p134
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2020v23n1p134
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28905
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40755/28904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-150
Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 134-150
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964314165248