Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751 |
Resumo: | Considerando a presença cada vez mais constante de gêneros multimodais digitais no cotidiano e a necessidade de contribuir para formação de alunos que sejam leitores mais críticos, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com o gênero videoanimação, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem, especialmente as multissemióticas (LENHARO, 2016). Recorremos, para tanto, ao referencial teórico da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) como metodologia de análise, além das considerações relacionadas às capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BEATO-CANATO; STUTZ; CRISTOVÃO, 2019), conforme o enquadre do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012). Em seguida, apresentamos a videoanimação Lava (2015), propondo uma descrição analítica desse curta, por meio da GDV, como forma de demonstrar as possíveis leituras decorrentes da relação entre as linguagens verbal e visual utilizadas. Chegamos, então, às considerações de que a GDV permite a análise da videoanimação, potencializando, em articulação com o ISD, o desenvolvimento de capacidades de linguagem que possibilitam a compreensão crítica desse gênero. |
id |
UEL-3_6186585bb4898bd63fa95d8f4102728b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40751 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digitalgênero videoanimaçãocapacidades de linguagemGramática do Design Visual (GDV).8.01.00.00-7 Linguística Considerando a presença cada vez mais constante de gêneros multimodais digitais no cotidiano e a necessidade de contribuir para formação de alunos que sejam leitores mais críticos, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com o gênero videoanimação, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem, especialmente as multissemióticas (LENHARO, 2016). Recorremos, para tanto, ao referencial teórico da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) como metodologia de análise, além das considerações relacionadas às capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BEATO-CANATO; STUTZ; CRISTOVÃO, 2019), conforme o enquadre do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012). Em seguida, apresentamos a videoanimação Lava (2015), propondo uma descrição analítica desse curta, por meio da GDV, como forma de demonstrar as possíveis leituras decorrentes da relação entre as linguagens verbal e visual utilizadas. Chegamos, então, às considerações de que a GDV permite a análise da videoanimação, potencializando, em articulação com o ISD, o desenvolvimento de capacidades de linguagem que possibilitam a compreensão crítica desse gênero.UEL2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4075110.5433/2237-4876.2020v23n3p149Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 149-167Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 149-1672237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29821https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29822Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marta CristinaDias, Jaciluz2022-11-16T18:21:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40751Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:01Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
title |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
spellingShingle |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital da Silva, Marta Cristina gênero videoanimação capacidades de linguagem Gramática do Design Visual (GDV). 8.01.00.00-7 Linguística |
title_short |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
title_full |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
title_fullStr |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
title_full_unstemmed |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
title_sort |
Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital |
author |
da Silva, Marta Cristina |
author_facet |
da Silva, Marta Cristina Dias, Jaciluz |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Jaciluz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Marta Cristina Dias, Jaciluz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero videoanimação capacidades de linguagem Gramática do Design Visual (GDV). 8.01.00.00-7 Linguística |
topic |
gênero videoanimação capacidades de linguagem Gramática do Design Visual (GDV). 8.01.00.00-7 Linguística |
description |
Considerando a presença cada vez mais constante de gêneros multimodais digitais no cotidiano e a necessidade de contribuir para formação de alunos que sejam leitores mais críticos, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com o gênero videoanimação, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem, especialmente as multissemióticas (LENHARO, 2016). Recorremos, para tanto, ao referencial teórico da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) como metodologia de análise, além das considerações relacionadas às capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BEATO-CANATO; STUTZ; CRISTOVÃO, 2019), conforme o enquadre do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012). Em seguida, apresentamos a videoanimação Lava (2015), propondo uma descrição analítica desse curta, por meio da GDV, como forma de demonstrar as possíveis leituras decorrentes da relação entre as linguagens verbal e visual utilizadas. Chegamos, então, às considerações de que a GDV permite a análise da videoanimação, potencializando, em articulação com o ISD, o desenvolvimento de capacidades de linguagem que possibilitam a compreensão crítica desse gênero. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751 10.5433/2237-4876.2020v23n3p149 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n3p149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29821 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 149-167 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 149-167 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964312068096 |