A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Carlos Chaves da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Edirnelis Moraes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670
Resumo: No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas.
id UFGD-4_60c9ae0aa6c7b589a6329e84597e4e01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeiraHeterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670Raído; v. 7 n. 13 (2013); 111-1241984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670/1427Cunha, José Carlos Chaves daSantos, Edirnelis Moraes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1670Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:53:09Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
title A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
spellingShingle A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
Cunha, José Carlos Chaves da
Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.
title_short A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
title_full A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
title_fullStr A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
title_full_unstemmed A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
title_sort A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira
author Cunha, José Carlos Chaves da
author_facet Cunha, José Carlos Chaves da
Santos, Edirnelis Moraes dos
author_role author
author2 Santos, Edirnelis Moraes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Carlos Chaves da
Santos, Edirnelis Moraes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.
topic Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.
description No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1670/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 7 n. 13 (2013); 111-124
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389026496512