The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8381 |
Resumo: | Este artigo retoma parte das discussões encetadas em “E o professor de língua portuguesa sai da faculdade e cai na escola: estará apto a conduzir atividades de leitura e produção textual?” (Dalvi, 2009), originalmente apresentado durante o 17º Congresso de Leitura, na Unicamp. Naquele trabalho discutiu-se o perfil do estudante finalista da licenciatura plena em Letras-Português na Ufes. Neste artigo, cerca de dois anos depois, propõe-se uma apresentação sumária do trabalho de então e acrescentam-se dados coletados em questionários aplicados aos estudantes calouros do mesmo curso no semestre de 2011/1. Como conclusão, procura-se provocar alguns discursos cristalizados em torno do tema. |
id |
UEL-3_d6f85905d6cfe21919c5663af0a31631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8381 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito SantoO perfil de professor que ingressa e que se forma no curso de Letras-Português na Universidade Federal do Espírito SantoTeacher formationPortuguese TeachingReading and Literature TeachingFormação de ProfessoresLetrasEste artigo retoma parte das discussões encetadas em “E o professor de língua portuguesa sai da faculdade e cai na escola: estará apto a conduzir atividades de leitura e produção textual?” (Dalvi, 2009), originalmente apresentado durante o 17º Congresso de Leitura, na Unicamp. Naquele trabalho discutiu-se o perfil do estudante finalista da licenciatura plena em Letras-Português na Ufes. Neste artigo, cerca de dois anos depois, propõe-se uma apresentação sumária do trabalho de então e acrescentam-se dados coletados em questionários aplicados aos estudantes calouros do mesmo curso no semestre de 2011/1. Como conclusão, procura-se provocar alguns discursos cristalizados em torno do tema.Este artigo retoma parte das discussões encetadas em “E o professor de língua portuguesa sai da faculdade e cai na escola: estará apto a conduzir atividades de leitura e produção textual?” (Dalvi, 2009), originalmente apresentado durante o 17º Congresso de Leitura, na Unicamp. Naquele trabalho discutiu-se o perfil do estudante finalista da licenciatura plena em Letras-Português na Ufes. Neste artigo, cerca de dois anos depois, propõe-se uma apresentação sumária do trabalho de então e acrescentam-se dados coletados em questionários aplicados aos estudantes calouros do mesmo curso no semestre de 2011/1. Como conclusão, procura-se provocar alguns discursos cristalizados em torno do tema.UEL2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAplicação de questionáriosapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/838110.5433/2237-4876.2011v14n1p173Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 173-193Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 173-1932237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8381/pdfDalvi, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8381Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:48Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo O perfil de professor que ingressa e que se forma no curso de Letras-Português na Universidade Federal do Espírito Santo |
title |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo |
spellingShingle |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo Dalvi, Maria Amélia Teacher formation Portuguese Teaching Reading and Literature Teaching Formação de Professores Letras |
title_short |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo |
title_full |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo |
title_fullStr |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo |
title_full_unstemmed |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo |
title_sort |
The portuguese teacher profile that starts and graduates from letras-português course at Universidade Federal do Espírito Santo |
author |
Dalvi, Maria Amélia |
author_facet |
Dalvi, Maria Amélia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalvi, Maria Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher formation Portuguese Teaching Reading and Literature Teaching Formação de Professores Letras |
topic |
Teacher formation Portuguese Teaching Reading and Literature Teaching Formação de Professores Letras |
description |
Este artigo retoma parte das discussões encetadas em “E o professor de língua portuguesa sai da faculdade e cai na escola: estará apto a conduzir atividades de leitura e produção textual?” (Dalvi, 2009), originalmente apresentado durante o 17º Congresso de Leitura, na Unicamp. Naquele trabalho discutiu-se o perfil do estudante finalista da licenciatura plena em Letras-Português na Ufes. Neste artigo, cerca de dois anos depois, propõe-se uma apresentação sumária do trabalho de então e acrescentam-se dados coletados em questionários aplicados aos estudantes calouros do mesmo curso no semestre de 2011/1. Como conclusão, procura-se provocar alguns discursos cristalizados em torno do tema. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Aplicação de questionários |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8381 10.5433/2237-4876.2011v14n1p173 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8381 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2011v14n1p173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8381/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 173-193 Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 173-193 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962477060096 |