A tradição de ensino de gramática no livro didático de português
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
DOI: | 10.5433/2237-4876.2010v13n2p395 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6559 |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão sobre a forma de tratamento dado aos conteúdos de gramática no livro didático Português: leitura, produção, gramática – 5ª série, de Leila Lauar Sarmento, publicado pela editora Moderna. Consideramos na análise as formas de abordagem do conteúdo gramatical, os tipos de exercícios, a metodologia de trabalho que propõem e os critérios de definição de categorias usados no livro didático. Para tanto, delimitamos os dois primeiros capítulos da segunda unidade desse material, que trata da morfologia e da construção de sentido, mais especificamente, do trabalho com a classe de palavra substantivo. Na análise realizada, observamos que o livro didático introduz o estudo dos conteúdos gramaticais por meio de um texto. Apesar de propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas atividades de gramática teórica e normativa. Os exercícios apresentados são, em geral, os de identificação, de classificação e os estruturais de transformação. |
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