Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sheila Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Zamariam, Franciela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40746
Resumo: Este trabalho discute o uso do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) como alternativa metodológica no ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica. Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual. Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo e o leitor deve ser considerado em sua totalidade; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (2004) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê. Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2000) e Caillois (1990). Esse percurso proporcionou-nos valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia, no ensino da leitura, atenta às necessidades dos “leitores reais” (JOUVE, 2002), oriundos, muitas vezes, de espaços sociais alheios aos círculos literários.
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