Anotações sobre leitura, letramento e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407 |
Resumo: | : Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores. |
id |
UEL-3_d4d566172b3bde442ac1b7c1069d2f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18407 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Anotações sobre leitura, letramento e ensinoAnotações sobre leitura, letramento e ensinoPosições teóricas sobre a leituraConcepções de sujeitotexto e linguagemLetramento e ensino.Posições teóricas sobre a leituraConcepções de sujeitotexto e linguagemLetramento e ensino.: Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.UEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1840710.5433/2237-4876.2015v18n2p70Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 70-91Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 70-912237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407/17761http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Lúcia de CamposAlmeida, Paulo Roberto2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18407Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
title |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
spellingShingle |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino Almeida, Ana Lúcia de Campos Posições teóricas sobre a leitura Concepções de sujeito texto e linguagem Letramento e ensino. Posições teóricas sobre a leitura Concepções de sujeito texto e linguagem Letramento e ensino. |
title_short |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
title_full |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
title_fullStr |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
title_full_unstemmed |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
title_sort |
Anotações sobre leitura, letramento e ensino |
author |
Almeida, Ana Lúcia de Campos |
author_facet |
Almeida, Ana Lúcia de Campos Almeida, Paulo Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Paulo Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Lúcia de Campos Almeida, Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posições teóricas sobre a leitura Concepções de sujeito texto e linguagem Letramento e ensino. Posições teóricas sobre a leitura Concepções de sujeito texto e linguagem Letramento e ensino. |
topic |
Posições teóricas sobre a leitura Concepções de sujeito texto e linguagem Letramento e ensino. Posições teóricas sobre a leitura Concepções de sujeito texto e linguagem Letramento e ensino. |
description |
: Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407 10.5433/2237-4876.2015v18n2p70 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2015v18n2p70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407/17761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 70-91 Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 70-91 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305963371495424 |