Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tonelli, Marcele, Berti, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433
Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência. 
id UEL-3_8998aabb84a43bb4b6f568e7abcb65ff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5433
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escolaLeituraLiteratura InfantilJornalismo EducacionalO artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência. UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de Conteúdoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/543310.5433/2237-4876.2010v13n2p59Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 59-79Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 59-792237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433/6965Almeida, Lígia Beatriz CarvalhoTonelli, MarceleBerti, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5433Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
title Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
spellingShingle Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
Leitura
Literatura Infantil
Jornalismo Educacional
title_short Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
title_full Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
title_fullStr Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
title_full_unstemmed Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
title_sort Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
author Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
author_facet Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
Tonelli, Marcele
Berti, Pedro
author_role author
author2 Tonelli, Marcele
Berti, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
Tonelli, Marcele
Berti, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura Infantil
Jornalismo Educacional
topic Leitura
Literatura Infantil
Jornalismo Educacional
description O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433
10.5433/2237-4876.2010v13n2p59
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2010v13n2p59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5433/6965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 59-79
Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 59-79
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962437214208