Implícitos e inferências: as Partes que faltam na literatura ilustrada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16754 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado teve o objetivo principal de analisar livros ilustrados considerados infantis, mas com forte potencial comunicativo para outras idades, devido a implícitos e inferências programados. A hipótese elaborada é de que a ilustração não é fator limitador para o tu-interpretante, que pode ser somente infantil ou não. Os livros do corpus principal foram A parte que falta (SILVERSTEIN, 2018a), A parte de falta encontra o grande O (SILVERSTEIN 2018b) e Fico à espera... (CALI, 2007). A pesquisa conta com uma revisão bibliográfica inicial, filiada primordialmente à Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, porém se estabelecem interfaces com outras áreas, principalmente a Teoria e a Crítica da Literatura Infantojuvenil. Como fundamentação teórica, trabalham-se conceitos como “livro ilustrado” e “narrativa”, de Linden (2011), Hunt (2010) e Nikolajeva e Scott (2011); “sentido de discurso”, “interpretação”, “compreensão”, “implícitos” e “modo narrativo”, de Charaudeau (1996, 1999, 2001, 2010, 2013, 2016, 2017, 2018a, 2018b); “inferências”, de Dell’isola (2001); “fases da literatura infantojuvenil”, de Coelho (2000); “literatura crossover”, de Beckett (2009), entre outros. Em meio à parte teórica, já são feitas breves análises, como exemplificações dos conceitos. Algumas dessas aplicações são feitas em fragmentos das obras do corpus principal e outras são realizadas no corpus de apoio, que conta com títulos como Flicts (ZIRALDO, 2012), Meninas (ZIRALDO, 2016), O pequeno príncipe (SAINT-EXUPÉRY, 1994), A árvore generosa (SILVERSTEIN, 2001) e O menino que colecionava lugares (JANER, 2016). Como metodologia de análise, escolheu-se o método qualitativo, por isso apenas três obras. Como resultados, espera-se comprovar que esses três livros verbo-visuais, assim como muitos outros do universo literário, têm potencial destinação para um público amplo, não apenas para o segmento infantil ou juvenil, pois atendem aos critérios crossover de Beckett (2009) e atravessam as classificações tradicionais |
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Implícitos e inferências: as Partes que faltam na literatura ilustradaSemiolinguísticaLivro ilustradoImplícitosInferênciasLiteratura crossoverLivro ilustradoInferência (Lógica)SemiolinguísticaLiteratura infantojuvenilSemiolinguisticsPicturebookImplicitsInferencesCrossover literatureEsta dissertação de mestrado teve o objetivo principal de analisar livros ilustrados considerados infantis, mas com forte potencial comunicativo para outras idades, devido a implícitos e inferências programados. A hipótese elaborada é de que a ilustração não é fator limitador para o tu-interpretante, que pode ser somente infantil ou não. Os livros do corpus principal foram A parte que falta (SILVERSTEIN, 2018a), A parte de falta encontra o grande O (SILVERSTEIN 2018b) e Fico à espera... (CALI, 2007). A pesquisa conta com uma revisão bibliográfica inicial, filiada primordialmente à Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, porém se estabelecem interfaces com outras áreas, principalmente a Teoria e a Crítica da Literatura Infantojuvenil. Como fundamentação teórica, trabalham-se conceitos como “livro ilustrado” e “narrativa”, de Linden (2011), Hunt (2010) e Nikolajeva e Scott (2011); “sentido de discurso”, “interpretação”, “compreensão”, “implícitos” e “modo narrativo”, de Charaudeau (1996, 1999, 2001, 2010, 2013, 2016, 2017, 2018a, 2018b); “inferências”, de Dell’isola (2001); “fases da literatura infantojuvenil”, de Coelho (2000); “literatura crossover”, de Beckett (2009), entre outros. Em meio à parte teórica, já são feitas breves análises, como exemplificações dos conceitos. Algumas dessas aplicações são feitas em fragmentos das obras do corpus principal e outras são realizadas no corpus de apoio, que conta com títulos como Flicts (ZIRALDO, 2012), Meninas (ZIRALDO, 2016), O pequeno príncipe (SAINT-EXUPÉRY, 1994), A árvore generosa (SILVERSTEIN, 2001) e O menino que colecionava lugares (JANER, 2016). Como metodologia de análise, escolheu-se o método qualitativo, por isso apenas três obras. Como resultados, espera-se comprovar que esses três livros verbo-visuais, assim como muitos outros do universo literário, têm potencial destinação para um público amplo, não apenas para o segmento infantil ou juvenil, pois atendem aos critérios crossover de Beckett (2009) e atravessam as classificações tradicionaisThis master's thesis had the main objective of analyzing picturebooks considered to be children, but with strong communicative potential for other ages, due to implicits and inferences programmed. The hypothesis elaborated is that the illustration is not a limitingg factor for the tu-interpretant, which may be only childish or not. The books in the main corpus were The missing peace (SILVERSTEIN, 2018a), The missing peace meets the big O (SILVERSTEIN 2018b) and I'm waiting... (CALI, 2007). The research has an initial bibliographic review, primarily affiliated to the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, but interfaces are established with other areas, mainly the Theory and Criticism of Children's Literature. As a theoretical foundation, concepts such as “picturebook” and “narrative”, by Linden (2011), Hunt (2010) and Nikolajeva and Scott (2011); “sense of discourse”, “interpretation”, “comprehension”, “implicit” and “narrative mode”, by Charaudeau (1996, 1999, 2001, 2010, 2013, 2016, 2017, 2018a, 2018b); “inferences”, by Dell’isola (2001); “phases of children's literature”, by Coelho (2000); “crossover literature”, by Beckett (2009), among others. In the middle of the theoretical part, brief analyzes are already made, as examples of the concepts. Some of these applications are made in fragments of the titles of the main corpus and others are made in the supporting corpus, which has titles such as Flicts (ZIRALDO, 2012), Meninas (ZIRALDO, 2016), The little prince (SAINT-EXUPÉRY, 1994), The Giving Tree (SILVERSTEIN, 2001) and O menino que colecionava lugares (JANER, 2016). As a methodology of analysis, the qualitative method was chosen, which is why only three books. As a result, the hope is to prove that these three verb-visual books, as well as many others in the literary universe, have the potential to be used by a wide audience, not only for children or youth, as they meet Beckett's (2009) crossover criteria and cross the traditional classifications.201 f.Feres, Beatriz dos SantosXavier, Glayci Kelli Reis da SilvaPerim, Regina Silva MichelliCorreia, Júlia Vieira2021-01-25T17:11:15Z2021-01-25T17:11:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16754CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-16T23:38:24Zoai:app.uff.br:1/16754Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:02.976585Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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