A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670 |
Resumo: | No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas. |
id |
UFGD-4_60c9ae0aa6c7b589a6329e84597e4e01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeiraHeterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670Raído; v. 7 n. 13 (2013); 111-1241984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670/1427Cunha, José Carlos Chaves daSantos, Edirnelis Moraes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:53:09Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
title |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
spellingShingle |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira Cunha, José Carlos Chaves da Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE. |
title_short |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
title_full |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
title_fullStr |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
title_sort |
A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira |
author |
Cunha, José Carlos Chaves da |
author_facet |
Cunha, José Carlos Chaves da Santos, Edirnelis Moraes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edirnelis Moraes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Carlos Chaves da Santos, Edirnelis Moraes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE. |
topic |
Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE. |
description |
No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670/1427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 7 n. 13 (2013); 111-124 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389026496512 |