A tradição de ensino de gramática no livro didático de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Fátima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p395
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6559
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a forma de tratamento dado aos conteúdos de gramática no livro didático Português: leitura, produção, gramática – 5ª série, de Leila Lauar Sarmento, publicado pela editora Moderna. Consideramos na análise as formas de abordagem do conteúdo gramatical, os tipos de exercícios, a metodologia de trabalho que propõem e os critérios de definição de categorias usados no livro didático.  Para tanto, delimitamos os dois primeiros capítulos da segunda unidade desse material, que trata da morfologia e da construção de sentido, mais especificamente, do trabalho com a classe de palavra substantivo. Na análise realizada, observamos que o livro didático introduz o estudo dos conteúdos gramaticais por meio de um texto. Apesar de propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas atividades de gramática teórica e normativa. Os exercícios apresentados são, em geral, os de identificação, de classificação e os estruturais de transformação. 
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