A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6961 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação do professor em que pese sua qualificação profissional para explicar e justificar a questão da variação linguística tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. A variação linguística a ser tratada neste texto diz respeito ao Português Padrão e Português Não Padrão, na qual será realizada uma reflexão teórica sobre os cursos de formação de professores tendo como principais sujeitos os assentados de reforma agrária e os professores de Língua Portuguesa. Como resultado é possível inferir que os professores demonstram ter noções sobe as diversidades linguísticas, no entanto, não conseguem explicar e justificar de forma eficiente os fenômenos que correspondem as variedades linguísticas. Desta forma, se na universidade houvesse o estudo da disciplina da Sociolinguística, esta lacuna de conhecimento poderia ser suprida. |
id |
UTFPR-10_ce509e759826807dcf750ab79cb9500a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6961 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesaLingüística, Letras e Artes e Sociolingüística e DialetologiaFormação de professores; Sociolinguística; Variação Linguística.O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação do professor em que pese sua qualificação profissional para explicar e justificar a questão da variação linguística tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. A variação linguística a ser tratada neste texto diz respeito ao Português Padrão e Português Não Padrão, na qual será realizada uma reflexão teórica sobre os cursos de formação de professores tendo como principais sujeitos os assentados de reforma agrária e os professores de Língua Portuguesa. Como resultado é possível inferir que os professores demonstram ter noções sobe as diversidades linguísticas, no entanto, não conseguem explicar e justificar de forma eficiente os fenômenos que correspondem as variedades linguísticas. Desta forma, se na universidade houvesse o estudo da disciplina da Sociolinguística, esta lacuna de conhecimento poderia ser suprida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nupeas, Universidade Federal do Amazonasdos Santos, Andreza MarciãoNogueira, Ana Cláudia Fernandesde Andrade, Aldair Oliveira2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/696110.3895/rl.v19n26.6961Revista de Letras; v. 19, n. 26 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n26reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6961/4897Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T20:00:12Zoai:periodicos.utfpr:article/6961Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-04-02T20:00:12Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
title |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
spellingShingle |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa dos Santos, Andreza Marcião Lingüística, Letras e Artes e Sociolingüística e Dialetologia Formação de professores; Sociolinguística; Variação Linguística. |
title_short |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
title_full |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
title_fullStr |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
title_sort |
A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa |
author |
dos Santos, Andreza Marcião |
author_facet |
dos Santos, Andreza Marcião Nogueira, Ana Cláudia Fernandes de Andrade, Aldair Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Ana Cláudia Fernandes de Andrade, Aldair Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nupeas, Universidade Federal do Amazonas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Andreza Marcião Nogueira, Ana Cláudia Fernandes de Andrade, Aldair Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes e Sociolingüística e Dialetologia Formação de professores; Sociolinguística; Variação Linguística. |
topic |
Lingüística, Letras e Artes e Sociolingüística e Dialetologia Formação de professores; Sociolinguística; Variação Linguística. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação do professor em que pese sua qualificação profissional para explicar e justificar a questão da variação linguística tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. A variação linguística a ser tratada neste texto diz respeito ao Português Padrão e Português Não Padrão, na qual será realizada uma reflexão teórica sobre os cursos de formação de professores tendo como principais sujeitos os assentados de reforma agrária e os professores de Língua Portuguesa. Como resultado é possível inferir que os professores demonstram ter noções sobe as diversidades linguísticas, no entanto, não conseguem explicar e justificar de forma eficiente os fenômenos que correspondem as variedades linguísticas. Desta forma, se na universidade houvesse o estudo da disciplina da Sociolinguística, esta lacuna de conhecimento poderia ser suprida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6961 10.3895/rl.v19n26.6961 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6961 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v19n26.6961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6961/4897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 19, n. 26 (2017) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v19n26 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059656093696 |