Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamariam, Franciela Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16450
Resumo: Resumo: Este trabalho discute o uso do RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica, ao mesmo tempo em que busca compreender, através do jogo, o processo desse tipo de leitura em curso, partindo da premissa de que a leitura do texto literário pode ser comparada a essa atividade lúdica Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, e do debate sobre o jogo, em um grupo focal, com os “jogadores”, alunos do primeiro ano do Ensino Médio Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (22), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo; em Colomer (29), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (24) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2) e Caillois (199) Esse percurso proporcionou valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia adequada no ensino da leitura, quebrando paradigmas de senso comum no meio escolar, que mantêm a crença da ausência de leitura discente ou ainda da culpabilização exclusiva de fatores externos à escola pelo fato Com esta pesquisa, pretende-se uma aproximação entre as teorias desenvolvidas na academia e a prática docente na Educação Básica, visando a melhorias no processo de ensino e aprendizagem da leitura nas aulas de língua portuguesa
id UEL_1d8e72bfc4d6ca7ff258c2bcb4e4b4d0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16450
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPGLiteraturaEstudo e ensinoLeituraLeitoresFormaçãoStudy and teachingReadingLiterature - Study and teachingResumo: Este trabalho discute o uso do RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica, ao mesmo tempo em que busca compreender, através do jogo, o processo desse tipo de leitura em curso, partindo da premissa de que a leitura do texto literário pode ser comparada a essa atividade lúdica Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, e do debate sobre o jogo, em um grupo focal, com os “jogadores”, alunos do primeiro ano do Ensino Médio Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (22), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo; em Colomer (29), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (24) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2) e Caillois (199) Esse percurso proporcionou valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia adequada no ensino da leitura, quebrando paradigmas de senso comum no meio escolar, que mantêm a crença da ausência de leitura discente ou ainda da culpabilização exclusiva de fatores externos à escola pelo fato Com esta pesquisa, pretende-se uma aproximação entre as teorias desenvolvidas na academia e a prática docente na Educação Básica, visando a melhorias no processo de ensino e aprendizagem da leitura nas aulas de língua portuguesaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This work discusses the use of RPG (Role Playing Game) as a methodological alternative for the teaching of literary reading in the final years of Basic Education, at the same time seeks to understand, through such playful activity, the process of this type of reading in progress, starting from the premise of that reading the literary text can be compared to the game For this purpose, it uses the RPG developed by the researcher from The fortune teller, by Machado de Assis, and the debate about the game, in a focus group, with the "players", students of the first grade of a Government High School, in the city of Londrina It is mainly based on the discussions of Jouve (22), for whom literary reading resembles a game; in Colomer (29), which emphasizes the value of shared reading in the reader's formation; and in the ideas proposed by Barthes (24) that the reader, besides a complex entity, is a character of the works that he reads However, the concepts related to the game are mainly supported by Huizinga (2) and Caillois (199) This trajectory provided valuable reflections on how literature is being treated at school and on the importance of an adequate methodology in reading teaching, breaking down common sense paradigms in the school environment, which maintains the belief in the absence of student reading or even of exclusive blame factors external to the school With this research, it is intended an approximation between the theories developed in the academy and the teaching practice in Basic Education, aiming at improvements in the teaching and learning process of reading in the Portuguese language classesLima, Sheila Oliveira [Orientador]Belintane, ClaudemirLimoli, LoredanaZamariam, Franciela Silva2024-05-01T15:08:28Z2024-05-01T15:08:28Z2018.002018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16450porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
title Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
spellingShingle Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
Zamariam, Franciela Silva
Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Leitores
Formação
Study and teaching
Reading
Literature - Study and teaching
title_short Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
title_full Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
title_fullStr Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
title_full_unstemmed Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
title_sort Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
author Zamariam, Franciela Silva
author_facet Zamariam, Franciela Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sheila Oliveira [Orientador]
Belintane, Claudemir
Limoli, Loredana
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamariam, Franciela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Leitores
Formação
Study and teaching
Reading
Literature - Study and teaching
topic Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Leitores
Formação
Study and teaching
Reading
Literature - Study and teaching
description Resumo: Este trabalho discute o uso do RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica, ao mesmo tempo em que busca compreender, através do jogo, o processo desse tipo de leitura em curso, partindo da premissa de que a leitura do texto literário pode ser comparada a essa atividade lúdica Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, e do debate sobre o jogo, em um grupo focal, com os “jogadores”, alunos do primeiro ano do Ensino Médio Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (22), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo; em Colomer (29), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (24) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2) e Caillois (199) Esse percurso proporcionou valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia adequada no ensino da leitura, quebrando paradigmas de senso comum no meio escolar, que mantêm a crença da ausência de leitura discente ou ainda da culpabilização exclusiva de fatores externos à escola pelo fato Com esta pesquisa, pretende-se uma aproximação entre as teorias desenvolvidas na academia e a prática docente na Educação Básica, visando a melhorias no processo de ensino e aprendizagem da leitura nas aulas de língua portuguesa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2018
2024-05-01T15:08:28Z
2024-05-01T15:08:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16450
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823313740955648