A prática de (re) escrita e a formação continuada no interior do Amazonas: a coesão em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Martins, Flávia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8550
Resumo: O escopo deste artigo é apresentar uma análise qualitativa dos recursos coesivos usados por professores cursistas do PARFOR, no interior do Amazonas, em um processo de escrita e um de reescrita. Foi trabalhada com estes cursistas a produção da lenda do boto muito disseminada na região em questão. Seguimos o modelo de sequências didáticas postulados por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2007) para o ensino deste gênero discursivo, e ao percebermos algumas inadequações de uso de recursos de coesão baseados em Antunes (2005), solicitamos a reescrita textual. Os resultados mostram que estes professores ainda no processo de reescrita cometem equívocos no que se refere ao domínio de coesão.
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