As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140 |
Resumo: | Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006). |
id |
UFC-7_f02fde395e6c3078bfec3087ccd52cf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54140 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFCConcepções de leituraLiteraturaLetramentoEste artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006).Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-18T22:26:22Z2020-09-18T22:26:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140Torres, Gleicyane Feitosa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:26:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:58.858807Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
title |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
spellingShingle |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC Torres, Gleicyane Feitosa Gomes Concepções de leitura Literatura Letramento |
title_short |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
title_full |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
title_fullStr |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
title_full_unstemmed |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
title_sort |
As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC |
author |
Torres, Gleicyane Feitosa Gomes |
author_facet |
Torres, Gleicyane Feitosa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Gleicyane Feitosa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de leitura Literatura Letramento |
topic |
Concepções de leitura Literatura Letramento |
description |
Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-09-18T22:26:22Z 2020-09-18T22:26:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140 |
identifier_str_mv |
TORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015. 2318-0099 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028950881861632 |