Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099 |
Resumo: | Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de umvírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidosem diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguísticacontemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauraçãoforçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como umespaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticassensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos delese levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir opotencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fimde favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflitoinerentes ao trabalho com a criticidade. |
id |
UEL-3_b04e8692e0d9936ab0165b4740094a5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46099 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the universityLetramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea:: reflexões sobre propostas educativas na universidadeeducação linguísticaafetoletramento críticoLinguística AplicadaEducação LinguísticaLanguage EducationAffectCritical LiteracyApplied LinguisticsLiguistic EducationOs desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de umvírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidosem diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguísticacontemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauraçãoforçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como umespaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticassensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos delese levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir opotencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fimde favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflitoinerentes ao trabalho com a criticidade.UEL2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4609910.5433/2237-4876.2022v25n2p36Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 25 No. 2 (2022): Critical Linguistic Education in Additional Languages; 36-52Signum: Estudos da Linguagem; v. 25 n. 2 (2022): Educação Linguística Crítica em Línguas Adicionais; 36-522237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48653https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48654Copyright (c) 2023 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJotto Kawachi, GuilhermeHilsdorf Rocha, ClaudiaFranco Maciel, Ruberval2023-05-30T16:14:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46099Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2023-05-30T16:14:12Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university Letramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea:: reflexões sobre propostas educativas na universidade |
title |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university |
spellingShingle |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university Jotto Kawachi, Guilherme educação linguística afeto letramento crítico Linguística Aplicada Educação Linguística Language Education Affect Critical Literacy Applied Linguistics Liguistic Education |
title_short |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university |
title_full |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university |
title_fullStr |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university |
title_full_unstemmed |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university |
title_sort |
Critical Literacy and Affect in Contemporary Language Education:: reflections on educational proposals at the university |
author |
Jotto Kawachi, Guilherme |
author_facet |
Jotto Kawachi, Guilherme Hilsdorf Rocha, Claudia Franco Maciel, Ruberval |
author_role |
author |
author2 |
Hilsdorf Rocha, Claudia Franco Maciel, Ruberval |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jotto Kawachi, Guilherme Hilsdorf Rocha, Claudia Franco Maciel, Ruberval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação linguística afeto letramento crítico Linguística Aplicada Educação Linguística Language Education Affect Critical Literacy Applied Linguistics Liguistic Education |
topic |
educação linguística afeto letramento crítico Linguística Aplicada Educação Linguística Language Education Affect Critical Literacy Applied Linguistics Liguistic Education |
description |
Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de umvírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidosem diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguísticacontemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauraçãoforçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como umespaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticassensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos delese levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir opotencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fimde favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflitoinerentes ao trabalho com a criticidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099 10.5433/2237-4876.2022v25n2p36 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2022v25n2p36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48653 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099/48654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 25 No. 2 (2022): Critical Linguistic Education in Additional Languages; 36-52 Signum: Estudos da Linguagem; v. 25 n. 2 (2022): Educação Linguística Crítica em Línguas Adicionais; 36-52 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964434751488 |