Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433 |
Resumo: | O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência. |
id |
UEL-3_8998aabb84a43bb4b6f568e7abcb65ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5433 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escolaLeituraLiteratura InfantilJornalismo EducacionalO artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência. UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de Conteúdoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/543310.5433/2237-4876.2010v13n2p59Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 59-79Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 59-792237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433/6965Almeida, Lígia Beatriz CarvalhoTonelli, MarceleBerti, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5433Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
title |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
spellingShingle |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola Almeida, Lígia Beatriz Carvalho Leitura Literatura Infantil Jornalismo Educacional |
title_short |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
title_full |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
title_fullStr |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
title_full_unstemmed |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
title_sort |
Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola |
author |
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho |
author_facet |
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho Tonelli, Marcele Berti, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Tonelli, Marcele Berti, Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho Tonelli, Marcele Berti, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura Infantil Jornalismo Educacional |
topic |
Leitura Literatura Infantil Jornalismo Educacional |
description |
O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433 10.5433/2237-4876.2010v13n2p59 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2010v13n2p59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433/6965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 59-79 Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 59-79 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962437214208 |