Anotações sobre leitura, letramento e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Lúcia de Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407
Resumo: : Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.
id UEL-3_d4d566172b3bde442ac1b7c1069d2f9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18407
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Anotações sobre leitura, letramento e ensinoAnotações sobre leitura, letramento e ensinoPosições teóricas sobre a leituraConcepções de sujeitotexto e linguagemLetramento e ensino.Posições teóricas sobre a leituraConcepções de sujeitotexto e linguagemLetramento e ensino.: Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.UEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1840710.5433/2237-4876.2015v18n2p70Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 70-91Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 70-912237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407/17761http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Lúcia de CamposAlmeida, Paulo Roberto2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18407Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Anotações sobre leitura, letramento e ensino
Anotações sobre leitura, letramento e ensino
title Anotações sobre leitura, letramento e ensino
spellingShingle Anotações sobre leitura, letramento e ensino
Almeida, Ana Lúcia de Campos
Posições teóricas sobre a leitura
Concepções de sujeito
texto e linguagem
Letramento e ensino.
Posições teóricas sobre a leitura
Concepções de sujeito
texto e linguagem
Letramento e ensino.
title_short Anotações sobre leitura, letramento e ensino
title_full Anotações sobre leitura, letramento e ensino
title_fullStr Anotações sobre leitura, letramento e ensino
title_full_unstemmed Anotações sobre leitura, letramento e ensino
title_sort Anotações sobre leitura, letramento e ensino
author Almeida, Ana Lúcia de Campos
author_facet Almeida, Ana Lúcia de Campos
Almeida, Paulo Roberto
author_role author
author2 Almeida, Paulo Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Lúcia de Campos
Almeida, Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Posições teóricas sobre a leitura
Concepções de sujeito
texto e linguagem
Letramento e ensino.
Posições teóricas sobre a leitura
Concepções de sujeito
texto e linguagem
Letramento e ensino.
topic Posições teóricas sobre a leitura
Concepções de sujeito
texto e linguagem
Letramento e ensino.
Posições teóricas sobre a leitura
Concepções de sujeito
texto e linguagem
Letramento e ensino.
description : Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407
10.5433/2237-4876.2015v18n2p70
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2015v18n2p70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407/17761
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 70-91
Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 70-91
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963371495424