Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Terezinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9409
Resumo: Com base no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART: 1999; 2003), as condutas humanas são mediadas e organizadas pela linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é uma forma de ação, que se realiza no discurso socialmente situado e partilhado, por meio dos gêneros textuais. Tendo como suporte teórico a noção de gênero (BAKHTIN, 2003), reinterpretada pelo viés teórico-metodológico de Bronckart (1999) e Dolz & Schneuwly (2004), que situam o gênero textual como objeto de ensino, o presente artigo apresenta uma discussão sobre as capacidades de linguagem envolvidas na produção textual em práticas de leitura, escrita e oralidade, e propõe um modelo de didatização para o desenvolvimento dessas capacidades, com foco em gêneros do argumentar.  
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