Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibular
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12571 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar resultados de análise de sequências tipológicas explicativas e argumentativas, consideradas como essencialmente dialógicas, a partir de uma proposta de escrita do gênero artigo de opinião. Os textos foram produzidos por candidatos ao Curso de Letras durante o processo seletivo vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o interacionismo sociodiscursivo (ISD) e no seu modelo de análise de textos (BRONCKART, 2003[1999]). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas, consideradas como favorecedoras de potencial argumentativo, em contraposição ao uso reduzido de sequências explicativas, usadas parcialmente pelos vestibulandos. |
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Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibularInteracionismo Sociodiscursivo. Gêneros Textuais. Sequências Tipológicas.O objetivo deste artigo é apresentar resultados de análise de sequências tipológicas explicativas e argumentativas, consideradas como essencialmente dialógicas, a partir de uma proposta de escrita do gênero artigo de opinião. Os textos foram produzidos por candidatos ao Curso de Letras durante o processo seletivo vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o interacionismo sociodiscursivo (ISD) e no seu modelo de análise de textos (BRONCKART, 2003[1999]). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas, consideradas como favorecedoras de potencial argumentativo, em contraposição ao uso reduzido de sequências explicativas, usadas parcialmente pelos vestibulandos.UEL2011-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1257110.5433/2237-4876.2012v15n3p195Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 195-222Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 195-2222237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12571/12517Gonçalves, Adair VieiraHiga, Maria Higa Ishizakiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12571Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:16Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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