CARÁTER SOCIOCOGNITIVO-INTERACIONISTA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL: REINTERPRETAÇÃO DE UMA HISTÓRIA RIBEIRINHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Avany Aparecida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vegini, Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/915
Resumo: Este artigo aborda a tendência sociocognitivo-interacionista da Linguística Textual visando, a partir da exposição de postulações relacionadas à área, realçar, bem como difundir as contribuições desse enfoque para o trabalho com o texto nas aulas de língua materna. Para tanto, retoma-se o percurso dos estudos referentes à textualidade, com ênfase nas perspectivas recentes, de acordo com as quais o texto passa a ser considerado um processo de ação e interação, ao invés da antiga e, ainda, vigente concepção do texto produto. Procede-se, assim, a considerações sobre a relevância do processo social, cognitivo e linguístico para a análise de produções textuais, demonstrando-se, em seguida, esse olhar abrangente através da análise de uma história ribeirinha, reinterpretada por uma ex-moradora das margens do Rio Jacy-Paraná. Dessa abordagem, verifica-se a produtividade da tendência, ora posta, para o trabalho com o texto em sala de aula, levando-se em consideração a inalienável função da escola de formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Entendendo que essa formação depende da ampliação da(s) competência(s) comunicativa(s) com a(s) qual(is) os alunos ingressam no domínio escolar. Condição, essa, que pode ser favorecida, especialmente, nas aulas de língua materna, a partir da consideração das estratégias sociais, cognitivas e interacionais mobilizadas durante o processamento textual.
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