A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12563 |
Resumo: | RESUMO: A investigação sobre a qualificação implícita em livros ilustrados para crianças tem como objetivo central identificar, nas encenações descritivas - sobretudo relativas à delimitação de personagens -, a função formativa subjacente às expressões nominais, às metáforas verbais e visuais e às ilustrações codificadas. Por qualificação implícita toma-se a caracterização dos seres operada sub-repticiamente e observável por via inferencial que, baseada em valores e crenças partilhados, constitui uma perspectiva de compreensão da realidade orientada por um grupo determinado histórica e socialmente. Parte-se do pressuposto que esse tipo de qualificação é um relevante fator de formação sociocultural e ideológica do indivíduo, que precisa ser levado em consideração no processo de desenvolvimento da competência leitora. Este trabalho fundamenta-se essencialmente na Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008, 2010), com destaque às noções de qualificação, modo descritivo de organização do discurso, patemização e competência linguageira. O livro intitulado “A princesa desejosa” (BIAZETTO, 2012) é tomado como corpus para análise. |
id |
UEL-3_5589982de39300c7987e13b4e4f303da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12563 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosaQualificação ImplícitaEstratégias de LeituraLivros |IlustradosRESUMO: A investigação sobre a qualificação implícita em livros ilustrados para crianças tem como objetivo central identificar, nas encenações descritivas - sobretudo relativas à delimitação de personagens -, a função formativa subjacente às expressões nominais, às metáforas verbais e visuais e às ilustrações codificadas. Por qualificação implícita toma-se a caracterização dos seres operada sub-repticiamente e observável por via inferencial que, baseada em valores e crenças partilhados, constitui uma perspectiva de compreensão da realidade orientada por um grupo determinado histórica e socialmente. Parte-se do pressuposto que esse tipo de qualificação é um relevante fator de formação sociocultural e ideológica do indivíduo, que precisa ser levado em consideração no processo de desenvolvimento da competência leitora. Este trabalho fundamenta-se essencialmente na Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008, 2010), com destaque às noções de qualificação, modo descritivo de organização do discurso, patemização e competência linguageira. O livro intitulado “A princesa desejosa” (BIAZETTO, 2012) é tomado como corpus para análise.UEL2011-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de Linguística Aplicadaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1256310.5433/2237-4876.2012v15n3p129Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 129-147Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 129-1472237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12563/12500Feres, Beatriz dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12563Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:16Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
title |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
spellingShingle |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa Feres, Beatriz dos Santos Qualificação Implícita Estratégias de Leitura Livros |Ilustrados |
title_short |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
title_full |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
title_fullStr |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
title_full_unstemmed |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
title_sort |
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa |
author |
Feres, Beatriz dos Santos |
author_facet |
Feres, Beatriz dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feres, Beatriz dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualificação Implícita Estratégias de Leitura Livros |Ilustrados |
topic |
Qualificação Implícita Estratégias de Leitura Livros |Ilustrados |
description |
RESUMO: A investigação sobre a qualificação implícita em livros ilustrados para crianças tem como objetivo central identificar, nas encenações descritivas - sobretudo relativas à delimitação de personagens -, a função formativa subjacente às expressões nominais, às metáforas verbais e visuais e às ilustrações codificadas. Por qualificação implícita toma-se a caracterização dos seres operada sub-repticiamente e observável por via inferencial que, baseada em valores e crenças partilhados, constitui uma perspectiva de compreensão da realidade orientada por um grupo determinado histórica e socialmente. Parte-se do pressuposto que esse tipo de qualificação é um relevante fator de formação sociocultural e ideológica do indivíduo, que precisa ser levado em consideração no processo de desenvolvimento da competência leitora. Este trabalho fundamenta-se essencialmente na Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008, 2010), com destaque às noções de qualificação, modo descritivo de organização do discurso, patemização e competência linguageira. O livro intitulado “A princesa desejosa” (BIAZETTO, 2012) é tomado como corpus para análise. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa de Linguística Aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12563 10.5433/2237-4876.2012v15n3p129 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12563 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2012v15n3p129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12563/12500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 129-147 Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 129-147 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962848256000 |