Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marta Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Jaciluz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751
Resumo:  Considerando a presença cada vez mais constante de gêneros multimodais digitais no cotidiano e a necessidade de contribuir para formação de alunos que sejam leitores mais críticos, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com o gênero videoanimação, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem, especialmente as multissemióticas (LENHARO, 2016). Recorremos, para tanto, ao referencial teórico da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) como metodologia de análise, além das considerações relacionadas às capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BEATO-CANATO; STUTZ; CRISTOVÃO, 2019), conforme o enquadre do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012). Em seguida, apresentamos a videoanimação Lava (2015), propondo uma descrição analítica desse curta, por meio da GDV, como forma de demonstrar as possíveis leituras decorrentes da relação entre as linguagens verbal e visual utilizadas. Chegamos, então, às considerações de que a GDV permite a análise da videoanimação, potencializando, em articulação com o ISD, o desenvolvimento de capacidades de linguagem que possibilitam a compreensão crítica desse gênero.
id UEL-3_6186585bb4898bd63fa95d8f4102728b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40751
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digitalgênero videoanimaçãocapacidades de linguagemGramática do Design Visual (GDV).8.01.00.00-7 Linguística Considerando a presença cada vez mais constante de gêneros multimodais digitais no cotidiano e a necessidade de contribuir para formação de alunos que sejam leitores mais críticos, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com o gênero videoanimação, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem, especialmente as multissemióticas (LENHARO, 2016). Recorremos, para tanto, ao referencial teórico da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) como metodologia de análise, além das considerações relacionadas às capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BEATO-CANATO; STUTZ; CRISTOVÃO, 2019), conforme o enquadre do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012). Em seguida, apresentamos a videoanimação Lava (2015), propondo uma descrição analítica desse curta, por meio da GDV, como forma de demonstrar as possíveis leituras decorrentes da relação entre as linguagens verbal e visual utilizadas. Chegamos, então, às considerações de que a GDV permite a análise da videoanimação, potencializando, em articulação com o ISD, o desenvolvimento de capacidades de linguagem que possibilitam a compreensão crítica desse gênero.UEL2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4075110.5433/2237-4876.2020v23n3p149Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 149-167Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 149-1672237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29821https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29822Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marta CristinaDias, Jaciluz2022-11-16T18:21:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40751Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:01Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
title Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
spellingShingle Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
da Silva, Marta Cristina
gênero videoanimação
capacidades de linguagem
Gramática do Design Visual (GDV).
8.01.00.00-7 Linguística
title_short Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
title_full Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
title_fullStr Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
title_full_unstemmed Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
title_sort Videoanimação Lava: GDV e capacidades de linguagem no estudo de um gênero multimodal digital
author da Silva, Marta Cristina
author_facet da Silva, Marta Cristina
Dias, Jaciluz
author_role author
author2 Dias, Jaciluz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Marta Cristina
Dias, Jaciluz
dc.subject.por.fl_str_mv gênero videoanimação
capacidades de linguagem
Gramática do Design Visual (GDV).
8.01.00.00-7 Linguística
topic gênero videoanimação
capacidades de linguagem
Gramática do Design Visual (GDV).
8.01.00.00-7 Linguística
description  Considerando a presença cada vez mais constante de gêneros multimodais digitais no cotidiano e a necessidade de contribuir para formação de alunos que sejam leitores mais críticos, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com o gênero videoanimação, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem, especialmente as multissemióticas (LENHARO, 2016). Recorremos, para tanto, ao referencial teórico da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) como metodologia de análise, além das considerações relacionadas às capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BEATO-CANATO; STUTZ; CRISTOVÃO, 2019), conforme o enquadre do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012). Em seguida, apresentamos a videoanimação Lava (2015), propondo uma descrição analítica desse curta, por meio da GDV, como forma de demonstrar as possíveis leituras decorrentes da relação entre as linguagens verbal e visual utilizadas. Chegamos, então, às considerações de que a GDV permite a análise da videoanimação, potencializando, em articulação com o ISD, o desenvolvimento de capacidades de linguagem que possibilitam a compreensão crítica desse gênero.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751
10.5433/2237-4876.2020v23n3p149
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2020v23n3p149
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29821
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40751/29822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 149-167
Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 149-167
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964312068096