Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641 |
Resumo: | Considerando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora. |
id |
UEL-3_abb3eb48d749091cabdf397cf1f2bdfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40641 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leituraLeitura. Engajamento. JogoEnsino e aprendizagemMétodos e técnicas de ensinoTecnologia educacionalConsiderando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora.UEL2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4064110.5433/2237-4876.2020v23n3p132Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 132-148Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 132-1482237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29825https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29826Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFlávio Veloso Santos, Kelly RoseSantos Vieira, Fábia Magali2022-11-16T18:21:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40641Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:01Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
title |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
spellingShingle |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura Flávio Veloso Santos, Kelly Rose Leitura. Engajamento. Jogo Ensino e aprendizagem Métodos e técnicas de ensino Tecnologia educacional |
title_short |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
title_full |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
title_fullStr |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
title_full_unstemmed |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
title_sort |
Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura |
author |
Flávio Veloso Santos, Kelly Rose |
author_facet |
Flávio Veloso Santos, Kelly Rose Santos Vieira, Fábia Magali |
author_role |
author |
author2 |
Santos Vieira, Fábia Magali |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávio Veloso Santos, Kelly Rose Santos Vieira, Fábia Magali |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Engajamento. Jogo Ensino e aprendizagem Métodos e técnicas de ensino Tecnologia educacional |
topic |
Leitura. Engajamento. Jogo Ensino e aprendizagem Métodos e técnicas de ensino Tecnologia educacional |
description |
Considerando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641 10.5433/2237-4876.2020v23n3p132 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n3p132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29825 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641/29826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 132-148 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 132-148 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964306825216 |