Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Vassoler, Aline Mara de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Raposo de Medeiros, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15707
Resumo: OBJETIVO: Analisar o comportamento da frequência fundamental (F0) na fala emotiva e na fala neutra. MÉTODOS: Três atrizes profissionais participaram da pesquisa. As atrizes leram um texto com fala neutra e interpretando as emoções (alegria, raiva, medo e tristeza). Para cada situação, as atrizes repetiram o texto proposto cinco vezes, totalizando 75 gravações.  O registro de amostra de fala ocorreu no laboratório Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (CCE-USP) através de equipamentos específicos. Selecionou-se uma sentença do texto, a qual foi segmentada para unidades ainda menores (sílabas). A fim de obter os valores de F0, utilizou-se o software Praat e scripts específicos. RESULTADOS: Ao analisar a média de F0, foi possível constatar que a alegria se encontra nas faixas frequências mais altas ao contrário da tristeza, que apresenta valores de F0 baixo. A variação de F0 na raiva manteve-se semelhante nas três atrizes, diferente do medo que não manteve um padrão na variação de F0. CONCLUSÃO: Os valores de F0, tanto da média, quanto da variação de F0 são importantes na diferenciação das emoções: alegria, raiva e tristeza. A emoção medo parece ser influenciada por outros comportamentos acústicos e fisiológicos – a serem estudados em estudo mais abrangente – além da F0.
id UEL-3_7bf9f2291676264fc52b96dda96ab85f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15707
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiroFonéticaAcústica da FalaEmoção.OBJETIVO: Analisar o comportamento da frequência fundamental (F0) na fala emotiva e na fala neutra. MÉTODOS: Três atrizes profissionais participaram da pesquisa. As atrizes leram um texto com fala neutra e interpretando as emoções (alegria, raiva, medo e tristeza). Para cada situação, as atrizes repetiram o texto proposto cinco vezes, totalizando 75 gravações.  O registro de amostra de fala ocorreu no laboratório Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (CCE-USP) através de equipamentos específicos. Selecionou-se uma sentença do texto, a qual foi segmentada para unidades ainda menores (sílabas). A fim de obter os valores de F0, utilizou-se o software Praat e scripts específicos. RESULTADOS: Ao analisar a média de F0, foi possível constatar que a alegria se encontra nas faixas frequências mais altas ao contrário da tristeza, que apresenta valores de F0 baixo. A variação de F0 na raiva manteve-se semelhante nas três atrizes, diferente do medo que não manteve um padrão na variação de F0. CONCLUSÃO: Os valores de F0, tanto da média, quanto da variação de F0 são importantes na diferenciação das emoções: alegria, raiva e tristeza. A emoção medo parece ser influenciada por outros comportamentos acústicos e fisiológicos – a serem estudados em estudo mais abrangente – além da F0.UEL2013-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Experimental.application/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1570710.5433/2237-4876.2013v16n2p327Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 16 No. 2 (2013): Volume Atemático; 327-352Signum: Estudos da Linguagem; v. 16 n. 2 (2013): Volume Atemático; 327-3522237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15707/pdf_12Oliveira Vassoler, Aline Mara deRaposo de Medeiros, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15707Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:59Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
title Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
spellingShingle Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
Oliveira Vassoler, Aline Mara de
Fonética
Acústica da Fala
Emoção.
title_short Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
title_full Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
title_fullStr Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
title_full_unstemmed Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
title_sort Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
author Oliveira Vassoler, Aline Mara de
author_facet Oliveira Vassoler, Aline Mara de
Raposo de Medeiros, Beatriz
author_role author
author2 Raposo de Medeiros, Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Vassoler, Aline Mara de
Raposo de Medeiros, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Fonética
Acústica da Fala
Emoção.
topic Fonética
Acústica da Fala
Emoção.
description OBJETIVO: Analisar o comportamento da frequência fundamental (F0) na fala emotiva e na fala neutra. MÉTODOS: Três atrizes profissionais participaram da pesquisa. As atrizes leram um texto com fala neutra e interpretando as emoções (alegria, raiva, medo e tristeza). Para cada situação, as atrizes repetiram o texto proposto cinco vezes, totalizando 75 gravações.  O registro de amostra de fala ocorreu no laboratório Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (CCE-USP) através de equipamentos específicos. Selecionou-se uma sentença do texto, a qual foi segmentada para unidades ainda menores (sílabas). A fim de obter os valores de F0, utilizou-se o software Praat e scripts específicos. RESULTADOS: Ao analisar a média de F0, foi possível constatar que a alegria se encontra nas faixas frequências mais altas ao contrário da tristeza, que apresenta valores de F0 baixo. A variação de F0 na raiva manteve-se semelhante nas três atrizes, diferente do medo que não manteve um padrão na variação de F0. CONCLUSÃO: Os valores de F0, tanto da média, quanto da variação de F0 são importantes na diferenciação das emoções: alegria, raiva e tristeza. A emoção medo parece ser influenciada por outros comportamentos acústicos e fisiológicos – a serem estudados em estudo mais abrangente – além da F0.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Experimental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15707
10.5433/2237-4876.2013v16n2p327
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15707
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2013v16n2p327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15707/pdf_12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 16 No. 2 (2013): Volume Atemático; 327-352
Signum: Estudos da Linguagem; v. 16 n. 2 (2013): Volume Atemático; 327-352
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962938433536