As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Gleicyane Feitosa Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140
Resumo: Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006).
id UFC-7_f02fde395e6c3078bfec3087ccd52cf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54140
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFCConcepções de leituraLiteraturaLetramentoEste artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006).Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-18T22:26:22Z2020-09-18T22:26:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140Torres, Gleicyane Feitosa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:26:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:58.858807Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
title As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
spellingShingle As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
Torres, Gleicyane Feitosa Gomes
Concepções de leitura
Literatura
Letramento
title_short As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
title_full As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
title_fullStr As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
title_full_unstemmed As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
title_sort As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
author Torres, Gleicyane Feitosa Gomes
author_facet Torres, Gleicyane Feitosa Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Gleicyane Feitosa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de leitura
Literatura
Letramento
topic Concepções de leitura
Literatura
Letramento
description Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-09-18T22:26:22Z
2020-09-18T22:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140
identifier_str_mv TORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028950881861632