A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067 |
Resumo: | Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional. Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto. Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011. O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados. O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários? Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos. |
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A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídiaLíngua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional. Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto. Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011. O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados. O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários? Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.EDUEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1306710.5433/2237-4876.2012v15n2p153Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 153-171Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 153-1712237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067/12086Esquinsani, Rosimar Serena SiqueiraEsquinsani, Valdocir Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13067Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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