Coesão em textos escritos: análise da referenciação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-874HHM |
Resumo: | Estudo dos problemas da contextualização e descontextualização, acompanhando a evolução desses aspectos em cento e vinte oito textos produzidos por trinta e dois alunos,matriculados em 1988, em quatro escolas estaduais da cidade de viçosa-Minas Gerais, na segunda, quarta, sexta e oitava séries do primeiro grau, com 8, 10,12,14 anos respectivamente.Utiliza-se, como instrumento de análise, a categoria coesiva de referenciação, entendida a coesão como sendo marcas de superfície (coesão explícita) ou relações coesivas, (coesão implícita), com o objetivo de verificar se as variáveis nível socioeconômico, série, tipo de texto e apoio interferm nos graus dos referidos fenônemos linguísticos medidos pela relação entre o emprego de anáforas e o de exóforas. Ficou evidenciado, a nível de 5% de probalidade, que não há interação dessas variáveis em relação aos fenômenos estudados. Considerada separadamente, a variável nível socioeconômico não mostra diferenças significativa a nível de 5% . O efeito da variável série foi significativo tanto em relação à distribuição de anáfora, quanto de exófora, formando dois grandes blocos homogêneos. Em relação à anáfora, o agrupamento se dá entre as quatros primeiras séries e as quatro últimas; e, nas exóforas, entre a segunda série e as demais. Os dados mostram também uma diferenca significativa a nível de 5%, no que diz respeito ao emprego de exóforas em relação às variáveis tipo de texto e apoio, o mesmo não acontecendo no caso das anáforas. A incidência de exóforas foi maior nos textos descritivos e nos textos escritos com apoio, sejam os mesmos narrativos ou descritivos. Logo, pode-se concluir que os alunos, sujieots desta pesquisa, estão em processo de construção do conhecimento em relação à referenciação textual. |
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Marco Antônio Rodrigues VieiraGuido Antonio de AlmeidaMaria da Graca Ferreira da Costa ValIvone Vieira Morais Lamas2019-08-14T00:05:15Z2019-08-14T00:05:15Z1989-08-23http://hdl.handle.net/1843/FAEC-874HHMEstudo dos problemas da contextualização e descontextualização, acompanhando a evolução desses aspectos em cento e vinte oito textos produzidos por trinta e dois alunos,matriculados em 1988, em quatro escolas estaduais da cidade de viçosa-Minas Gerais, na segunda, quarta, sexta e oitava séries do primeiro grau, com 8, 10,12,14 anos respectivamente.Utiliza-se, como instrumento de análise, a categoria coesiva de referenciação, entendida a coesão como sendo marcas de superfície (coesão explícita) ou relações coesivas, (coesão implícita), com o objetivo de verificar se as variáveis nível socioeconômico, série, tipo de texto e apoio interferm nos graus dos referidos fenônemos linguísticos medidos pela relação entre o emprego de anáforas e o de exóforas. Ficou evidenciado, a nível de 5% de probalidade, que não há interação dessas variáveis em relação aos fenômenos estudados. Considerada separadamente, a variável nível socioeconômico não mostra diferenças significativa a nível de 5% . O efeito da variável série foi significativo tanto em relação à distribuição de anáfora, quanto de exófora, formando dois grandes blocos homogêneos. Em relação à anáfora, o agrupamento se dá entre as quatros primeiras séries e as quatro últimas; e, nas exóforas, entre a segunda série e as demais. Os dados mostram também uma diferenca significativa a nível de 5%, no que diz respeito ao emprego de exóforas em relação às variáveis tipo de texto e apoio, o mesmo não acontecendo no caso das anáforas. A incidência de exóforas foi maior nos textos descritivos e nos textos escritos com apoio, sejam os mesmos narrativos ou descritivos. Logo, pode-se concluir que os alunos, sujieots desta pesquisa, estão em processo de construção do conhecimento em relação à referenciação textual.Etude de problemes de contextulisation et décontextualisation, par l' accompagnement de l' évolution de ces aspects dans cent vingt-huit textes écrits par-trente-deux étudiants inscrits, en 1988, dans quatre écoles officielles de la ville de Viçosa- Etat de Minas Gerais, en deuxiéme, quatriéme, sixiéme et huitéme années du premier degré (nfants de 8, 10, 12 et 14 ans, respectivement). On utilise, comme instrument d' analyse, la catégorie chésive de référentiation, sous-entendant la cohésion comme étant les traits superficiels (cohésion explicite) ou des relations cohésives, (cohésion implicite) avec l'objectif de vérifier si les variables niveau socio economique, année scolaire, type de texte et appui d'images ont une influence sur le degré des phénoménes linguistiques précédemment décrits et mesurés para la relation entre l'emploi d' anaphore et celui d'exophore.II a été prouvé que ces variables ne dépendent pas i' autre par rapport aux phénomènes étudiés, à 5% de probalité. Si l' on consiére sulement la variable anneé scolaire, clle-civarie significativemente à 5%, autant par rapport à la distribution de l' exophore, formant ainsi deux grands blocs homogènes. Par rapport à l' anaphore, se groupent les quatr premiéres années scolaires et les quatre derniéres, en ce qui concerne l' exophore, la deuxiéme année se diferencie des utres. De plus, les résultts montrent une différene sinifictie, à 5%, en ce qui concerne l' usag d'exophores, duê au type de texte et à l' appui d' images, ce qui ne s' est pas passé dans le cas d' naphores. Dans aucun des deux cas le niveau socio-économique a eu une influence significative. On peut donc conclure que les élèves traversent un processus de construction de connaissance par rapport à la référentiation textuelle. Cela devient évident par la présence plus marquée de réferentiation textuelle dans les textes narratifs sans l'appui d'images et par son absence relative dans les textes narratifs realisés avec l'appui d'images. A partir de cette observation, on croit comprendre que les professeurs doivent considerer ces progrés et rétrocessions comme les étapes d'un processus durant lequel l' éléve est responsable de l' construction de sa connisssance qui ne se réalise pas de façon linéaire.Cela ne retire pas, de l'école, le devoir de planifier une intervention directe pour accélerer ce processus, mais, bien au contrire, cela l'y incite, préssupant que l' eléve, comme être humain qui parle sa langue, a la pontencilité de construire la connissance citée.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagemEducaçãodescontextualizaçãoContextualizaçãoCoesão em textos escritos: análise da referenciaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000128.pdfapplication/pdf6956497https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-874HHM/1/1000000128.pdf9997a6e96982093a8f99013be8813e9eMD51TEXT1000000128.pdf.txt1000000128.pdf.txtExtracted texttext/plain136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-874HHM/2/1000000128.pdf.txtd1ce58584181577cfe2429e40424a0e6MD521843/FAEC-874HHM2019-11-14 15:44:02.98oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-874HHMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:44:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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