Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jotto Kawachi, Guilherme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hilsdorf Rocha, Claudia, Franco Maciel, Ruberval
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099
Resumo: Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de umvírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidosem diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguísticacontemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauraçãoforçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como umespaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticassensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos delese levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir opotencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fimde favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflitoinerentes ao trabalho com a criticidade.
id UEL-3_b04e8692e0d9936ab0165b4740094a5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46099
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the universityLetramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea:: reflexões sobre propostas educativas na universidadeeducação linguísticaafetoletramento críticoLinguística AplicadaEducação LinguísticaLanguage EducationAffectCritical LiteracyApplied LinguisticsLiguistic EducationOs desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de umvírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidosem diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguísticacontemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauraçãoforçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como umespaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticassensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos delese levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir opotencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fimde favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflitoinerentes ao trabalho com a criticidade.UEL2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4609910.5433/2237-4876.2022v25n2p36Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 25 No. 2 (2022): Critical Linguistic Education in Additional Languages; 36-52Signum: Estudos da Linguagem; v. 25 n. 2 (2022): Educação Linguística Crítica em Línguas Adicionais; 36-522237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48653https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48654Copyright (c) 2023 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJotto Kawachi, GuilhermeHilsdorf Rocha, ClaudiaFranco Maciel, Ruberval2023-05-30T16:14:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46099Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2023-05-30T16:14:12Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
Letramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea:: reflexões sobre propostas educativas na universidade
title Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
spellingShingle Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
Jotto Kawachi, Guilherme
educação linguística
afeto
letramento crítico
Linguística Aplicada
Educação Linguística
Language Education
Affect
Critical Literacy
Applied Linguistics
Liguistic Education
title_short Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
title_full Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
title_fullStr Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
title_full_unstemmed Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
title_sort Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
author Jotto Kawachi, Guilherme
author_facet Jotto Kawachi, Guilherme
Hilsdorf Rocha, Claudia
Franco Maciel, Ruberval
author_role author
author2 Hilsdorf Rocha, Claudia
Franco Maciel, Ruberval
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jotto Kawachi, Guilherme
Hilsdorf Rocha, Claudia
Franco Maciel, Ruberval
dc.subject.por.fl_str_mv educação linguística
afeto
letramento crítico
Linguística Aplicada
Educação Linguística
Language Education
Affect
Critical Literacy
Applied Linguistics
Liguistic Education
topic educação linguística
afeto
letramento crítico
Linguística Aplicada
Educação Linguística
Language Education
Affect
Critical Literacy
Applied Linguistics
Liguistic Education
description Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de umvírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidosem diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguísticacontemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauraçãoforçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como umespaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticassensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos delese levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir opotencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fimde favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflitoinerentes ao trabalho com a criticidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099
10.5433/2237-4876.2022v25n2p36
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2022v25n2p36
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48653
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 25 No. 2 (2022): Critical Linguistic Education in Additional Languages; 36-52
Signum: Estudos da Linguagem; v. 25 n. 2 (2022): Educação Linguística Crítica em Línguas Adicionais; 36-52
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964434751488