A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33736 |
Resumo: | A busca por um procedimento metodológico que possibilite ao aprendiz de língua inglesa lidar com as estruturas no contexto de interação tem sido meta preconizada pelos PCN de língua estrangeira (1998). Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma análise sobre a possibilidade de se trabalhar exercícios com gêneros textuais, considerando as duas concepções de argumentação: a retórica e a linguística. Para tanto, como fundamentação teórica, associamos a proposta de Ducrot (1987; 1988), com ênfase para os postulados da Teoria de Argumentação na Língua, e a perspectiva de Análise Linguística, de Geraldi (1984; 1997). Nesse contexto, compreende-se o Livro Didático de língua inglesa como importante corpus de análise, visto que, a partir da atividade selecionada, é possível fazer análise de natureza qualitativa, de base descritiva e com caráter propositivo. Verifica-se que o ensino na perspectiva dos gêneros textuais/discursivos proporciona ao estudante o contato com variados textos, os quais de fato circulam na sociedade. Em suma, a análise reflexiva proposta e as sugestões de ampliação visam contribuir com os estudos e as pesquisas da Semântica Argumentativa, a partir da abordagem de procedimentos que auxiliam o trabalho do professor de inglês como língua estrangeira. |
id |
UEL-3_0a3cc22ce0c65c484dc077ad822b09dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33736 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesaAnálise LinguísticaEnsino de InglêsArgumentação.8.01.01.00-3 Teoria e Análise LingüísticaA busca por um procedimento metodológico que possibilite ao aprendiz de língua inglesa lidar com as estruturas no contexto de interação tem sido meta preconizada pelos PCN de língua estrangeira (1998). Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma análise sobre a possibilidade de se trabalhar exercícios com gêneros textuais, considerando as duas concepções de argumentação: a retórica e a linguística. Para tanto, como fundamentação teórica, associamos a proposta de Ducrot (1987; 1988), com ênfase para os postulados da Teoria de Argumentação na Língua, e a perspectiva de Análise Linguística, de Geraldi (1984; 1997). Nesse contexto, compreende-se o Livro Didático de língua inglesa como importante corpus de análise, visto que, a partir da atividade selecionada, é possível fazer análise de natureza qualitativa, de base descritiva e com caráter propositivo. Verifica-se que o ensino na perspectiva dos gêneros textuais/discursivos proporciona ao estudante o contato com variados textos, os quais de fato circulam na sociedade. Em suma, a análise reflexiva proposta e as sugestões de ampliação visam contribuir com os estudos e as pesquisas da Semântica Argumentativa, a partir da abordagem de procedimentos que auxiliam o trabalho do professor de inglês como língua estrangeira.UEL2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3373610.5433/2237-4876.2018v21n2p199Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 21 No. 2 (2018): Foreign Language Pedagogy: issues of practice, education and research; 199-219Signum: Estudos da Linguagem; v. 21 n. 2 (2018): Pedagogia de Língua Estrangeira: questões de prática, formação e pesquisa; 199-2192237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33736/24458Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Thiago Magno de Carvalhodo Nascimento, Erivaldo Pereirade Souza, José Wellisten Abreu2022-11-16T18:14:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33736Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:14:12Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
title |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
spellingShingle |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa Costa, Thiago Magno de Carvalho Análise Linguística Ensino de Inglês Argumentação. 8.01.01.00-3 Teoria e Análise Lingüística |
title_short |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
title_full |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
title_fullStr |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
title_sort |
A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa |
author |
Costa, Thiago Magno de Carvalho |
author_facet |
Costa, Thiago Magno de Carvalho do Nascimento, Erivaldo Pereira de Souza, José Wellisten Abreu |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Erivaldo Pereira de Souza, José Wellisten Abreu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Thiago Magno de Carvalho do Nascimento, Erivaldo Pereira de Souza, José Wellisten Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Linguística Ensino de Inglês Argumentação. 8.01.01.00-3 Teoria e Análise Lingüística |
topic |
Análise Linguística Ensino de Inglês Argumentação. 8.01.01.00-3 Teoria e Análise Lingüística |
description |
A busca por um procedimento metodológico que possibilite ao aprendiz de língua inglesa lidar com as estruturas no contexto de interação tem sido meta preconizada pelos PCN de língua estrangeira (1998). Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma análise sobre a possibilidade de se trabalhar exercícios com gêneros textuais, considerando as duas concepções de argumentação: a retórica e a linguística. Para tanto, como fundamentação teórica, associamos a proposta de Ducrot (1987; 1988), com ênfase para os postulados da Teoria de Argumentação na Língua, e a perspectiva de Análise Linguística, de Geraldi (1984; 1997). Nesse contexto, compreende-se o Livro Didático de língua inglesa como importante corpus de análise, visto que, a partir da atividade selecionada, é possível fazer análise de natureza qualitativa, de base descritiva e com caráter propositivo. Verifica-se que o ensino na perspectiva dos gêneros textuais/discursivos proporciona ao estudante o contato com variados textos, os quais de fato circulam na sociedade. Em suma, a análise reflexiva proposta e as sugestões de ampliação visam contribuir com os estudos e as pesquisas da Semântica Argumentativa, a partir da abordagem de procedimentos que auxiliam o trabalho do professor de inglês como língua estrangeira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33736 10.5433/2237-4876.2018v21n2p199 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33736 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2018v21n2p199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33736/24458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 21 No. 2 (2018): Foreign Language Pedagogy: issues of practice, education and research; 199-219 Signum: Estudos da Linguagem; v. 21 n. 2 (2018): Pedagogia de Língua Estrangeira: questões de prática, formação e pesquisa; 199-219 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305963947163648 |