Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávio Veloso Santos, Kelly Rose
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Vieira, Fábia Magali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641
Resumo: Considerando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora.
id UEL-3_abb3eb48d749091cabdf397cf1f2bdfb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40641
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leituraLeitura. Engajamento. JogoEnsino e aprendizagemMétodos e técnicas de ensinoTecnologia educacionalConsiderando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora.UEL2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4064110.5433/2237-4876.2020v23n3p132Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 132-148Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 132-1482237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29825https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29826Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFlávio Veloso Santos, Kelly RoseSantos Vieira, Fábia Magali2022-11-16T18:21:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40641Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:01Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
title Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
spellingShingle Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
Flávio Veloso Santos, Kelly Rose
Leitura. Engajamento. Jogo
Ensino e aprendizagem
Métodos e técnicas de ensino
Tecnologia educacional
title_short Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
title_full Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
title_fullStr Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
title_full_unstemmed Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
title_sort Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
author Flávio Veloso Santos, Kelly Rose
author_facet Flávio Veloso Santos, Kelly Rose
Santos Vieira, Fábia Magali
author_role author
author2 Santos Vieira, Fábia Magali
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávio Veloso Santos, Kelly Rose
Santos Vieira, Fábia Magali
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Engajamento. Jogo
Ensino e aprendizagem
Métodos e técnicas de ensino
Tecnologia educacional
topic Leitura. Engajamento. Jogo
Ensino e aprendizagem
Métodos e técnicas de ensino
Tecnologia educacional
description Considerando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641
10.5433/2237-4876.2020v23n3p132
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2020v23n3p132
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29825
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 132-148
Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 132-148
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964306825216