Efeitos de sentidos no microdiscurso de jingles políticos
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13036 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo dos jingles de sujeitos candidatos a governador do Estado do Paraná, nas eleições de 2010. Para subsidiar esta análise, recorre-se a leituras e a conceitos desenvolvidos no interior da Análise do Discurso e da Teoria da Comunicação. Para a Análise do Discurso, o sentido não está no texto, mas na relação que este mantém com quem o produz, com quem o lê, com outros textos e com outros discursos possíveis. Dessa forma questiona-se como o interdiscurso sustenta a construção da imagem (ethos) dos sujeitos candidatos, mostrando os efeitos de sentidos produzidos pelos jingles. Das análises dos seis jingles dos dois candidatos mais bem votados nas eleições ao governo paranaense, verificou-se que os jingles constroem um ethos positivo para os candidatos construído por efeitos de sentidos específicos decorrentes das condições de produção desse momento sócio-histórico e dessa campanha política. Os dois candidatos se confrontaram basicamente pelos ethé de identificação entre um candidato continuísta e um inovador. Todavia a temática em si não é inovadora e parte de imaginários tradicionais. Portanto, percebe-se nos jingles a projeção do eleitor-alvo do candidato em sua busca pelo voto. |
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Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo dos jingles de sujeitos candidatos a governador do Estado do Paraná, nas eleições de 2010. Para subsidiar esta análise, recorre-se a leituras e a conceitos desenvolvidos no interior da Análise do Discurso e da Teoria da Comunicação. Para a Análise do Discurso, o sentido não está no texto, mas na relação que este mantém com quem o produz, com quem o lê, com outros textos e com outros discursos possíveis. Dessa forma questiona-se como o interdiscurso sustenta a construção da imagem (ethos) dos sujeitos candidatos, mostrando os efeitos de sentidos produzidos pelos jingles. Das análises dos seis jingles dos dois candidatos mais bem votados nas eleições ao governo paranaense, verificou-se que os jingles constroem um ethos positivo para os candidatos construído por efeitos de sentidos específicos decorrentes das condições de produção desse momento sócio-histórico e dessa campanha política. Os dois candidatos se confrontaram basicamente pelos ethé de identificação entre um candidato continuísta e um inovador. Todavia a temática em si não é inovadora e parte de imaginários tradicionais. Portanto, percebe-se nos jingles a projeção do eleitor-alvo do candidato em sua busca pelo voto. |
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