A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Esquinsani, Valdocir Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067
Resumo: Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional.  Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto.   Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011.  O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados.  O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários?  Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.
id UEL-3_7e573b0e8006dea0f27c54577f4309b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13067
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídiaLíngua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional.  Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto.   Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011.  O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados.  O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários?  Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.EDUEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1306710.5433/2237-4876.2012v15n2p153Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 153-171Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 153-1712237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067/12086Esquinsani, Rosimar Serena SiqueiraEsquinsani, Valdocir Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13067Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
title A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
spellingShingle A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Língua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.
title_short A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
title_full A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
title_fullStr A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
title_full_unstemmed A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
title_sort A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
author Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_facet Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Esquinsani, Valdocir Antonio
author_role author
author2 Esquinsani, Valdocir Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Esquinsani, Valdocir Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.
topic Língua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.
description Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional.  Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto.   Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011.  O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados.  O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários?  Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067
10.5433/2237-4876.2012v15n2p153
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2012v15n2p153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067/12086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEL
publisher.none.fl_str_mv EDUEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 153-171
Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 153-171
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1750315343996256256