Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestres
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218 |
Resumo: | Contextos de ensino são fundamentais para estabelecer relações entre teoria e prática de sala de aula. Uma das etapas desse processo consiste em ‘observar’ movimentos ocorridos nas escolas, ações realizadas pelos professores e atitudes e comportamentos dos alunos diante dos conteúdos trabalhados e as relações estabelecidas. Assim, propusemos a quatro alunos-mestres, após escolherem o contexto com que mais se identificavam e, posteriormente, desenvolveriam a regência, um momento de reflexão quanto ao papel e à importância da fase de observação. Neste artigo, refletimos sobre o lugar daquela etapa do estágio em língua inglesa, considerando os contextos eleitos: ensino de inglês para alunos da Educação Infantil e para alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais. Trechos dos discursos dos alunos-mestres em uma aula na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura Letras/Inglês de uma Universidade do Paraná, foram transcritos e analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, de que toda produção textual (escrita e/ou oral) se insere em um contexto sócio-histórico-cultural, que determina o contexto de produção do texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma atuação ainda inexplorada na prática de ensino dos cursos de Letras-Inglês, a observação prévia dos contextos foi essencial para tomadas de decisões mais conscientes por parte dos alunos-mestres. |
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Contextos (in)explorados no estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras/Inglês: O lugar da observação de aulas nos dizeres de alunos-mestresPrática de ensino de inglêscontextos inexploradoslicenciatura Letras/Inglês.Línguas Estrangeiras ModernasContextos de ensino são fundamentais para estabelecer relações entre teoria e prática de sala de aula. Uma das etapas desse processo consiste em ‘observar’ movimentos ocorridos nas escolas, ações realizadas pelos professores e atitudes e comportamentos dos alunos diante dos conteúdos trabalhados e as relações estabelecidas. Assim, propusemos a quatro alunos-mestres, após escolherem o contexto com que mais se identificavam e, posteriormente, desenvolveriam a regência, um momento de reflexão quanto ao papel e à importância da fase de observação. Neste artigo, refletimos sobre o lugar daquela etapa do estágio em língua inglesa, considerando os contextos eleitos: ensino de inglês para alunos da Educação Infantil e para alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais. Trechos dos discursos dos alunos-mestres em uma aula na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de licenciatura Letras/Inglês de uma Universidade do Paraná, foram transcritos e analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, de que toda produção textual (escrita e/ou oral) se insere em um contexto sócio-histórico-cultural, que determina o contexto de produção do texto e sua utilização pelos leitores/ouvintes. Por se tratar de uma atuação ainda inexplorada na prática de ensino dos cursos de Letras-Inglês, a observação prévia dos contextos foi essencial para tomadas de decisões mais conscientes por parte dos alunos-mestres.UEL2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2321810.5433/2237-4876.2016v19n2p35Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 19 No. 2 (2016): Volume Atemático; 35-65Signum: Estudos da Linguagem; v. 19 n. 2 (2016): Volume Atemático; 35-652237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23218/20170Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessTonelli, Juliana Reichert Assunção2022-11-16T18:12:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23218Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:12:19Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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