Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Clara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Camargo Borges Acosta, Joana D'Arc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045
Resumo:  Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e os multiletramentos (SIGNORINI, 2012), pelo viés da interação, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes.  
id UEL-3_24fa5fa3b38af7384f38ae60255710a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18045
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentosInteração e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentosInteraçãoInteratividadeBlogs.InteractionInteractivityBlogs. Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e os multiletramentos (SIGNORINI, 2012), pelo viés da interação, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes.  Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e osmultiletramentos(SIGNORINI, 2012),pelo viés dainteração, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes. UEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQualitativaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1804510.5433/2237-4876.2015v18n2p13Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 13-49Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 13-492237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045/17759Dornelles, ClaraCamargo Borges Acosta, Joana D'Arcinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18045Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
title Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
spellingShingle Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
Dornelles, Clara
Interação
Interatividade
Blogs.
Interaction
Interactivity
Blogs.
title_short Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
title_full Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
title_fullStr Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
title_full_unstemmed Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
title_sort Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
author Dornelles, Clara
author_facet Dornelles, Clara
Camargo Borges Acosta, Joana D'Arc
author_role author
author2 Camargo Borges Acosta, Joana D'Arc
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Clara
Camargo Borges Acosta, Joana D'Arc
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Interatividade
Blogs.
Interaction
Interactivity
Blogs.
topic Interação
Interatividade
Blogs.
Interaction
Interactivity
Blogs.
description  Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e os multiletramentos (SIGNORINI, 2012), pelo viés da interação, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045
10.5433/2237-4876.2015v18n2p13
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2015v18n2p13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045/17759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 13-49
Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 13-49
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963353669632