A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8544
Resumo: Sabemos que o ensino de Língua Portuguesa está centrado em uma metodologia voltada para a prescrição, provocando o insucesso dos estudantes quando avaliados. Tentamos, então, entender por que os professores de língua materna ainda persistem em tal perspectiva de ensino, utilizando as teorias de Foucault (1997, 1997a, 2003), acerca dos procedimentos de controle dos discursos, da sociedade do discurso e da sociedade disciplinar. Em relação ao primeiro, entendemos que a Língua Portuguesa, na medida em que se torna uma disciplina, traz em seu bojo, um conjunto de verdades a ser ensinado / aprendido; quanto à segunda, pressupomos que os professores de língua materna são partícipes de uma sociedade de discurso, controlando as verdades a eles sancionadas; à terceira, por seu turno, cabe controlar o comportamento dos sujeitos, tornando-os dóceis e disciplinados. Consequentemente, o poder disciplinador produz igualmente um saber. Essa teoria é aplicada na análise dos discursos de professores de língua, a partir de entrevistas em dez escolas no Estado de Sergipe, nos municípios de Itabaiana e Aracaju. A análise se configura como qualitativa. 
id UEL-3_75604dd0c0c8675bbbb30bb9b89d1891
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8544
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?Ensino de Língua PortuguesaAnálise de DiscursoControle dos Discursos.Sabemos que o ensino de Língua Portuguesa está centrado em uma metodologia voltada para a prescrição, provocando o insucesso dos estudantes quando avaliados. Tentamos, então, entender por que os professores de língua materna ainda persistem em tal perspectiva de ensino, utilizando as teorias de Foucault (1997, 1997a, 2003), acerca dos procedimentos de controle dos discursos, da sociedade do discurso e da sociedade disciplinar. Em relação ao primeiro, entendemos que a Língua Portuguesa, na medida em que se torna uma disciplina, traz em seu bojo, um conjunto de verdades a ser ensinado / aprendido; quanto à segunda, pressupomos que os professores de língua materna são partícipes de uma sociedade de discurso, controlando as verdades a eles sancionadas; à terceira, por seu turno, cabe controlar o comportamento dos sujeitos, tornando-os dóceis e disciplinados. Consequentemente, o poder disciplinador produz igualmente um saber. Essa teoria é aplicada na análise dos discursos de professores de língua, a partir de entrevistas em dez escolas no Estado de Sergipe, nos municípios de Itabaiana e Aracaju. A análise se configura como qualitativa. UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEntrevista semi-estruturadaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/854410.5433/2237-4876.2011v14n2p117Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 117-134Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 117-1342237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8544/9563Barros, Maria Emília de Rodat Aguiar Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8544Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
title A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
spellingShingle A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
Barros, Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto
Ensino de Língua Portuguesa
Análise de Discurso
Controle dos Discursos.
title_short A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
title_full A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
title_fullStr A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
title_full_unstemmed A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
title_sort A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?
author Barros, Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto
author_facet Barros, Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa
Análise de Discurso
Controle dos Discursos.
topic Ensino de Língua Portuguesa
Análise de Discurso
Controle dos Discursos.
description Sabemos que o ensino de Língua Portuguesa está centrado em uma metodologia voltada para a prescrição, provocando o insucesso dos estudantes quando avaliados. Tentamos, então, entender por que os professores de língua materna ainda persistem em tal perspectiva de ensino, utilizando as teorias de Foucault (1997, 1997a, 2003), acerca dos procedimentos de controle dos discursos, da sociedade do discurso e da sociedade disciplinar. Em relação ao primeiro, entendemos que a Língua Portuguesa, na medida em que se torna uma disciplina, traz em seu bojo, um conjunto de verdades a ser ensinado / aprendido; quanto à segunda, pressupomos que os professores de língua materna são partícipes de uma sociedade de discurso, controlando as verdades a eles sancionadas; à terceira, por seu turno, cabe controlar o comportamento dos sujeitos, tornando-os dóceis e disciplinados. Consequentemente, o poder disciplinador produz igualmente um saber. Essa teoria é aplicada na análise dos discursos de professores de língua, a partir de entrevistas em dez escolas no Estado de Sergipe, nos municípios de Itabaiana e Aracaju. A análise se configura como qualitativa. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Entrevista semi-estruturada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8544
10.5433/2237-4876.2011v14n2p117
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8544
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2011v14n2p117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8544/9563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 117-134
Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 117-134
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962512711680