A prática de (re) escrita e a formação continuada no interior do Amazonas: a coesão em foco
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8550 |
Resumo: | O escopo deste artigo é apresentar uma análise qualitativa dos recursos coesivos usados por professores cursistas do PARFOR, no interior do Amazonas, em um processo de escrita e um de reescrita. Foi trabalhada com estes cursistas a produção da lenda do boto muito disseminada na região em questão. Seguimos o modelo de sequências didáticas postulados por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2007) para o ensino deste gênero discursivo, e ao percebermos algumas inadequações de uso de recursos de coesão baseados em Antunes (2005), solicitamos a reescrita textual. Os resultados mostram que estes professores ainda no processo de reescrita cometem equívocos no que se refere ao domínio de coesão. |
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A prática de (re) escrita e a formação continuada no interior do Amazonas: a coesão em focoO escopo deste artigo é apresentar uma análise qualitativa dos recursos coesivos usados por professores cursistas do PARFOR, no interior do Amazonas, em um processo de escrita e um de reescrita. Foi trabalhada com estes cursistas a produção da lenda do boto muito disseminada na região em questão. Seguimos o modelo de sequências didáticas postulados por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2007) para o ensino deste gênero discursivo, e ao percebermos algumas inadequações de uso de recursos de coesão baseados em Antunes (2005), solicitamos a reescrita textual. Os resultados mostram que estes professores ainda no processo de reescrita cometem equívocos no que se refere ao domínio de coesão.UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/855010.5433/2237-4876.2011v14n2p85Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 85-104Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 85-1042237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8550/9662http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÁvila-Nóbrega, Paulo ViníciusMartins, Flávia Santos2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8550Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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