Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218
Resumo: Contextos de ensino são fundamentais para estabelecer relações entre teoria e prática de sala de aula. Uma das etapas desse processo consiste em ‘observar’ movimentos ocorridos nas escolas, ações realizadas pelos professores e atitudes e comportamentos dos alunos diante dos conteúdos trabalhados e as relações estabelecidas. Assim, propusemos a quatro alunos-mestres, após escolherem o contexto com que mais se identificavam e, posteriormente, desenvolveriam a regência, um momento de reflexão quanto ao papel e à importância da fase de observação. Neste artigo, refletimos sobre o lugar daquela etapa do estágio em língua inglesa, considerando os contextos eleitos: ensino de inglês para alunos da Educação Infantil e para alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais. Trechos dos discursos dos alunos-mestres em uma aula na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura Letras/Inglês de uma Universidade do Paraná, foram transcritos e analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, de que toda produção textual (escrita e/ou oral) se insere em um contexto sócio-histórico-cultural, que determina o contexto de produção do texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma atuação ainda inexplorada na prática de ensino dos cursos de Letras-Inglês, a observação prévia dos contextos foi essencial para tomadas de decisões mais conscientes por parte dos alunos-mestres.
id UEL-3_b07f1989bf38bc40cc2e14fdb4226ab0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23218
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestresPrática de ensino de inglêscontextos inexploradoslicenciatura Letras/Inglês.Línguas Estrangeiras ModernasContextos de ensino são fundamentais para estabelecer relações entre teoria e prática de sala de aula. Uma das etapas desse processo consiste em ‘observar’ movimentos ocorridos nas escolas, ações realizadas pelos professores e atitudes e comportamentos dos alunos diante dos conteúdos trabalhados e as relações estabelecidas. Assim, propusemos a quatro alunos-mestres, após escolherem o contexto com que mais se identificavam e, posteriormente, desenvolveriam a regência, um momento de reflexão quanto ao papel e à importância da fase de observação. Neste artigo, refletimos sobre o lugar daquela etapa do estágio em língua inglesa, considerando os contextos eleitos: ensino de inglês para alunos da Educação Infantil e para alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais. Trechos dos discursos dos alunos-mestres em uma aula na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura Letras/Inglês de uma Universidade do Paraná, foram transcritos e analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, de que toda produção textual (escrita e/ou oral) se insere em um contexto sócio-histórico-cultural, que determina o contexto de produção do texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma atuação ainda inexplorada na prática de ensino dos cursos de Letras-Inglês, a observação prévia dos contextos foi essencial para tomadas de decisões mais conscientes por parte dos alunos-mestres.UEL2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2321810.5433/2237-4876.2016v19n2p35Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 19 No. 2 (2016): Volume Atemático; 35-65Signum: Estudos da Linguagem; v. 19 n. 2 (2016): Volume Atemático; 35-652237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218/20170Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessTonelli, Juliana Reichert Assunção2022-11-16T18:12:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23218Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:12:19Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
title Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
spellingShingle Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Prática de ensino de inglês
contextos inexplorados
licenciatura Letras/Inglês.
Línguas Estrangeiras Modernas
title_short Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
title_full Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
title_fullStr Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
title_full_unstemmed Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
title_sort Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
author Tonelli, Juliana Reichert Assunção
author_facet Tonelli, Juliana Reichert Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonelli, Juliana Reichert Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino de inglês
contextos inexplorados
licenciatura Letras/Inglês.
Línguas Estrangeiras Modernas
topic Prática de ensino de inglês
contextos inexplorados
licenciatura Letras/Inglês.
Línguas Estrangeiras Modernas
description Contextos de ensino são fundamentais para estabelecer relações entre teoria e prática de sala de aula. Uma das etapas desse processo consiste em ‘observar’ movimentos ocorridos nas escolas, ações realizadas pelos professores e atitudes e comportamentos dos alunos diante dos conteúdos trabalhados e as relações estabelecidas. Assim, propusemos a quatro alunos-mestres, após escolherem o contexto com que mais se identificavam e, posteriormente, desenvolveriam a regência, um momento de reflexão quanto ao papel e à importância da fase de observação. Neste artigo, refletimos sobre o lugar daquela etapa do estágio em língua inglesa, considerando os contextos eleitos: ensino de inglês para alunos da Educação Infantil e para alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais. Trechos dos discursos dos alunos-mestres em uma aula na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura Letras/Inglês de uma Universidade do Paraná, foram transcritos e analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, de que toda produção textual (escrita e/ou oral) se insere em um contexto sócio-histórico-cultural, que determina o contexto de produção do texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma atuação ainda inexplorada na prática de ensino dos cursos de Letras-Inglês, a observação prévia dos contextos foi essencial para tomadas de decisões mais conscientes por parte dos alunos-mestres.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218
10.5433/2237-4876.2016v19n2p35
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2016v19n2p35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218/20170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 19 No. 2 (2016): Volume Atemático; 35-65
Signum: Estudos da Linguagem; v. 19 n. 2 (2016): Volume Atemático; 35-65
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963473207296