Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo trazer à luz imagens do livro didático de LE enquanto textos potencialmente impregnados de sentidos e, como tal, demonstrar a relevância em serem alçados à condição de visibilidade no contexto educacional. Para tanto, aponta para a sistematização do processo de leitura de imagens proposto pelos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006) cujo aporte teórico-prático, denominado de Gramática Visual, busca evidenciar elementos constitutivos da imagem, bem como a sua propriedade imanente de construir sentidos. Fundamentada na necessidade de contemplar novas modalidades que vão além dos limites do código verbal, a Gramática Visual concebe o código não-verbal essencialmente como linguagem não transparente que precisa ser decodificada, problematizada e ensinada (ALMEIDA, 2008; OLIVEIRA, 2008). No intuito de empreender essa tarefa, este artigo considera, sobretudo, a leitura de imagem no contexto didático, situa a Gramática Visual, bem como sua “paisagem semiótica” e conclui com uma breve abordagem ilustrativa como sugestão de ponto de partida para futuras aplicabilidades. |
id |
UEL-3_2943fbf71047ab16a349aecd89cfd9b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8534 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LELEITURA DE IMAGEMLIVRO DIDÁTICOGRAMÁTICA VISUALEste artigo tem como objetivo trazer à luz imagens do livro didático de LE enquanto textos potencialmente impregnados de sentidos e, como tal, demonstrar a relevância em serem alçados à condição de visibilidade no contexto educacional. Para tanto, aponta para a sistematização do processo de leitura de imagens proposto pelos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006) cujo aporte teórico-prático, denominado de Gramática Visual, busca evidenciar elementos constitutivos da imagem, bem como a sua propriedade imanente de construir sentidos. Fundamentada na necessidade de contemplar novas modalidades que vão além dos limites do código verbal, a Gramática Visual concebe o código não-verbal essencialmente como linguagem não transparente que precisa ser decodificada, problematizada e ensinada (ALMEIDA, 2008; OLIVEIRA, 2008). No intuito de empreender essa tarefa, este artigo considera, sobretudo, a leitura de imagem no contexto didático, situa a Gramática Visual, bem como sua “paisagem semiótica” e conclui com uma breve abordagem ilustrativa como sugestão de ponto de partida para futuras aplicabilidades.UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresREVISÃO DE LITERATURAapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/853410.5433/2237-4876.2011v14n2p61Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 61-84Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 61-842237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534/9583Araujo, Rosilma Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8534Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
title |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
spellingShingle |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE Araujo, Rosilma Diniz LEITURA DE IMAGEM LIVRO DIDÁTICO GRAMÁTICA VISUAL |
title_short |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
title_full |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
title_fullStr |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
title_full_unstemmed |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
title_sort |
Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE |
author |
Araujo, Rosilma Diniz |
author_facet |
Araujo, Rosilma Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Rosilma Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LEITURA DE IMAGEM LIVRO DIDÁTICO GRAMÁTICA VISUAL |
topic |
LEITURA DE IMAGEM LIVRO DIDÁTICO GRAMÁTICA VISUAL |
description |
Este artigo tem como objetivo trazer à luz imagens do livro didático de LE enquanto textos potencialmente impregnados de sentidos e, como tal, demonstrar a relevância em serem alçados à condição de visibilidade no contexto educacional. Para tanto, aponta para a sistematização do processo de leitura de imagens proposto pelos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006) cujo aporte teórico-prático, denominado de Gramática Visual, busca evidenciar elementos constitutivos da imagem, bem como a sua propriedade imanente de construir sentidos. Fundamentada na necessidade de contemplar novas modalidades que vão além dos limites do código verbal, a Gramática Visual concebe o código não-verbal essencialmente como linguagem não transparente que precisa ser decodificada, problematizada e ensinada (ALMEIDA, 2008; OLIVEIRA, 2008). No intuito de empreender essa tarefa, este artigo considera, sobretudo, a leitura de imagem no contexto didático, situa a Gramática Visual, bem como sua “paisagem semiótica” e conclui com uma breve abordagem ilustrativa como sugestão de ponto de partida para futuras aplicabilidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares REVISÃO DE LITERATURA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534 10.5433/2237-4876.2011v14n2p61 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2011v14n2p61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534/9583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 61-84 Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 61-84 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962507468800 |